A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Juliane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19885
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.19885
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
id UNB_949833a299821c009c36d067cd893d1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19885
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus AcaraúPolíticas públicas educacionaisPescaCursos técnicosInstituto Federal do CearáDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.O presente trabalho se propõe a estudar a relação entre a oferta e demanda do Curso técnico de nível médio subsequente em pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú. A baixa demanda do curso tem se revelado desde a sua implantação, apesar da vocação histórica do município voltada à atividade da pesca. Nesse sentido, o objetivo central é investigar em que medida os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas de Acaraú e seus Distritos, principal público alvo do curso, se interessam por cursos técnicos, em especial pelo curso de pesca. A perspectiva utilizada foi o estudo de campo. Como suporte teórico aborda-se a evolução histórica da gestão da pesca, o panorama legal da pesca e as políticas públicas destinadas a esse segmento, bem como as vicissitudes do pescador artesanal e o caráter transgeracional de sua atividade. A pesquisa de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários estruturados aos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas de Acaraú e Distritos e entrevistas semiestruturadas com os genitores dos alunos e servidores – docentes e técnicos – do IFCE, campus Acaraú e um gestor do MEC, envolvido com políticas públicas. Os resultados obtidos apontam o interesse maior dos concluintes do ensino médio por cursos em nível de graduação. A falta de informação sobre o curso e sua proposta, bem como a pesca ser uma atividade árdua, perigosa e de baixa remuneração são outros fatores que levam à baixa demanda do curso. A construção de arranjos produtivos locais e a aproximação do Instituto com a comunidade de pescadores por meio de ações de extensão que elevem a autoestima desta categoria e estimulem o empreendedorismo e associativismo podem contribuir para a elevação da demanda.This aim of this study is to examine the relationship between supply and demand in the subsequent technical course in fishing of the Federal Institute of Ceará (IFCE), Acaraú campus. The course’s low demand has been shown since its implementation, despite the historical vocation of the city dedicated to the fishing activity. In this sense, the main objective is to investigate the extent to which students of the 3rd year of high school in public schools of Acaraú and its districts, the main target audience of the course, are interested in technical courses, in particular the fishing course. The study was conducted as a field study. Theoretical support address the historical evolution of fisheries management, the legal landscape of fishing and public policies aimed at this segment as well as the changes of the artisanal fisherman and the transgenerational nature of its activity. The research used a mixed quantitative and qualitative approach, and used a data collection application of structured questionnaires to students of the 3rd year of high school in Public Schools of Acaraú and its Districts, semi-structured interviews were also conducted with the parents of students and servants – teachers and technicians – of the IFCE campus Acaraú and a Ministry of Education’s manager involved with public policy. The results show a greater interest of high school students to graduation courses. The lack of information about the course and its proposal, as well as fishing be an arduous, dangerous and low-paid activity are other factors that lead to low demand of the course. The construction of local production arrangements and the approach of the Institute with the fishing community through outreach activities that raise self-esteem in this category and stimulate entrepreneurship and associations can contribute to the increase in demand.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalKipnis, BernardoVargas, Juliane2016-04-07T16:29:12Z2016-04-07T16:29:12Z2016-04-072016-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVARGAS, Juliane. A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente: um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú. 2016. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19885http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.19885A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:00:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/19885Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:00:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
title A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
spellingShingle A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
Vargas, Juliane
Políticas públicas educacionais
Pesca
Cursos técnicos
Instituto Federal do Ceará
title_short A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
title_full A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
title_fullStr A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
title_full_unstemmed A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
title_sort A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente : um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú
author Vargas, Juliane
author_facet Vargas, Juliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kipnis, Bernardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas educacionais
Pesca
Cursos técnicos
Instituto Federal do Ceará
topic Políticas públicas educacionais
Pesca
Cursos técnicos
Instituto Federal do Ceará
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-07T16:29:12Z
2016-04-07T16:29:12Z
2016-04-07
2016-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VARGAS, Juliane. A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente: um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú. 2016. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19885
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.19885
identifier_str_mv VARGAS, Juliane. A relação entre a oferta e demanda de curso técnico de nível médio subseqüente: um estudo sobre o Curso de Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú. 2016. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19885
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.19885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508324145594368