Análise comparativa do vocabulário em crianças usuárias de implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marina Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18216
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18216
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2014.
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Grupo 02, 03 crianças com idade auditiva entre 01 ano e 01 ano e 11 meses de idade, porém com implante bilateral. Grupo 03, 03 crianças com idade auditiva entre 02 anos e 02 anos e 11 meses. Grupo 04, 03 crianças com idade auditiva entre 03 anos e 03 anos e 11 meses. Grupo 05, 04 crianças com idade auditiva entre 04 anos e 04 anos e 11 meses. Resultados: No teste de vocabulário quando se compararam as crianças usuárias de IC, levando em conta a idade de desenvolvimento auditivo cerebral x idade cronológica de crianças ouvintes, todas as crianças usuárias de implante apresentaram desempenho melhor. Na comparação entre crianças com implante unilateral x bilateral, estas últimas demonstraram melhores resultados. Quando comparados o desempenho no teste levando em consideração a idade cronológica tanto das crianças surdas quanto das crianças ouvintes, estas últimas obtiveram melhor desempenho, porém há aproximação de resultados com uso efetivo do IC e presença na reabilitação auditiva. Conclusão: O vocabulário de crianças usuárias de IC deste presente estudo se assemelha ao vocabulário de crianças ouvintes. Com uso efetivo do IC e assiduidade na terapia fonoaudiológica as crianças deficientes auditivas conseguem alcançar seus pares ouvintes aos 05 anos de idade. O teste de vocabulário, embora com resultados preliminares, se mostrou uma medida efetiva para observar as lacunas, controlar e direcionar a terapia fonoaudiológica para o desenvolvimento pleno das habilidades de linguagem e fala destas crianças.Introduction: In order to have a better knowledge about the development of language skills in cochlear implant (CI) users it is necessary to evaluate the speech of these subjects using appropriate tests. The ABFW- Child Language Test is a tool that relates to various areas: phonology, vocabulary, fluency and pragmatics, and that can be used with cochlear implant users for the purposes of this study.Objective: To evaluate the vocabulary of children who are cochlear implant users. Method: This study evaluated 16 children who had CI surgery between 08 and 52 months of age. The subjects were divided in five groups according to the age at the time of the CI activation, as follows: Group 1: 3 children implanted unilaterally with hearing age between 12 and 23 months of age; Group 2: children implanted bilaterally with hearing age between 12 months and 23 months of age; Group 3: 3 children implanted unilaterally with hearing age between 24 and 35 months of age; Group 4: 3 children implanted unilaterally with hearing age between 36 and 47 months of age and Group 5: 4 children implanted unilaterally with hearing age between 48 years and 59 months of age. Results: In the vocabulary test, when comparing CI users considering the auditory brain development age and the chronological age of normal hearing children, all CI users performed better than the standards for normal hearing children. When comparing children with unilateral and bilateral CI, the bilateral cochlear implant users showed better results. When comparing test performance considering the chronological age, normal hearing children performed better, but the results were similar in CI users that systematically use the device and attend auditory rehabilitation sessions.Conclusion: The vocabulary of CI users in the present study was similar to normal hearing children’s vocabulary. The vocabulary test proved to be an effective measure to observe the gaps in development and helped the conduction of speech therapy in order to achieve the full development of speech and language skills of these children.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeBahmad Júnior, FayezTeixeira, Marina Santos2015-05-19T21:00:21Z2015-05-19T21:00:21Z2015-05-192014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Marina Santos. Análise comparativa do vocabulário em crianças usuárias de implante coclear. 2014. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18216http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18216A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T20:42:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/18216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T20:42:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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