Autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão Neto, Carlos Henrique de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37075
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
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spelling Autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicidaNonsuicidal Self-Injury (NSSI) and its relation with suicidal ideationIdeação suicidaLesões autoprovocadasAutolesão sem intenção suicidaAdolescentesTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.A Autolesão Sem Intenção Suicida (ASIS) é considerada um importante fator de risco para a ideação suicida. Os estudos brasileiros nessa área são escassos, enquanto outros países já consideram a ASIS um problema de saúde pública. O objetivo principal deste trabalho foi verificar a relação da ASIS com a ideação suicida entre estudantes do ensino fundamental de escola pública em Teresina, capital do Piauí. É uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, cujos dados foram processados através de análise de conteúdo. Treze estudantes foram entrevistados diretamente pelo pesquisador, em ambiente privado da escola. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada que continha perguntas sobre dados sócio-demográficos, sobre a infância e adolescência, além dos dados sobre a prática de ASIS e a interface com ideação suicida. O critério de inclusão dos participantes foi ter realizado pelo menos um episódio de ASIS no ano anterior à entrevista. Foram nove meninas e quatro meninos selecionados pela escola. As categorias estabelecidas foram Abusos (sexual, emocional e físico), Separação dos pais, Ausência da figura paterna, Perdas por morte, Bullying e Relação entre ASIS e Ideação suicida. As análises mostraram que dos treze entrevistados, nove praticavam ASIS com a co-ocorrência de ideação suicida; todos utilizaram como método o corte; todos relataram que a função da ASIS foi o alívio da dor emocional. O efeito de contágio da ASIS é muito alto no ambiente escolar e na internet, o que faz o comportamento se multiplicar entre os jovens. Concluiu-se que: 1) ideação suicida está presente no contexto da prática da ASIS em uma parcela dos casos estudados, o que aumenta o risco de suicídio; 2) experiências adversas na infância (listadas nas categorias deste trabalho) são fatores de risco para ASIS e ideação suicida. Futuras pesquisas devem ser realizadas no Brasil, principalmente em ambientes acadêmico, como escolas e universidades. É necessário que essas instituições qualifiquem seus colaboradores para poder trabalhar com os alunos que praticam ASIS, e estabelecer uma parceria com a família, para que esses jovens em sofrimento grave sejam acolhidos e tratados. Este trabalho tem o interesse em servir como incentivo para novas pesquisas, assim como alertar famílias, escolas e instituições de saúde para a gravidade do fenômeno da ASIS, especialmente sua relação com ideação suicida.Nonsuicidal Self-Injury (NSSI) is considered an important risk factor for suicidal ideation. Brazilian studies in this area are scarce, while other countries already consider ASIS a public health problem. The main objective of this study was to verify the relationship between ASIS and suicidal ideation among elementary school adolescents in Teresina, capital of Piauí. It is a descriptive and exploratory, qualitative approach, whose data were processed through content analysis. Thirteen students were interviewed directly by the researcher, in a private environment at school. A semi-structured interview was used that contained questions about socio-demographic data on childhood and adolescence, as well as data on the practice of ASIS and the interface with suicidal ideation. Participants were included if they had performed at least one episode of NSSI in the year prior to the interview. There were nine girls and four boys selected by the school. The categories established were Abuses (sexual, emotional and physical), Separation of parents, Absence of paternal figure, Losses by death, Bullying and Relationship between NSSI and Suicidal Ideation. The analyzes showed that of the thirteen interviewees, nine practiced NSSI with the co-occurrence of suicidal ideation; all used as a method the cut; all reported that the role of NSSI was the relief of emotional pain. The contagion effect of NSSI is very high in the school environment and on the internet, which increases the behavior among the young. It was concluded that: 1) suicidal ideation is present in the context of NSSI practice in a portion of the cases studied, which increases the risk of suicide; 2) Adverse experiences in childhood (listed in the categories of this study) are risk factors for NSSI and suicidal ideation. Future research should be conducted in Brazil, especially in academic settings such as schools and universities. It is necessary for these institutions to qualify their staff to work with students who practice NSSI and to partner with the family so that these young people in distress can be welcomed and treated. Hopefully, this work will serve as an incentive for new research, as well as to alert families, schools and health institutions to the seriousness of the NSSI phenomenon, especially regarding with suicidal ideation.Tavares, Marcelo da Silva AraújoAragão Neto, Carlos Henrique de2020-03-11T19:15:44Z2020-03-11T19:15:44Z2020-03-112019-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARAGÃO NETO, Carlos Henrique de. Autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicida. 2019. 174 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37075A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:13:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/37075Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:13:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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