Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Karla Calasans de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6863
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.
id UNB_91467e7fa1ca62d1f18e5766caa3f44b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6863
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)Literatura espanholaCervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616Dom Quixote (Personagem fictício)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.O sujeito de estudo desta cantata é Dulcinea Del Toboso, a Dama sem-par criada por Dom Quixote na narrativa intitulada O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, escrita por Miguel de Cervantes Saavedra nos anos de 1605 (Livro primeiro) e 1615 (Livro segundo). A investigação dá-se a partir de dois princípios: o silêncio e o feminino em Dulcinea, que são cantados em diferentes melodias “Nos En(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso- uma cantata cênica”. Ademais, a pesquisa ganha corpo a partir do jogo com a palavra canto, da qual derivam en(tre)cantos, recantos, encantada, decantada, cantada e cantata, que acabam constituindo os títulos de cada ária desta manifestação musical e textual dedicada à Dulcinea.Na ária de n°I, a Dama é cantada nos recônditos recantos de alguns estudiosos e pesquisadores de Dom Quixote. Na ária de n° II, ela é encantada pelos discursos de Dom Quixote, Sancho Pança e Duquesa. Na ária de n° III, Dulcinea passa a ser decantada por questões políticas, históricas, sociais e ideológicas da Idade Média. Na ária de n° IV, enquanto canto, a Dama é vista como o silêncio de uma música cantada em parceria com Dom Quixote, e juntos criam uma melodia arquetípica que ecoa ao longo de toda a trajetória da alma humana – a conjunção entre o masculino e o feminino. E por fim, em anexo, Dulcinea em cantata, a criação de uma performance cênica e paródica elaborada para cantar os recantos e os encantos, decantados e cantados ao longo desta cantata. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe study subject of this cantata is Dulcinea del Toboso, the peerless Lady created by Don Quixote in the narrative called The Ingenious Gentleman Don Quixote de la Mancha, written by Miguel de Cervantes Saavedra in the years 1605 (first book) and 1615 (second book). The research is based on two principles: the concepts of “silence” and “female” extracted from the Dulcinea character. These principles are sung in different melodies of a scenic cantata (“Nos En(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso- uma cantata cênica”). The research develops using the multiple meanings of the Portuguese word “canto”. The ideas of “songs”, “nooks”, “enchanted”, “decanted” and “cantata” are derived from the word “canto”. These ideas are used to create the titles of each aria of this musical and textual work dedicated to Dulcinea. In the first aria, the Lady is “sung” through the perspective of the innermost recesses of some scholars and researchers of Don Quixote. In the second aria, she is “enchanted” by the speeches of Don Quixote, Sancho Panza and the Duchess. In the third aria, Dulcinea is “decanted” from the Middle Age point of view of political, historical, social and ideological issues. In the fourth aria the Lady is represented as the silence of a song sung in partnership with Don Quixote. These two characters create an archetypal melody that echoes throughout the history of the human soul - the conjunction of “male” and “female” concepts. Finally, Dulcinea in the cantata, the creation of a theatrical performance, a parody, singing the nooks and charms decanted and sung along this cantata.Gomes, André LuísMello, Karla Calasans de2011-02-12T00:12:45Z2011-02-12T00:12:45Z2011-02-122010-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELLO, Karla Calasans de. Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso: (uma cantata cênica). 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6863info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/6863Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
title Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
spellingShingle Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
Mello, Karla Calasans de
Literatura espanhola
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616
Dom Quixote (Personagem fictício)
title_short Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
title_full Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
title_fullStr Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
title_full_unstemmed Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
title_sort Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso : (uma cantata cênica)
author Mello, Karla Calasans de
author_facet Mello, Karla Calasans de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, André Luís
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Karla Calasans de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura espanhola
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616
Dom Quixote (Personagem fictício)
topic Literatura espanhola
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616
Dom Quixote (Personagem fictício)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-28
2011-02-12T00:12:45Z
2011-02-12T00:12:45Z
2011-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Karla Calasans de. Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso: (uma cantata cênica). 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6863
identifier_str_mv MELLO, Karla Calasans de. Nos en(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso: (uma cantata cênica). 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878819065856