A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290 https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127 http://orcid.org/0000-0003-2336-7684 http://orcid.org/0000-0003-4434-6671 |
Resumo: | O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical. |
id |
UNB_99c0b52f83de2870dec6c173c8494e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/36290 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Augusto Charan Alves BarbosaPederiva, Patrícia Lima Martins2020-01-24T10:30:09Z2020-01-24T10:30:09Z2019GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127http://orcid.org/0000-0003-2336-7684http://orcid.org/0000-0003-4434-6671O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical.The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Centro de Estudos Educação e Sociedade(CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessA unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-culturalThe education-music unity : music education in cultural-historical theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação musicalTeoria histórico-culturalVigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretaçãoSpinoza, Benedictus de, 1632-1677Marx, Karl, 1818-1883porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdfapplication/pdf111137http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36290/1/ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf713623bdae75562fb63279d4cbd4ed55MD51open access10482/362902023-10-17 15:36:40.716open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36290Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:36:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The education-music unity : music education in cultural-historical theory |
title |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
spellingShingle |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa Educação musical Teoria histórico-cultural Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 Marx, Karl, 1818-1883 |
title_short |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
title_full |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
title_fullStr |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
title_sort |
A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
author |
Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa |
author_facet |
Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa Pederiva, Patrícia Lima Martins |
author_role |
author |
author2 |
Pederiva, Patrícia Lima Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa Pederiva, Patrícia Lima Martins |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Educação musical Teoria histórico-cultural Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 Marx, Karl, 1818-1883 |
topic |
Educação musical Teoria histórico-cultural Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 Marx, Karl, 1818-1883 |
description |
O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-24T10:30:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-24T10:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127 |
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0003-2336-7684 http://orcid.org/0000-0003-4434-6671 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290 https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127 http://orcid.org/0000-0003-2336-7684 http://orcid.org/0000-0003-4434-6671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36290/1/ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
713623bdae75562fb63279d4cbd4ed55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573428881457152 |