O espaço da palhaçaria no gênero trágico : aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações no trabalho do ator-palhaço
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31470 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2017. |
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O espaço da palhaçaria no gênero trágico : aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações no trabalho do ator-palhaçoCriação artísticaTragédiaCômicoPalhaçoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2017.A pesquisa acadêmica O Espaço da Palhaçaria no Gênero Trágico analisa as aplicações de procedimentos cômicos na obra Édipo Rei e suas implicações no trabalho do ator-palhaço. No que concerne à parte prática, a obra Édipo-Rei, de Sófocles, é usada como estrutura formal do desenvolvimento do processo criativo em diversos aspectos: recepção e adaptação de texto clássico, mapeamento de cenas, revisão de estrutura trágica e cômica, liberdade poética na inserção de novos diálogos, personagens (Mino e Tauro) e letras de músicas parodiadas. A parte do desenvolvimento da práxis dessa pesquisa passou pelas seguintes fases: análise do mito, da estrutura dramatúrgica da obra original, adaptação de obra para o contexto da comicidade, experimentos em ensaios com os atores-palhaços, ensaios com os músicos, trabalhos de produção, divulgação e seis apresentações do resultado final, em formato de espetáculo de palhaços para adultos, denominado Édipo Rei –– o rei dos Bobos. O problema localiza-se justamente na questão da “consciência trágica”, no contexto da poética da tragédia, e seu impacto na “lógica do palhaço” e no contexto da linguagem da palhaçaria. A tese também abarca uma revisão das teorias da comicidade e sua complexidade no campo da práxis do ator-cômico. Essa pesquisa teórico-prática abre um espaço no campo acadêmico para consulta e análise da arte da palhaçaria no que se refere à construção de espetáculo trágico-cômico. E, por fim, uma extensa revisão bibliográfica acerca do gênero trágico, do mito de Édipo-Rei, suas variantes e desdobramentos da Poética de Aristóteles.The academic research The space of clownerie in tragic genre analyzes the application of comic procedures and its implications in the work of an actor-clown. With respect to the practical dimension, Sophocles's oeuvre Oedipus The King is utilized as formal structure for developing the creative process in various aspects: the actual reception of classic oeuvres, the adaptation, the review of tragic and comic structure, the poetic license to insert new dialogues and characters (Mino and Tauro) and parodies. The dimension of praxis development of this research has passed by the following phases: analysis of the myth and the dramaturgic structure of the original work, adaptation to the context of comicality, experimentation in rehearsals with the actors-clowns and musicians, to deal with issues in production, divulgation and to present six performances as a final result in form of a clown show for adults denominated Oedipus The King - king of the Fools. The problem is situated on the "tragic consciousness" in the context of the poetics of tragedy and its impact on the “clown's logic” as well as in the context of the poetics of traditional clownerie. Furthermore, this thesis comprises a review of theories of comicality and its complexity in the comic-actor’s field of praxis. This theoretical-practical research opens a space in the academic field for investigation and analysis of the art of clownerie in special regard to the construction of a tragic-comic theatrical spectacle. Lastly, an extensive literature review of tragic genre, of Oedipus The King’s myth, its variations and deployments considering Aristotle’s Poetics.La investigación académica: “El Espacio del Actor Payaso en el Género Trágico” analiza las aplicaciones de procedimientos cómicos en la obra Edipo Rey y sus implicaciones en el trabajo del actor payaso. En lo que se refiere a la parte práctica, la obra Edipo Rey, de Sófocles, es usada como estructura formal del desarrollo del proceso creativo en diversos aspectos: recepción y adaptación de texto clásico, mapeo de escenas, revisión de estructura trágica y cómica, libertad poética en la inserción de nuevos diálogos, personajes (Mino y Tauro) y letras de canciones parodiadas. La parte del desarrollo de la praxis de esta investigación pasó por las siguientes fases: el análisis del mito, la estructura dramatúrgica de la obra original, la adaptación de la obra al contexto de la comicidad, los experimentos en ensayos con los actores payasos, los ensayos con los músicos, el trabajo de producción, la divulgación y seis presentaciones del resultado final en formato de espectáculo de payasos para adultos llamado Edipo Rey - el rey de los Bobos. El problema se enfoca justamente en el aspecto de la "conciencia trágica", en el contexto de la poética de la tragedia, su impacto en la "lógica del payaso" y, en el contexto del lenguaje del actor payaso. La tesis también abarca una revisión de las teorías de la comicidad y su complejidad en el campo de la praxis del actor cómico. Esta investigación teórico práctica abre un espacio en el campo académico para consulta y análisis del arte del actor payaso en lo que se refiere a la construcción de espectáculo trágico-cómico. Y, finalmente, una extensa revisión bibliográfica acerca del género trágico del mito de Edipo Rey, sus variantes y desdoblamientos de la Poética de Aristóteles.Mota, Marcus SantosOliveira, Denivaldo Camargo de2018-03-22T15:43:47Z2018-03-22T15:43:47Z2018-03-222017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Denivaldo Camargo de. O espaço da palhaçaria no gênero trágico: aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações no trabalho do ator-palhaço. 2017. 208 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31470A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/31470Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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