Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moraes, Raquel de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29721
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421
Resumo: O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.
id UNB_9ab9576cf7cb797554a588e719b08784
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29721
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distânciaThe communicational processes in policies of distance teacher trainingProfessores - formaçãoEnsino a distânciaO artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.The article presents the results of a research on communication processes in the Teacher Education Policy in the distance dialogical perspective, taking as an empirical basis the pedagogy course from a pole of the Open University of Brazil. The goal that guided the research was to analyze the type of communication between teacher/tutor and students. The methodology was based on the materialist dialectics and the delineation adopted was a case study. The results pointed to the denial of communication as constructive, critical and emancipatory dialogue. This open speech was against the capitalist counter-hegemony, but the analyzed practices were ideological, of false consciousness, not expressing the overcoming of alienation. As a conclusion, we point out that the occurrence possibility of an emancipatory communication in teacher training courses will only be viable through a formation policy that articulates theory and practice, discourse and reality in a collective construction of praxis meaning which transforms and overcomes the technicist hegemony, management and massification.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2017-12-07T05:13:01Z2017-12-07T05:13:01Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles; MORAES, Raquel de Almeida. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 307-321, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29721http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421Educar em Revista - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Magalis Bésser DornelesMoraes, Raquel de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:28:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/29721Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:28:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
The communicational processes in policies of distance teacher training
title Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
spellingShingle Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Professores - formação
Ensino a distância
title_short Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
title_full Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
title_fullStr Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
title_full_unstemmed Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
title_sort Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
author Schneider, Magalis Bésser Dorneles
author_facet Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Moraes, Raquel de Almeida
author_role author
author2 Moraes, Raquel de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Moraes, Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Ensino a distância
topic Professores - formação
Ensino a distância
description O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01
2017-12-07T05:13:01Z
2017-12-07T05:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles; MORAES, Raquel de Almeida. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 307-321, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29721
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421
identifier_str_mv SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles; MORAES, Raquel de Almeida. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 307-321, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29721
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508337013719040