Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Neto, Osvaldo Assis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11560
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2012.
id UNB_9b1da5667b236a33b0c90dfb99890b14
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11560
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileiraInclui bibliografiaSociologia urbana - Brasília (DF)Planejamento urbano - sociologiaTransporte urbano - planejamento urbanoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2012.Ao longo do século XX foi construído um projeto de nação brasileira que ambicionava o ingresso definitivo do país na modernidade. Dois acontecimentos foram fundamentais para levar a cabo esse processo, a implantação da indústria automobilística e a construção de Brasília, considerada a síntese do projeto de modernidade brasileiro. A nova capital do país foi erguida sob a ideologia do movimento modernista na arquitetura e urbanismo e do rovodoviarismo que prepararam a cidade para a circulação motorizada. A relação entre Brasília e os automóveis, vem desde a concepção urbanística da cidade, porém ultrapassou os limites das pranchetas dos arquitetos e planejadores urbanos e passou a estimular as representações de que a cidade fora planejada e pensada para o domínio do automóvel. A pesquisa procurou mostrar o papel e os significados do automóvel na mobilidade urbana de Brasília. A partir da análise da estrutura de mobilidade da cidade foi constado que a promessa de uma cidade voltada para o automóvel está se cumprindo dada a relação de dependência cada vez maior que vem se sedimentando entre o brasiliense e seu automóvel. O padrão de mobilidade da cidade vem se alterando radicalmente nos últimos anos, indicando que os brasilienses recorrem cada vez mais ao uso do carro particular. Ao ter seu uso rotinizado o carro torna-se elemento fundamental na construção de uma cultura da automotorização na cidade. Além da constatação empírica da predominância do papel do automóvel na cidade a pesquisa analisou como se dá a relação entre o morador de Brasília e seu carro, relação indispensável para a compreensão da centralidade que a automotorização possui atualmente na cidade. No trabalho de campo foram exploradas as dimensões do automóvel como instrumento utilitário a serviço da promessa da modernidade, a relação entre veículos automotores e a representação de Brasília enquanto ícone modernista, o automóvel como signo de status e reconhecimento, a relação econômica entre a renda e a posse de automóveis, a percepção sobre o automóvel e as políticas públicas para a mobilidade como o transporte público e seu papel na relação entre o indivíduo e seu carro, e por fim a afinidade entre as relações sociais e o automóvel e os impactos dessa relação numa possível sociabilidade motorizada no Distrito Federal. Os dados obtidos permitiram caracterizar a relação brasiliense–automóvel e, sobretudo, apresentar os elementos que compõem a cultura do automóvel da metrópole modernista brasiliense. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTDuring the 22nd century the Brazilian nation built a project that coveted the final entry of the country in the modern times. Two events were fundamental to conclude this process: the implantation of de automotive industry and the construction of Brasilia, which is considered as a synthesis of the Brazilian modernity project. The country’s new capital was raised under the ideology of the modernist movement in architecture and urbanism and the highway transport that prepared the city for motorized traffic. The relation between Brasilia and the cars comes from the conception of urban design of the city. However, the limits of the board of architects and the urban planners were exceeded, and started to stimulate the representation that the city was planned and thought just for the dominance of the automobile. The research sought to show the role and meanings of the automobile urban mobility in Brasilia. From the analysis of the structure of the mobility of the city, it was noticed that the promise of a city directed to automobile is being fulfilled because of the high dependence between the people of Brasilia and their cars. The mobility pattern of the city has being changing radically in recent years, indicating that the brasilienses increasingly resorting the use of the private car. The car becomes a fundamental element in constructing a culture of the auto motorization of the city by having routinized use. In addition to the empirical observation of the predominance of the automobile role in the city, the research analyzed how is the relation between the resident of Brasilia and his car, essential relation to the understanding of centrality that the auto motorization currently has in the city. In the studying were explored the dimensions of the automobile as an utilitarian instrument in service of the modernity promise, the relation between automotive vehicles and the Brasilia representation as modernist icon, the automobile as status sigh and recognition, the economic relation between the finance and the ownership car, the perception about the automobile and the public policies for the mobility as the public transportation and its role in the relation between the individual and his car, and finally the affinity between social relations and the automobile and the impacts of this relation in a possible sociability motorized in the Federal District. The data obtained allowed to characterize the relation brasiliense-automobile and, above all, present the elements that form the automobile culture of brasiliense modernist metropolis.Machado, Maria Salete KernRocha Neto, Osvaldo Assis2012-11-06T10:06:02Z2012-11-06T10:06:02Z2012-11-062012-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA NETO, Osvaldo Assis. Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira. 2012. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11560info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/11560Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
title Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
spellingShingle Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
Rocha Neto, Osvaldo Assis
Inclui bibliografia
Sociologia urbana - Brasília (DF)
Planejamento urbano - sociologia
Transporte urbano - planejamento urbano
title_short Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
title_full Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
title_fullStr Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
title_full_unstemmed Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
title_sort Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira
author Rocha Neto, Osvaldo Assis
author_facet Rocha Neto, Osvaldo Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Maria Salete Kern
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Neto, Osvaldo Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Inclui bibliografia
Sociologia urbana - Brasília (DF)
Planejamento urbano - sociologia
Transporte urbano - planejamento urbano
topic Inclui bibliografia
Sociologia urbana - Brasília (DF)
Planejamento urbano - sociologia
Transporte urbano - planejamento urbano
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06T10:06:02Z
2012-11-06T10:06:02Z
2012-11-06
2012-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA NETO, Osvaldo Assis. Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira. 2012. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11560
identifier_str_mv ROCHA NETO, Osvaldo Assis. Mobilidade urbana e cultural do automóvel na singularidade da metrópole modernista brasileira. 2012. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900913271603200