Adequações do piloto do programa Unplugged#Tamojunto para promoção à saúde e prevenção de drogas em escolas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Raquel Turci
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Merchán-Hamann, Edgar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36422
https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.32932016
http://orcid.org/0000-0003-0905-5465
http://orcid.org/0000-0001-6775-9466
Resumo: A prevenção ao uso de álcool e outras drogas no Brasil é marcada pela descontinuidade e pelo predomínio de um modelo não baseado em evidência. No ano de 2013, a Coordenação Geral de Saúde Mental, álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde, implementou o programa escolar europeu Unplugged#Tamojunto, nos municípios de São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP e Florianópolis/SC, envolvendo 2.161 educandos da rede pública. O objetivo da pesquisa foi a elaboração de recomendações de adequação do programa ao contexto brasileiro. O estudo qualitativo, baseado na Teoria Fundamentada Construtivista, analisou os documentos institucionais: “Diários Cartográficos”, “Matriz lógica de adaptação cultural” e relatório de pesquisa titulado “Resultados da Avaliação da Implantação Piloto do Programa Unplugged em São Paulo e Santa Catarina” (UFSC e UNIFESP). As formulações teóricas, organizadas a partir da Teoria de Difusão de Inovações, revelaram que é necessário: mudança paradigmática da abordagem de drogas pelos profissionais, maior adesão a metodologias interativas, adequação no tempo da hora-aula, compromisso da gestão escolar, fomento da intersetorialidade entre saúde e educação, consolidação de um monitoramento de processo e um alinhamento ético com os princípios da promoção da saúde.
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spelling Adequações do piloto do programa Unplugged#Tamojunto para promoção à saúde e prevenção de drogas em escolas brasileirasAdaptations of the pilot of the Unplugged#tamojunto program for health promotion and drug prevention in Brazilian schoolsPromoção da saúdePrevençãoSaúde escolarProgramas governamentaisA prevenção ao uso de álcool e outras drogas no Brasil é marcada pela descontinuidade e pelo predomínio de um modelo não baseado em evidência. No ano de 2013, a Coordenação Geral de Saúde Mental, álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde, implementou o programa escolar europeu Unplugged#Tamojunto, nos municípios de São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP e Florianópolis/SC, envolvendo 2.161 educandos da rede pública. O objetivo da pesquisa foi a elaboração de recomendações de adequação do programa ao contexto brasileiro. O estudo qualitativo, baseado na Teoria Fundamentada Construtivista, analisou os documentos institucionais: “Diários Cartográficos”, “Matriz lógica de adaptação cultural” e relatório de pesquisa titulado “Resultados da Avaliação da Implantação Piloto do Programa Unplugged em São Paulo e Santa Catarina” (UFSC e UNIFESP). As formulações teóricas, organizadas a partir da Teoria de Difusão de Inovações, revelaram que é necessário: mudança paradigmática da abordagem de drogas pelos profissionais, maior adesão a metodologias interativas, adequação no tempo da hora-aula, compromisso da gestão escolar, fomento da intersetorialidade entre saúde e educação, consolidação de um monitoramento de processo e um alinhamento ético com os princípios da promoção da saúde.The prevention of the use of alcohol and other drugs in Brazil is markedly discontinuous with a predominant model not based on evidence. In 2013, the General Coordination Office of Mental Health, alcohol and other drugs (Ministry of Health) implemented the European school program Unplugged#Tamojunto in the municipalities of São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP) and Florianópolis (SC), involving 2,161 public school students. The research aimed to elaborate recommendations to adapt the program to the Brazilian context. The qualitative study is based on the Constructivist Grounded Theory and analyzed the institutional documents: “Cartographic Diaries”, “Logical Spreadsheet of Cultural Adaptation” and a research report titled “Results of the Implementation of the Unplugged Pilot Program in São Paulo and Santa Catarina” (UFSC and UNIFESP). The theoretical formulations were organized from the Theory of Dissemination of Innovations and revealed that the following is required: a paradigmatic change in the professional approach to drugs, greater adherence to interactive methodologies, adaptation of class time, commitment to school management, promotion of intersectoriality between health and education, consolidation of the monitoring process and ethical alignment with the principles of health promotion.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2020-01-24T10:30:48Z2020-01-24T10:30:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPEDROSO, Raquel Turci; HAMANN, Edgar Merchan. Adequações do piloto do programa Unplugged#Tamojunto para promoção à saúde e prevenção de drogas em escolas brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 371-381, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.32932016. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200371. Acesso em: 02 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________PEDROSO, Raquel Turci; HAMANN, Edgar Merchan. Adaptations of the pilot of the Unplugged#tamojunto program for health promotion and drug prevention in Brazilian schools. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 371-381, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.32932016. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200371. Acesso em: 02 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36422https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.32932016http://orcid.org/0000-0003-0905-5465http://orcid.org/0000-0001-6775-9466poreng(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Raquel TurciMerchán-Hamann, Edgarreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-06T17:44:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/36422Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-06T17:44:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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