Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005 |
Resumo: | O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza". __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_93ac470bce654aeb91621952f8fd42ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/20710 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definiçãoEducation and poverty : thresholds of a field in (re)definitionEducación y pobreza : umbrales de un campo en (re)definiciónEducaçãoPobrezaGêneroClasses sociaisO artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza". __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article discusses the contemporary Brazilian academic production on the relation between formal education and poverty, using three sources: the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD), the Scientific Eletronic Library OnLine (SciELO) and the Google Scholar. Data on authors were also analyzed using Lattes Platform and the Research Group Directory of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq). The research objectives were: a) to provide a survey (location and systematization) of the scientific production of social sciences and humanities on the relationship between poverty and formal education; b) to establish a typology (comparison and differentiation) of the forms such relation has in the views of researchers and research subjects, and c) to examine the issues of gender, race and social class (identification and consideration) involved in the relation between poverty and formal education in such scientific production. Results have shown that there is an increasing interest in the relation between formal education and poverty, with higher concentration of publications in the fields of Education, Economics, Health and Social Work. The registration frequency of a given author or group was low, indicating a strong turnover of the people interested in the theme. The most discussed subjects were "school allowance, family allowance or other income transfer programs", and also "social exclusion and social inequality". There were 13 different ways of relating education and poverty, and the most present was "Education as a condition of change in poverty situation". __________________________________________________________________________________________________ RESUMENEl artículo discute la producción académica contemporánea brasileña sobre la relación entre educación formal y situación de pobreza, a partir de la búsqueda realizada en tres fuentes de datos: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Eletronic Library OnLine (SciELO) y Google Académico. También se han analizado datos sobre los autores de dicha producción, obtenidos vía Plataforma Lattes y Directorio de Grupos de Investigación del Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Los objetivos de la investigación son: a) propiciar la localización y sistematización de la producción científica elaborada en el contexto de las ciencias sociales y humanas sobre la relación entre pobreza y educación formal; b) establecer una tipología (comparación y diferenciación) sobre las maneras en que los investigadores e investigadoras interpretan esa relación; y c) analizar las cuestiones de género, raza y clase social (identificación y consideración) incluidas en dicha relación. Los resultados muestran que hay un interés creciente en la relación entre la educación formal y la situación de pobreza, con mayor concentración de publicaciones en áreas disciplinarias como Educación, Economía, Salud y Trabajo Social. La frecuencia con que el mismo autor o el mismo grupo de investigación fue encontrado es baja, indicando una alta rotación de interesados en la temática. Los asuntos más abordados fueron "beca escuela, beca familia u otro programa de transferencia de ingresos", y "exclusión social y desigualdad social". Se han encontrado 13 maneras diferentes de relacionar la educación y la pobreza, y la predominante es "escolaridad como condición del cambio en la situación de pobreza".ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-06-13T12:49:48Z2016-06-13T12:49:48Z2012-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005Revista Brasileira de Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 jun. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessYannoulas, Silvia CristinaAssis, Samuel GabrielFerreira, Kaline Monteiroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:40:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/20710Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:40:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição Education and poverty : thresholds of a field in (re)definition Educación y pobreza : umbrales de un campo en (re)definición |
title |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição |
spellingShingle |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição Yannoulas, Silvia Cristina Educação Pobreza Gênero Classes sociais |
title_short |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição |
title_full |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição |
title_fullStr |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição |
title_full_unstemmed |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição |
title_sort |
Educação e pobreza : limiares de um campo em (re)definição |
author |
Yannoulas, Silvia Cristina |
author_facet |
Yannoulas, Silvia Cristina Assis, Samuel Gabriel Ferreira, Kaline Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Samuel Gabriel Ferreira, Kaline Monteiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yannoulas, Silvia Cristina Assis, Samuel Gabriel Ferreira, Kaline Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pobreza Gênero Classes sociais |
topic |
Educação Pobreza Gênero Classes sociais |
description |
O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza". __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05 2016-06-13T12:49:48Z 2016-06-13T12:49:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005 |
identifier_str_mv |
YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20710 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1824043858688737280 |