A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tayanne da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38328
Resumo: Esta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolasclasse oportunizam às crianças atividades complementares de caráter esportivo, recreativo e artístico. Além disso, essa instituição apresenta elementos arquitetônicos, históricos e filosóficos edificados com pessoalidade arrojada, sugerindo uma intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo para com a infância. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica, fundamentada em aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como um campo de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em uma turma de 15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações foram produzidas por meio de observação participante, produção de desenhos e conversas com as crianças, além de imagens fotográficas. No decorrer do estudo foram evidenciados processos de educação do corpo, marcados pelo controle gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos disciplinares condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social. Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos momentos, especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas aulas de teatro e de desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo, nessa escola-parque, remete à composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis aos propósitos aos quais são submetidos.
id UNB_932c51d8a6695b4542e1bac66406e58e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38328
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de BrasíliaEducação físicaEscolas Parque - Brasília (DF)Educação do corpoInfânciaEsta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolasclasse oportunizam às crianças atividades complementares de caráter esportivo, recreativo e artístico. Além disso, essa instituição apresenta elementos arquitetônicos, históricos e filosóficos edificados com pessoalidade arrojada, sugerindo uma intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo para com a infância. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica, fundamentada em aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como um campo de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em uma turma de 15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações foram produzidas por meio de observação participante, produção de desenhos e conversas com as crianças, além de imagens fotográficas. No decorrer do estudo foram evidenciados processos de educação do corpo, marcados pelo controle gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos disciplinares condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social. Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos momentos, especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas aulas de teatro e de desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo, nessa escola-parque, remete à composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis aos propósitos aos quais são submetidos.This study aims to understand the children`s body educationin various times and spaces of 210/211 south park school, in Brasilia-DF. The park schools set up reference that occupied a prominent place in Brasilia Schools Building Plan, and in partnership with elementary school provide children with complementary sports, recreational and artistic activities. Besides, this institution has architectural, historical and philosophical elements built with bold personality, suggesting an intentionality of body education and enthusiasm for childhood. It is a qualitative research of theoretical and methodological nature, based on aspects of ethnography and childhood studies that present themselves as a field of knowledge composed of several theoretical, methodological and analytical references. The fieldwork was carried out between march and September 2018, in a class of 15 children, most aged 8 to 9 years. The information was produced through participant observation, production of drawings and conversations with children, besides photographic images. During the study, processes of body education were evidence, marked by the gradual control of bodily manifestations, through disciplinary precepts consistent with the institutional norms and social norms. However, children`s, playful and bodily cultures were forged at various times, especially in physical education classes, recess time and in drama and drawing classes. In this sense we conclude that body education, in this Park School, refers to the composition of various types of bodies, adjustable to the purposes to which they are subjected.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWiggers, Ingrid DittrichFreitas, Tayanne da Costa2020-06-29T11:41:57Z2020-06-29T11:41:57Z2020-06-292020-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFREITAS, Tayanne da Costa. A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília. 2020. 240 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38328A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:11:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/38328Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:11:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
title A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
spellingShingle A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
Freitas, Tayanne da Costa
Educação física
Escolas Parque - Brasília (DF)
Educação do corpo
Infância
title_short A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
title_full A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
title_fullStr A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
title_full_unstemmed A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
title_sort A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
author Freitas, Tayanne da Costa
author_facet Freitas, Tayanne da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiggers, Ingrid Dittrich
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tayanne da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escolas Parque - Brasília (DF)
Educação do corpo
Infância
topic Educação física
Escolas Parque - Brasília (DF)
Educação do corpo
Infância
description Esta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolasclasse oportunizam às crianças atividades complementares de caráter esportivo, recreativo e artístico. Além disso, essa instituição apresenta elementos arquitetônicos, históricos e filosóficos edificados com pessoalidade arrojada, sugerindo uma intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo para com a infância. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica, fundamentada em aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como um campo de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em uma turma de 15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações foram produzidas por meio de observação participante, produção de desenhos e conversas com as crianças, além de imagens fotográficas. No decorrer do estudo foram evidenciados processos de educação do corpo, marcados pelo controle gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos disciplinares condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social. Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos momentos, especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas aulas de teatro e de desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo, nessa escola-parque, remete à composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis aos propósitos aos quais são submetidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29T11:41:57Z
2020-06-29T11:41:57Z
2020-06-29
2020-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Tayanne da Costa. A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília. 2020. 240 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38328
identifier_str_mv FREITAS, Tayanne da Costa. A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília. 2020. 240 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580851084230656