Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30721 http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713 |
Resumo: | O aspecto fundamental da vulnerabilidade enquanto princípio ético da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é o de formular uma obrigação de ação moral diante das situações que fragilizam determinados grupos da sociedade. Nesse sentido, este estudo objetiva promover uma reflexão, a partir do princípio do respeito pela vulnerabilidade humana, utilizando como público-alvo motociclistas e sua experiência com o uso da moto. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, utilizando metodologia quantiqualitativa para análise das entrevistas dos participantes. A partir da experiência dos motociclistas com a utilização da motocicleta foi possível apresentar alguns apontamentos que vão ao encontro da necessidade de respeito pela vulnerabilidade humana, a saber: potencialização da vulnerabilidade intrínseca ao ser humano; vulnerabilidade social; e responsabilidade social do Estado diante da utilização da motocicleta. Ao considerar o respeito pela vulnerabilidade humana e a utilização da motocicleta, torna-se necessário correlacionar aspectos que envolvam a responsabilidade social com situações de suscetibilidade humana ao agravo. Assim, torna-se fundamental a implementação de políticas de intervenção que abarquem as dimensões econômica, cultural e política, por meio da intersetorialidade, para que se consiga alcançar efetivamente todos os atores envolvidos na dinâmica da segurança do trânsito motociclístico: Estado, autoridades de fiscalização, fabricantes de veículos, condutores, pedestres e ciclistas. |
id |
UNB_97cebd1293a648781183a8ff73d4dbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/30721 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Corgozinho, Marcelo MoreiraMontagner, Miguel Ângelo2018-01-04T19:14:48Z2018-01-04T19:14:48Z2017-06CORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713. ________________________________________________________________________________________________________________________________CORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Human vulnerability in motorcycle traffic. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30721http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713O aspecto fundamental da vulnerabilidade enquanto princípio ético da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é o de formular uma obrigação de ação moral diante das situações que fragilizam determinados grupos da sociedade. Nesse sentido, este estudo objetiva promover uma reflexão, a partir do princípio do respeito pela vulnerabilidade humana, utilizando como público-alvo motociclistas e sua experiência com o uso da moto. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, utilizando metodologia quantiqualitativa para análise das entrevistas dos participantes. A partir da experiência dos motociclistas com a utilização da motocicleta foi possível apresentar alguns apontamentos que vão ao encontro da necessidade de respeito pela vulnerabilidade humana, a saber: potencialização da vulnerabilidade intrínseca ao ser humano; vulnerabilidade social; e responsabilidade social do Estado diante da utilização da motocicleta. Ao considerar o respeito pela vulnerabilidade humana e a utilização da motocicleta, torna-se necessário correlacionar aspectos que envolvam a responsabilidade social com situações de suscetibilidade humana ao agravo. Assim, torna-se fundamental a implementação de políticas de intervenção que abarquem as dimensões econômica, cultural e política, por meio da intersetorialidade, para que se consiga alcançar efetivamente todos os atores envolvidos na dinâmica da segurança do trânsito motociclístico: Estado, autoridades de fiscalização, fabricantes de veículos, condutores, pedestres e ciclistas.The essential aspect of vulnerability as an ethic principle of the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights is to formulate a moral action obligation facing the situations that endanger certain society groups. In this sense, this study aims to promote a reflection, starting from the principle of respect for human vulnerability, using as target audience the motorcyclists and their experience using the motorcycle. It is a study with qualitative approach, using quali-quantitative methodology for the analysis of participants’ interviews. From the motorcyclists’ experience with the use of motorcycle it was possible to present some notes that meet the need for respect for human vulnerability and the use of motorcycle, namely: maximization of human intrinsic vulnerability; social vulnerability; and State’s social responsibility in the face of the use of motorcycle. By considering the respect for human vulnerability and the use of motorcycle, it is necessary to correlate aspects that involve social responsibility with situations of human susceptibility to harm. Therefore, it is essential the implementation of intervention policies that embrace economic, cultural and political dimensions, through intersectionality, in order to effectively reach all actors involved in the dynamics of motorcycle traffic safety: State, policing authorities, vehicle manufacturers, drivers, pedestrian, and cyclists.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)porengFaculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.Saúde e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessVulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclísticoHuman vulnerability in motorcycle trafficinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleVulnerabilidade socialMotocicletasTrânsitoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_VulnerabilidadeHumanaContexto.pdfARTIGO_VulnerabilidadeHumanaContexto.pdfapplication/pdf232304http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30721/1/ARTIGO_VulnerabilidadeHumanaContexto.pdf7a82880518d92ee9960d880b4229d16dMD51open accessARTIGO_HumanVulnerabilityMotorcycle.pdfARTIGO_HumanVulnerabilityMotorcycle.pdfapplication/pdf225973http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30721/2/ARTIGO_HumanVulnerabilityMotorcycle.pdfb76ea703529626257bbf6ea69223065fMD52open access10482/307212023-09-14 17:36:21.524open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30721Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T20:36:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Human vulnerability in motorcycle traffic |
title |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
spellingShingle |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico Corgozinho, Marcelo Moreira Vulnerabilidade social Motocicletas Trânsito |
title_short |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
title_full |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
title_fullStr |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
title_sort |
Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico |
author |
Corgozinho, Marcelo Moreira |
author_facet |
Corgozinho, Marcelo Moreira Montagner, Miguel Ângelo |
author_role |
author |
author2 |
Montagner, Miguel Ângelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corgozinho, Marcelo Moreira Montagner, Miguel Ângelo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Vulnerabilidade social Motocicletas Trânsito |
topic |
Vulnerabilidade social Motocicletas Trânsito |
description |
O aspecto fundamental da vulnerabilidade enquanto princípio ético da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é o de formular uma obrigação de ação moral diante das situações que fragilizam determinados grupos da sociedade. Nesse sentido, este estudo objetiva promover uma reflexão, a partir do princípio do respeito pela vulnerabilidade humana, utilizando como público-alvo motociclistas e sua experiência com o uso da moto. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, utilizando metodologia quantiqualitativa para análise das entrevistas dos participantes. A partir da experiência dos motociclistas com a utilização da motocicleta foi possível apresentar alguns apontamentos que vão ao encontro da necessidade de respeito pela vulnerabilidade humana, a saber: potencialização da vulnerabilidade intrínseca ao ser humano; vulnerabilidade social; e responsabilidade social do Estado diante da utilização da motocicleta. Ao considerar o respeito pela vulnerabilidade humana e a utilização da motocicleta, torna-se necessário correlacionar aspectos que envolvam a responsabilidade social com situações de suscetibilidade humana ao agravo. Assim, torna-se fundamental a implementação de políticas de intervenção que abarquem as dimensões econômica, cultural e política, por meio da intersetorialidade, para que se consiga alcançar efetivamente todos os atores envolvidos na dinâmica da segurança do trânsito motociclístico: Estado, autoridades de fiscalização, fabricantes de veículos, condutores, pedestres e ciclistas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-04T19:14:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-04T19:14:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713. ________________________________________________________________________________________________________________________________ CORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Human vulnerability in motorcycle traffic. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30721 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713 |
identifier_str_mv |
CORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713. ________________________________________________________________________________________________________________________________ CORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Human vulnerability in motorcycle traffic. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30721 http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30721/1/ARTIGO_VulnerabilidadeHumanaContexto.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30721/2/ARTIGO_HumanVulnerabilityMotorcycle.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a82880518d92ee9960d880b4229d16d b76ea703529626257bbf6ea69223065f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864044184862720 |