Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Pedro Paulo Murce
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015
Resumo: Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido.
id UNB_95f39f8f8b56f79f27deebc720efa94e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5981
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoasDevelopment and validation of an instrument to assess self-efficacy in personnel training, development and education situationsAuto-eficáciaClientela - característicaVariáveis auto-referentesTreinamento - avaliaçãoPesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido.Researches done in the last decades suggest the importance of individual characteristics, such as self-efficacy, to explain the effects of training programs. Several specific measures of self-efficacy were developed and validated. These scales are confounded with impact measures that evaluate post-training individual performance. Studies concerning the development of self-efficacy generic measures are still rare. This study reports the development of a self-efficacy generic scale. The instrument, made up of 15 items, was submitted to a theoretical validation as well as to an empirical validation. In this last validation process, 1845 trainees participated of the research. Their answers were submitted to exploratory factor analysis, and the results indicated the validity, precision, and reliability of the self-efficacy instrument which was developed.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-11-23T11:55:28Z2010-11-23T11:55:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.23, n.1, p. 121-130, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a15v23n1.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015Meneses, Pedro Paulo MurceAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:30:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/5981Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:30:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
Development and validation of an instrument to assess self-efficacy in personnel training, development and education situations
title Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
spellingShingle Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
Meneses, Pedro Paulo Murce
Auto-eficácia
Clientela - característica
Variáveis auto-referentes
Treinamento - avaliação
title_short Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
title_full Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
title_fullStr Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
title_full_unstemmed Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
title_sort Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas
author Meneses, Pedro Paulo Murce
author_facet Meneses, Pedro Paulo Murce
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Pedro Paulo Murce
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia
Clientela - característica
Variáveis auto-referentes
Treinamento - avaliação
topic Auto-eficácia
Clientela - característica
Variáveis auto-referentes
Treinamento - avaliação
description Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-23T11:55:28Z
2010-11-23T11:55:28Z
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.23, n.1, p. 121-130, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a15v23n1.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015
identifier_str_mv MENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.23, n.1, p. 121-130, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a15v23n1.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5981
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580800305889280