Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Taigo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9410
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
id UNB_9662ddb74b36dce1e57ef8437ee808c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9410
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertidoPinturaFotografiaPercepção visualImagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.A pintura e a fotografia desenvolveram-se entrelaçadamente durante todo o último século, contaminando-se mutuamente. Na pós-modernidade a fotografia dominou as mídias, exercendo papel fundamental para a formação das bases estéticas da pintura, transformando a percepção do pintor contemporâneo e oferecendo um novo modelo para a representação. As imagens técnicas estão por toda parte, porém a atitude pictórica assimilou a lógica representacional dessas imagens, associando-as a seu processo criativo. A combinação entre imagens técnicas e pintura gerou questionamentos quanto ao estatuto da imagem, à verdade fotográfica e à morte da pintura: que mídia realmente contaminou a outra? Abordaremos, também, a diluição das fronteiras construídas pela crítica de arte a fim de isolar os campos de atuação da pintura e das outras mídias derivadas da fotografia. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTPainting and photography developed over the past century by continuously intertwining with each other. Photography has dominated all media throughout post-modernity, playing a fundamental role on the development of the aesthetic basis of painting, consequently transforming the perception of the contemporary painter. It has, thus, offered a new model of representation. Technical images have imposed their importance all around, although the pictorial attitude assimilated the representational logic of these images, associating them to their creative processes. The combination between technical images and painting created several questions in regards to the realm of the image, the photographic truth and the death of painting: which media really contaminated the other? Furthermore, the dissipation of the frontiers constructed by art criticism with the goal to isolate the field of painting and other medias derived from photography, will be discussed.Alvim, Pedro de AndradeMeireles, Taigo2011-10-10T11:13:59Z2011-10-10T11:13:59Z2011-10-102011-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEIRELES, Taigo. Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9410info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/9410Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
title Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
spellingShingle Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
Meireles, Taigo
Pintura
Fotografia
Percepção visual
Imagem
title_short Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
title_full Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
title_fullStr Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
title_full_unstemmed Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
title_sort Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
author Meireles, Taigo
author_facet Meireles, Taigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvim, Pedro de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Taigo
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Fotografia
Percepção visual
Imagem
topic Pintura
Fotografia
Percepção visual
Imagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-10T11:13:59Z
2011-10-10T11:13:59Z
2011-10-10
2011-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEIRELES, Taigo. Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9410
identifier_str_mv MEIRELES, Taigo. Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580695708336128