Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015 |
Resumo: | Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido. |
id |
UNB_95f39f8f8b56f79f27deebc720efa94e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/5981 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoasDevelopment and validation of an instrument to assess self-efficacy in personnel training, development and education situationsAuto-eficáciaClientela - característicaVariáveis auto-referentesTreinamento - avaliaçãoPesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido.Researches done in the last decades suggest the importance of individual characteristics, such as self-efficacy, to explain the effects of training programs. Several specific measures of self-efficacy were developed and validated. These scales are confounded with impact measures that evaluate post-training individual performance. Studies concerning the development of self-efficacy generic measures are still rare. This study reports the development of a self-efficacy generic scale. The instrument, made up of 15 items, was submitted to a theoretical validation as well as to an empirical validation. In this last validation process, 1845 trainees participated of the research. Their answers were submitted to exploratory factor analysis, and the results indicated the validity, precision, and reliability of the self-efficacy instrument which was developed.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-11-23T11:55:28Z2010-11-23T11:55:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.23, n.1, p. 121-130, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a15v23n1.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015Meneses, Pedro Paulo MurceAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:30:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/5981Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:30:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas Development and validation of an instrument to assess self-efficacy in personnel training, development and education situations |
title |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas |
spellingShingle |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas Meneses, Pedro Paulo Murce Auto-eficácia Clientela - característica Variáveis auto-referentes Treinamento - avaliação |
title_short |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas |
title_full |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas |
title_fullStr |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas |
title_sort |
Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas |
author |
Meneses, Pedro Paulo Murce |
author_facet |
Meneses, Pedro Paulo Murce Abbad, Gardênia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Abbad, Gardênia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Pedro Paulo Murce Abbad, Gardênia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-eficácia Clientela - característica Variáveis auto-referentes Treinamento - avaliação |
topic |
Auto-eficácia Clientela - característica Variáveis auto-referentes Treinamento - avaliação |
description |
Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-23T11:55:28Z 2010-11-23T11:55:28Z 2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.23, n.1, p. 121-130, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a15v23n1.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015 |
identifier_str_mv |
MENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.23, n.1, p. 121-130, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a15v23n1.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580800305889280 |