A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pederiva, Patrícia Lima Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290
https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127
http://orcid.org/0000-0003-2336-7684
http://orcid.org/0000-0003-4434-6671
Resumo: O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical.
id UNB_99c0b52f83de2870dec6c173c8494e18
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36290
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gonçalves, Augusto Charan Alves BarbosaPederiva, Patrícia Lima Martins2020-01-24T10:30:09Z2020-01-24T10:30:09Z2019GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127http://orcid.org/0000-0003-2336-7684http://orcid.org/0000-0003-4434-6671O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical.The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Centro de Estudos Educação e Sociedade(CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessA unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-culturalThe education-music unity : music education in cultural-historical theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação musicalTeoria histórico-culturalVigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretaçãoSpinoza, Benedictus de, 1632-1677Marx, Karl, 1818-1883porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdfapplication/pdf111137http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36290/1/ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf713623bdae75562fb63279d4cbd4ed55MD51open access10482/362902023-10-17 15:36:40.716open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36290Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:36:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The education-music unity : music education in cultural-historical theory
title A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
spellingShingle A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa
Educação musical
Teoria histórico-cultural
Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Marx, Karl, 1818-1883
title_short A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
title_full A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
title_fullStr A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
title_sort A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
author Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa
author_facet Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa
Pederiva, Patrícia Lima Martins
author_role author
author2 Pederiva, Patrícia Lima Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa
Pederiva, Patrícia Lima Martins
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação musical
Teoria histórico-cultural
Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Marx, Karl, 1818-1883
topic Educação musical
Teoria histórico-cultural
Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Marx, Karl, 1818-1883
description O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-2336-7684
http://orcid.org/0000-0003-4434-6671
identifier_str_mv GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290
https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127
http://orcid.org/0000-0003-2336-7684
http://orcid.org/0000-0003-4434-6671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36290/1/ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 713623bdae75562fb63279d4cbd4ed55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573428881457152