Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Rafael Pereira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17949
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Design, 2014.
id UNB_9b68322bfce87e35dc71fc24b902f2e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogamesVídeo gamesAmbientes virtuais compartilhadosDesign - interfaceHeads-up display (HUD)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Design, 2014.Este trabalho apresenta uma investigação do efeito do Heads-Up Display (HUD) no processo de imersão em jogos de videogame. Essa investigação tem por objetivo verificar a influência do HUD no processo de imersão, de modo a entender como isso ocorre e qual seu efeito no aproveitamento da experiência de imersão por parte do jogador. O fenômeno da imersão é valorizado tanto por especialistas quanto por jogadores e é intrínseco a outros tipos de mídia como filmes e literatura. A escolha do HUD como objeto de investigação se dá pela sua presença em grande parte dos videogames atuais, bem como pela escassez de estudos acadêmicos especificamente voltados para esse elemento. Neste trabalho, é realizado um levantamento bibliográfico de estudos relacionados a imersão e videogames, seguido de uma série de pesquisas realizadas com usuários por meio de questionários e grupos de foco, e além disso são apresentados estudos de caso de jogos conhecidos. É constatado que o HUD possui influência no processo de imersão de acordo com o volume de informação que ele transmite e de sua apresentação gráfica na interface do jogo, podendo afetar o fenômeno da imersão. Desse modo, ao final são propostas linhas-guia para auxiliar desenvolvedores na criação de HUDs que otimizem a experiência de imersão em jogos, bem como propostos caminhos para estudos adicionais no conceito de imersão em videogames.This study aims at investigating the effects of the Heads-Up Display (HUD) in the phenomenon of immersion in videogames. This investigation is directed at verifying the influence of the HUD and understanding how and to what extent this element affects the experience of immersion for the player. Immersion is considered an important phenomenon in videogames by specialists and gamers alike, and is also present in other media such as literature and cinema. The choice of the HUD as subject is justified by its presence on most videogames and on the lack of academic references focused on the subject. This study presents an analysis of recent literature on videogames and immersion, which is complemented by case studies and data collected directly from videogame users in questionnaires and focus groups. It is verified that the HUD affects the experience of immersion in videogames in both positive and negative ways, according to the amount of information it presents to players and the visual interference it has on the game screen. The study then presents guidelines aimed at helping developers in designing HUDs with positive effects on the experience of immersion, as well as suggesting paths to further studies on the subject.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignSouto, Virgínia TiradentesAraujo, Rafael Pereira de2015-04-20T18:44:45Z2015-04-20T18:44:45Z2015-04-202014-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Rafael Pereira de. Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames. 2014. ii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.repositorio.unb.br/handle/10482/17949http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17949info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:21:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/17949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:21:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
title Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
spellingShingle Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
Araujo, Rafael Pereira de
Vídeo games
Ambientes virtuais compartilhados
Design - interface
Heads-up display (HUD)
title_short Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
title_full Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
title_fullStr Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
title_full_unstemmed Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
title_sort Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames
author Araujo, Rafael Pereira de
author_facet Araujo, Rafael Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souto, Virgínia Tiradentes
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Rafael Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo games
Ambientes virtuais compartilhados
Design - interface
Heads-up display (HUD)
topic Vídeo games
Ambientes virtuais compartilhados
Design - interface
Heads-up display (HUD)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Design, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
2015-04-20T18:44:45Z
2015-04-20T18:44:45Z
2015-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Rafael Pereira de. Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames. 2014. ii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
repositorio.unb.br/handle/10482/17949
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17949
identifier_str_mv ARAUJO, Rafael Pereira de. Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames. 2014. ii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
repositorio.unb.br/handle/10482/17949
url http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580714067853312