Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benício, Miliane Nogueira Magalhães
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2939
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_96c20d4166cfc8262db85d99966c484c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2939
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradasWriting and other literacy processes : building the relationship between school literacy and social literacy practicesLetramentoConhecimento sistematizadoEducação de jovens e adultosAlfabetização de jovens e adultosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Analisa, no processo de letramento, a construção de inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas para o adulto, considerando-se o letramento como prática social e os conhecimentos lingüísticos necessários para o letramento e a alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida levando em conta princípios da Etnografia Educacional Colaborativa. O estudo de caso foi realizado no contexto rural, da chácara Boa Esperança, no município de Itapuranga, interior do Estado de Goiás e teve como locus de pesquisa uma ação pedagógica de intervenção em prol do letramento de um adulto de 63 anos de idade. Na pesquisa identificamos e analisamos como os conhecimentos prévios e o contexto cultural de uso da escrita favorecem a construção do conhecimento sistematizado da língua escrita. Com este estudo esperamos mostrar que a escrita não é um objeto constituído de códigos secretos de difícil acesso para o aprendiz adulto. Mas, sim, que o adulto, por já ter construído estratégias de inserção na cultura letrada como trabalhador e como consumidor, já construiu também conhecimentos sobre essa linguagem que, se considerados na relação pedagógica, podem representar o "pulo do gato" para a sua efetiva transição para o mundo letrado. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work analyses the relationship between school literacy and social literacy practices for an adult that is learning to read and write and for the researcher that is learning how to become a literacy educator. The linguistic knowledge which is necessary for the acquisition of literacy is taken in consideration. The research was carried out according to the principles of the educational, collaborative ethnography, particularly for data generation. The research locus for the case study was a small farm located in the county of Itapuranga, in the state of Goiás, hinterland Brazil. The research procedures were basically the pedagogical action to teach an adult man to read and write and they focused on the influence of previous knowledge and of the cultural context on the process of writing and on the acquisition of school literacy. This study shows that writing is not an object full of secret codes unavailable to an adult literacy learner. On the contrary: having developed strategies for his insertion in the literacy culture, as a worker and as a consumer, the adult learner has also acquired information about the written language, which can be very useful for his effective transition to the literate world.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBortoni-Ricardo, Stella MarisBenício, Miliane Nogueira Magalhães2010-01-05T18:22:29Z2010-01-05T18:22:29Z2010-01-052007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2939info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/2939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
Writing and other literacy processes : building the relationship between school literacy and social literacy practices
title Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
spellingShingle Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
Benício, Miliane Nogueira Magalhães
Letramento
Conhecimento sistematizado
Educação de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
title_short Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
title_full Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
title_fullStr Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
title_full_unstemmed Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
title_sort Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas
author Benício, Miliane Nogueira Magalhães
author_facet Benício, Miliane Nogueira Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Benício, Miliane Nogueira Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Conhecimento sistematizado
Educação de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
topic Letramento
Conhecimento sistematizado
Educação de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-01-05T18:22:29Z
2010-01-05T18:22:29Z
2010-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2939
identifier_str_mv BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento : construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508180255801344