Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid, Andrea Cristiane Vaz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3546
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
id UNB_9afe42cad53393f050a9493b00136ffd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3546
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidadeNarcisismoPersonalidadePsicopatologiaComportamento - mudançaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.Considerando o emergente fenômeno da fama, este trabalho objetiva estabelecer reflexões e buscar uma compreensão do tema a partir das contribuições de estudos sociológicos, psicanalíticos e do discurso de indivíduos que desejam e buscam a fama pela fama. Busca-se uma melhor compreensão das novas formas de subjetivação na contemporaneidade. Primeiramente, descreve-se a conceituação de fama. Em seguida é apresentada a sociedade de massas, sua forma de espetáculo e a individualidade como característica. Logo são expostos os conceitos psicanalíticos relacionados à temática da fama tal como narcisismo, ego ideal e ideal de ego, superego, identificação, idealização, sentimento de existência e de identidade, o desejo de reconhecimento e a busca pelos ideais. Enfim, apresenta-se a analise dos dados obtidos a partir do que foi relatado, em entrevista, pelos participantes desta pesquisa. Esta pesquisa expõe que para os entrevistados: há a idealização da fama e o desejo de conquistar essa imagem ideal; o olhar do outro sustenta o indivíduo; ser tudo e não ser nada são sentidos de forma extremada, como fama e anonimato, existência e não-existência, fracasso e sucesso; é necessário se "fazer" por si mesmo e identifica-se uma ambigüidade narcísica. Conclui-se que: a busca narcísica do ego ideal e as exigências do superego fazem-se presentes na busca da fama; o desejo de fama pode ser compreendido por abarcar os ideais culturais e do próprio eu; sentir-se ser (sentimento de existência e identidade) equivale a ser visto e ser famoso; ser visto é a finalidade e a fama é o meio de se obter essa visibilidade; o desejo de ser visto e conquistar a fama é uma defesa narcísica que encobre um desconforto em sentir-se nada ser. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTFocusing on the emerging phenomenon of instant fame, this work discusses it based on theoretical contributions from sociology and psychoanalysis, referred to the very words of individuals who seek fame for fame’s sake. This dissertation, thus, may be described as the search for a better understanding of the new ways of subjectivation found in contemporary societies. First, the concept of fame is described. Following parts present some aspects of mass society, such as the entertainment industry and individuality as one of its major characteristics. Psychoanalytical concepts that can be related to the subject of fame are then discussed, such as narcissism, ideal ego and ideal of ego, superego, identification, idealization, sense of existence and identity, the craving for acknowledgement and the role of ideals. Finally, the author analyses the data she collected in interviews with participants in the survey. She concludes that the subjects tend to idealize the condition of being famous, and seek with all their means to achieve this ideal image; the other’s look are the support of those individuals, for whom being all and being nothing are thus expressed in extremes, such as fame and anonymity, existence and non-existence, failure and success. They feel the need to be their own “makers”, thus revealing a narcissistic ambiguity. The author concludes that the narcissistic search for an ideal ego and the requirements of the superego are present in the quest for fame; the desire of being famous can thus be understood as involving the ideals of culture and of one’s self; the very feeling of being would mean to be seen and to be famous; to be seen is the end and fame is the means to obtain that visibility; the desire to be seen and to conquer fame is a narcissistic defense that covers the discomfort of one’s feeling he or she is nothing.Viana, Terezinha de CamargoCid, Andrea Cristiane Vaz2010-02-05T22:54:36Z2010-02-05T22:54:36Z2010-02-052006-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCID, Andrea Cristiane Vaz. Tudo pela fama: idealizações narcísicas na contemporaneidade. 116 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3546info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/3546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
title Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
spellingShingle Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
Cid, Andrea Cristiane Vaz
Narcisismo
Personalidade
Psicopatologia
Comportamento - mudança
title_short Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
title_full Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
title_fullStr Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
title_full_unstemmed Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
title_sort Tudo pela fama : idealizações narcísicas na contemporaneidade
author Cid, Andrea Cristiane Vaz
author_facet Cid, Andrea Cristiane Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Terezinha de Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid, Andrea Cristiane Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Narcisismo
Personalidade
Psicopatologia
Comportamento - mudança
topic Narcisismo
Personalidade
Psicopatologia
Comportamento - mudança
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-15
2010-02-05T22:54:36Z
2010-02-05T22:54:36Z
2010-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CID, Andrea Cristiane Vaz. Tudo pela fama: idealizações narcísicas na contemporaneidade. 116 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3546
identifier_str_mv CID, Andrea Cristiane Vaz. Tudo pela fama: idealizações narcísicas na contemporaneidade. 116 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580917735915520