Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montagner, Miguel Ângelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Montagner, Maria Inez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30262
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319
Resumo: Este ensaio emprega o arcabouço teórico de Pierre Bourdieu, autor fundamental para a descrição da prática científica, como estratagema heurístico para se obter uma compreensão hermenêutica do significado da graduação em saúde coletiva no contexto do campo da saúde, e tentar explicar se a formação do neo-higienista consegue possibilitar que os alunos de graduação em saúde coletiva incorporem a illusio necessária - mas não suficiente - para se transformar a saúde no Brasil. Trata-se de um ensaio que discute como a forma como o pensamento social, por meio de disciplinas das ciências humanas e sociais, introduziu-se historicamente no campo da saúde. Nesse processo, comenta-se como essas disciplinas formam o fundo de pensamento comum da chamada saúde coletiva e assim passam a incorporar o habitus dos profissionais da área. Por fim, discutimos como a aceitação do pacto inicial dos profissionais com as regras do campo e das formas simbólicas de sua legitimação poderia ocorrer e como os novos graduandos em saúde coletiva passariam a aceitar as regras tácitas e implícitas de atuação nesse campo. Constata-se o fato de que a dominação simbólica da clínica continua aparentemente inabalada e a formação de alunos em uma área que deveria contestar essa unicidade de pensamento parece manter intacta essa hegemonia, a despeito dos objetivos confessos da criação dessa graduação.
id UNB_9a839c74369437a48103ab3e4821d100
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30262
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentosHow to become a health intellectual : the necessary illusio and its tormentsCiências sociaisSaúde coletivaEducaçãoEste ensaio emprega o arcabouço teórico de Pierre Bourdieu, autor fundamental para a descrição da prática científica, como estratagema heurístico para se obter uma compreensão hermenêutica do significado da graduação em saúde coletiva no contexto do campo da saúde, e tentar explicar se a formação do neo-higienista consegue possibilitar que os alunos de graduação em saúde coletiva incorporem a illusio necessária - mas não suficiente - para se transformar a saúde no Brasil. Trata-se de um ensaio que discute como a forma como o pensamento social, por meio de disciplinas das ciências humanas e sociais, introduziu-se historicamente no campo da saúde. Nesse processo, comenta-se como essas disciplinas formam o fundo de pensamento comum da chamada saúde coletiva e assim passam a incorporar o habitus dos profissionais da área. Por fim, discutimos como a aceitação do pacto inicial dos profissionais com as regras do campo e das formas simbólicas de sua legitimação poderia ocorrer e como os novos graduandos em saúde coletiva passariam a aceitar as regras tácitas e implícitas de atuação nesse campo. Constata-se o fato de que a dominação simbólica da clínica continua aparentemente inabalada e a formação de alunos em uma área que deveria contestar essa unicidade de pensamento parece manter intacta essa hegemonia, a despeito dos objetivos confessos da criação dessa graduação.This test employs the theoretical framework of Pierre Bourdieu, central author to the description of scientific practice as a heuristic artifice to obtain a hermeneutic understanding of the meaning of collective health undergraduate studies in the context of the field of health, and trying to explain if the formation of the neo-hygienist approach can enable undergraduates in collective health to incorporate the illusio necessary (but not sufficient) to transform health in Brazil. This is an essay that discusses how social thought, through courses of humanities and social sciences, was historically introduced in the field of health. In this process, we will discuss how these courses form the common thinking of the so-called collective health and therefore start to incorporate the habitus of the professionals in the field. Finally, we will discuss how the acceptance of the initial pact by professionals with the rules of the field and of the symbolic forms of their legitimacy could occur and how the recently graduated professionals in collective health would accept the unspoken and implied rules of acting in this field. We observed that the symbolic domination of the clinic is still apparently unshaken and that the training of students in an area that should challenge this oneness of thought seems to keep intact this hegemony, despite the avowed goals of creation of this undergraduate course.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.2017-12-07T05:18:32Z2017-12-07T05:18:32Z2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. Como se tornar um intelectual da saúde: a illusio necessária e seus tormentos. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 837-846, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319. ______________________________________________________________________________________________________________________________MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. How to become a health intellectual: the necessary illusio and its torments. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 837-846, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30262http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319porengSaúde e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 1 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMontagner, Miguel ÂngeloMontagner, Maria Inezreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-25T20:57:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/30262Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-25T20:57:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
How to become a health intellectual : the necessary illusio and its torments
title Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
spellingShingle Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
Montagner, Miguel Ângelo
Ciências sociais
Saúde coletiva
Educação
title_short Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
title_full Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
title_fullStr Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
title_full_unstemmed Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
title_sort Como se tornar um intelectual da saúde : a illusio necessária e seus tormentos
author Montagner, Miguel Ângelo
author_facet Montagner, Miguel Ângelo
Montagner, Maria Inez
author_role author
author2 Montagner, Maria Inez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montagner, Miguel Ângelo
Montagner, Maria Inez
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais
Saúde coletiva
Educação
topic Ciências sociais
Saúde coletiva
Educação
description Este ensaio emprega o arcabouço teórico de Pierre Bourdieu, autor fundamental para a descrição da prática científica, como estratagema heurístico para se obter uma compreensão hermenêutica do significado da graduação em saúde coletiva no contexto do campo da saúde, e tentar explicar se a formação do neo-higienista consegue possibilitar que os alunos de graduação em saúde coletiva incorporem a illusio necessária - mas não suficiente - para se transformar a saúde no Brasil. Trata-se de um ensaio que discute como a forma como o pensamento social, por meio de disciplinas das ciências humanas e sociais, introduziu-se historicamente no campo da saúde. Nesse processo, comenta-se como essas disciplinas formam o fundo de pensamento comum da chamada saúde coletiva e assim passam a incorporar o habitus dos profissionais da área. Por fim, discutimos como a aceitação do pacto inicial dos profissionais com as regras do campo e das formas simbólicas de sua legitimação poderia ocorrer e como os novos graduandos em saúde coletiva passariam a aceitar as regras tácitas e implícitas de atuação nesse campo. Constata-se o fato de que a dominação simbólica da clínica continua aparentemente inabalada e a formação de alunos em uma área que deveria contestar essa unicidade de pensamento parece manter intacta essa hegemonia, a despeito dos objetivos confessos da criação dessa graduação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2017-12-07T05:18:32Z
2017-12-07T05:18:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. Como se tornar um intelectual da saúde: a illusio necessária e seus tormentos. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 837-846, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319. ______________________________________________________________________________________________________________________________
MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. How to become a health intellectual: the necessary illusio and its torments. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 837-846, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30262
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319
identifier_str_mv MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. Como se tornar um intelectual da saúde: a illusio necessária e seus tormentos. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 837-846, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319. ______________________________________________________________________________________________________________________________
MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. How to become a health intellectual: the necessary illusio and its torments. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 837-846, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30262
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016172319
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508223352274944