Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Maria Rosa Pimentel Faria de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1881
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
id UNB_9b631fad5b7f3d67a88d7d91e84ffab9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1881
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de casoInclusão escolarInclusão socialBibliotecas braillePessoas com deficiência visualEducação especialPessoas com deficiência visual - livros e leituraPessoas com deficiência visual - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.Este trabalho apresenta um estudo de caso, utilizando a metodologia da Pesquisa Participante, realizada nas Bibliotecas Braille do CAP.DV/MS e do ISMAC, ambas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele teve como objetivo investigar se os Deficientes Visuais encontram-se ou não incluídos social e educacionalmente nestas Bibliotecas. Os principais dados encontrados foram: Os usuários buscam informações sobre legislação, escrita e leitura em Braille, mas poucas informações são encontradas e nem sempre estão disponíveis. Neste trabalho o bibliotecário é descrito como Arquiteto da Informação e mediador da Inclusão Educacional e Social através de habilidades de leitura e da Biblioterapia. O estudo relaciona as principais leis para os deficientes visuais, o impacto tecnológico da informática e dos sintetizadores de voz, abrangendo a área da Educação Especial. Neste contexto, cada profissional faz progredir sua especificidade, ao instruir e permutar experiências com outros profissionais, visando o benefício comum no atendimento dos usuários especiais. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work concerns to a case study using the methology of Participant Research. It was carried out at Braille Libraries: CAP. DV/MS and ISMAC, both in Campo Grande, Mato Grosso do Sul State, in Brazil. It´s main objective was to investigate, if the special usuers are include or not into social and educational enviroment in these libraries. The findings were that the blinds usually search for information about legislation, writing and reading meterials in Braille. But, they often find few informations which aren´t always available. In this work, the librarian is considered as an Information Architect and a mediator of educational and social inclusion using reading skills and bibliotherapy. The research relates the main laws for blinds, the impact of informatics technologies and voice synthesizer within the special education area. In this enviroment, each professional may improve their work specialties by sharing experiences with others professionals to better attend the special users.Antunes, Walda de AndradeMiranda, Maria Rosa Pimentel Faria de2009-10-07T12:36:14Z2009-10-07T12:36:14Z2009-10-072006-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Maria Rosa Pimentel Faria de. Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS: um estudo de caso. 2006. 247 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Ciência da Informação, UnB/UNIDERP, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1881info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T19:31:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/1881Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T19:31:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
title Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
spellingShingle Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
Miranda, Maria Rosa Pimentel Faria de
Inclusão escolar
Inclusão social
Bibliotecas braille
Pessoas com deficiência visual
Educação especial
Pessoas com deficiência visual - livros e leitura
Pessoas com deficiência visual - educação
title_short Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
title_full Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
title_fullStr Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
title_full_unstemmed Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
title_sort Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS : um estudo de caso
author Miranda, Maria Rosa Pimentel Faria de
author_facet Miranda, Maria Rosa Pimentel Faria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Walda de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Maria Rosa Pimentel Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Inclusão social
Bibliotecas braille
Pessoas com deficiência visual
Educação especial
Pessoas com deficiência visual - livros e leitura
Pessoas com deficiência visual - educação
topic Inclusão escolar
Inclusão social
Bibliotecas braille
Pessoas com deficiência visual
Educação especial
Pessoas com deficiência visual - livros e leitura
Pessoas com deficiência visual - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-14
2009-10-07T12:36:14Z
2009-10-07T12:36:14Z
2009-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Maria Rosa Pimentel Faria de. Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS: um estudo de caso. 2006. 247 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Ciência da Informação, UnB/UNIDERP, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1881
identifier_str_mv MIRANDA, Maria Rosa Pimentel Faria de. Informação, leitura e inclusão educacional e social nas bibliotecas braille de Campo Grande/MS: um estudo de caso. 2006. 247 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Ciência da Informação, UnB/UNIDERP, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508257981497344