A contribuição da arquitetura da informação na construção e utilização de ambientes informacionais colaborativos de ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinmetz, Ernesto Henrique Radis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19745
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19745
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
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spelling A contribuição da arquitetura da informação na construção e utilização de ambientes informacionais colaborativos de ensino/aprendizagemCiência da informaçãoArquitetura da informaçãoMultimodalidadeTeoria da relevânciaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.Este trabalho apresenta algumas contribuições da Arquitetura da Informação na construção de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino-Aprendizagem com a intenção de estabelecer um fluxo de atividades para elaboração, utilização e refinamento desses ambientes, a partir dos conceitos e fundamentos da Arquitetura da Informação, da multimodalidade e da Teoria da Relevância. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a fim de identificar o estado da arte dos temas envolvidos nesta pesquisa. Após isso, foram identificados estudos sobre a relação entre a ciência da informação, a Arquitetura da Informação e a multimodalidade aplicadas em Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino-Aprendizagem, com o objetivo de aumentar a relevância desses ambientes para os estudantes. Foi elaborada uma proposta inicial do fluxo do modelo de Arquitetura da Informação multimodal aplicado em ambientes Colaborativos de Ensino/Aprendizagem. O método utilizado para validação da pesquisa foi o grupo focal, que compreende uma investigação exploratória para avaliar a proposta preliminar e formular questões pertinentes que possam contribuir para a evolução dessa proposta. No final, foi elaborada uma proposta de Arquitetura da Informação que apresenta um fluxo de atividades, atores e artefatos para a construção e utilização de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino-Aprendizagem, sob a luz dos conceitos da Multimodalidade e da Teoria da Relevância.This research presents a proposal of Information Architecture's contribution for Informational Environments in Collaborative Teaching-Learning. It is to establish a flow of activities for the preparation, use and refinement of Informational Environments for Collaborative Teaching-Learning, according to the concepts and fundamentals of information architecture and multimodality. Therefore, a literature review was conducted to identify the state of the art of the issues involved in this research. After this, studies were identified on the relationship between information science, information architecture and multimodality applied in Informational Environments Collaborative Teaching-Learning, in order to Increase the relevance of these environments for students. An initial proposal by the architectural model of the flow of multimodal information applied in Environments for Collaborative Teaching-Learning was developed. The method used to search the validation was focus group; Comprising exploratory research to assess the preliminary proposal and formulate relevant questions might to contribute to the evolution of it. In the end, it created the proposal for information architecture to provide a flow of activities, actors and artifacts for the construction and use of Informational Environments Collaborative Teaching and Learning, in the light of the concepts of Multimodality and relevance theory.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoDuque, Cláudio GottschalgSteinmetz, Ernesto Henrique Radis2016-03-23T12:12:52Z2016-03-23T12:12:52Z2016-03-232015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSTEINMETZ, Ernesto Henrique Radis. A contribuição da arquitetura da informação na construção e utilização de ambientes informacionais colaborativos de ensino/aprendizagem. 2015. 126 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19745http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19745A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T12:27:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/19745Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T12:27:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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