Ações de Informação, Educação e Comunicação (IEC) para prevenção das arboviroses dengue, zika e chikungunya nas escolas do Distrito Federal que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Katiuce
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44798
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2022.
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Entende-se que o PSE é um instrumento potencializador pois visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde e tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em 2017 as ações de combate ao Aedes Aegypti foram incluídas dentro das ações de Saúde Ambiental do PSE devido a situação epidemiológica daquele período e a importância de se desenvolver uma alternativa que atue de maneira eficaz para combater o mosquito. No decorrer deste trabalho, procurou-se conhecer as práticas de combate às arboviroses descritas nas principais bases de dados da área da saúde, bem como aquelas que são desenvolvidas nas escolas públicas do DF que aderiram ao PSE. Dessa forma, a pesquisa procurou responder à seguinte questão: Quais são as práticas de IEC desenvolvidas nas escolas do DF para a prevenção das arboviroses a partir do material didático “Todos Contra Dengue”? Trata-se de um material pedagógico adotado pela Secretaria de Educação como subsídio para o trabalho do docente. Foram solicitados ao Governo do DF os dados sobre as ações de IEC e, em complementação, realizou-se uma pesquisa (formulário virtual) nas escolas para conhecer a realidade do Programa e as respectivas práticas de IEC. Ademais, foram elaborados dois materiais técnico-pedagógicos e um artigo científico relacionado ao tema. Os achados deste trabalho sinalizam uma lacuna de estudos publicados nas principais bases de dados da saúde envolvendo simultaneamente o PSE e as ações de prevenção das arboviroses, bem como a necessidade da Secretaria de Educação do DF em intensificar a divulgação do guia “Todos Contra a Dengue” e estimular o uso deste material pedagógico.The present study had as its theme the prevention of dengue, zika and chikungunya arboviruses through Information, Education and Communication (IEC) practices that are developed in schools in the Federal District, Brazil (DF) that have joined the School Health Program (PSE). The epidemiological scenario of these arboviruses in Brazil and in the DF highlights the need for early measures to combat Aedes aegypti and prevent eventual epidemics. It is understood that the PSE is a potentiating instrument as it aims at the permanent integration and articulation of education and health and aims to contribute to the integral formation of students through actions of promotion, prevention and health care. In 2017, actions to combat Aedes Aegypti were included within the Environmental Health actions of the PSE due to the epidemiological situation of that period and the importance of developing an alternative that works effectively to combat the mosquito. In the course of this work, we sought to know the practices to combat arboviruses described in the main databases in the health area, as well as those that are developed in public schools in the DF that joined the PSE. In this way, the research sought to answer the following question: What are the IEC practices developed in schools in the DF for the prevention of arboviruses from the didactic material “All Against Dengue”? (In Portuguese, “Todos Contra Dengue”) It is a pedagogical material adopted by the Department of Education as a subsidy for the teacher's work. Data on IEC actions were requested from the Federal District Government, and, in addition, a survey (virtual form) was carried out in schools to learn about the reality of the Program and the respective IEC practices. In addition, two technical-pedagogical materials and a scientific article related to the topic were prepared. The findings of this work indicate a gap in studies published in the main health databases involving both the PSE and the prevention actions of arboviruses, as well as the need for the Department of Education of the DF to intensify the dissemination of the guide “Todos Contra a Dengue” and encourage the use of this pedagogical material.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado ProfissionalizanteSouza, Silvia Ribeiro dedias.katiuce@gmail.comDias, Katiuce2022-09-13T21:38:36Z2022-09-13T21:38:36Z2022-09-132022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Katiuce. Ações de Informação, Educação e Comunicação (IEC) para prevenção das arboviroses dengue, zika e chikungunya nas escolas do Distrito Federal que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE). 2022. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44798A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-05T18:16:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/44798Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-05T18:16:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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