Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yannoulas, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Assis, Samuel Gabriel, Ferreira, Kaline Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005
Resumo: O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza". __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_93ac470bce654aeb91621952f8fd42ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20710
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definiçãoEducation and poverty : thresholds of a field in (re)definitionEducación y pobreza : umbrales de un campo en (re)definiciónEducaçãoPobrezaGêneroClasses sociaisO artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza". __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article discusses the contemporary Brazilian academic production on the relation between formal education and poverty, using three sources: the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD), the Scientific Eletronic Library OnLine (SciELO) and the Google Scholar. Data on authors were also analyzed using Lattes Platform and the Research Group Directory of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq). The research objectives were: a) to provide a survey (location and systematization) of the scientific production of social sciences and humanities on the relationship between poverty and formal education; b) to establish a typology (comparison and differentiation) of the forms such relation has in the views of researchers and research subjects, and c) to examine the issues of gender, race and social class (identification and consideration) involved in the relation between poverty and formal education in such scientific production. Results have shown that there is an increasing interest in the relation between formal education and poverty, with higher concentration of publications in the fields of Education, Economics, Health and Social Work. The registration frequency of a given author or group was low, indicating a strong turnover of the people interested in the theme. The most discussed subjects were "school allowance, family allowance or other income transfer programs", and also "social exclusion and social inequality". There were 13 different ways of relating education and poverty, and the most present was "Education as a condition of change in poverty situation". __________________________________________________________________________________________________ RESUMENEl artículo discute la producción académica contemporánea brasileña sobre la relación entre educación formal y situación de pobreza, a partir de la búsqueda realizada en tres fuentes de datos: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Eletronic Library OnLine (SciELO) y Google Académico. También se han analizado datos sobre los autores de dicha producción, obtenidos vía Plataforma Lattes y Directorio de Grupos de Investigación del Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Los objetivos de la investigación son: a) propiciar la localización y sistematización de la producción científica elaborada en el contexto de las ciencias sociales y humanas sobre la relación entre pobreza y educación formal; b) establecer una tipología (comparación y diferenciación) sobre las maneras en que los investigadores e investigadoras interpretan esa relación; y c) analizar las cuestiones de género, raza y clase social (identificación y consideración) incluidas en dicha relación. Los resultados muestran que hay un interés creciente en la relación entre la educación formal y la situación de pobreza, con mayor concentración de publicaciones en áreas disciplinarias como Educación, Economía, Salud y Trabajo Social. La frecuencia con que el mismo autor o el mismo grupo de investigación fue encontrado es baja, indicando una alta rotación de interesados en la temática. Los asuntos más abordados fueron "beca escuela, beca familia u otro programa de transferencia de ingresos", y "exclusión social y desigualdad social". Se han encontrado 13 maneras diferentes de relacionar la educación y la pobreza, y la predominante es "escolaridad como condición del cambio en la situación de pobreza".ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-06-13T12:49:48Z2016-06-13T12:49:48Z2012-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005Revista Brasileira de Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 jun. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessYannoulas, Silvia CristinaAssis, Samuel GabrielFerreira, Kaline Monteiroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:40:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/20710Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:40:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
Education and poverty : thresholds of a field in (re)definition
Educación y pobreza : umbrales de un campo en (re)definición
title Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
spellingShingle Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
Yannoulas, Silvia Cristina
Educação
Pobreza
Gênero
Classes sociais
title_short Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
title_full Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
title_fullStr Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
title_full_unstemmed Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
title_sort Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
author Yannoulas, Silvia Cristina
author_facet Yannoulas, Silvia Cristina
Assis, Samuel Gabriel
Ferreira, Kaline Monteiro
author_role author
author2 Assis, Samuel Gabriel
Ferreira, Kaline Monteiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yannoulas, Silvia Cristina
Assis, Samuel Gabriel
Ferreira, Kaline Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pobreza
Gênero
Classes sociais
topic Educação
Pobreza
Gênero
Classes sociais
description O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza". __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05
2016-06-13T12:49:48Z
2016-06-13T12:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005
identifier_str_mv YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043858688737280