Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marília de Faria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38810
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.
id UNB_9b6f4aa55461cd39df4ac24c95768192
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38810
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnBAssistência estudantilPrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)Permanência escolarPolíticas públicas - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.Este estudo consiste em avaliar a política pública da assistência estudantil da Universidade de Brasília. Os objetivos foram mensurar o impacto da assistência estudantil no desempenho acadêmico; identificar os fatores que desclassificam os candidatos do processo de seleção da assistência estudantil; e propor subsídios para aumentar a eficácia da gestão da assistência estudantil na UnB. Como metodologia, foram utilizados Testes-t para comparação das médias dos grupos. Os resultados apresentaram que a concessão da assistência estudantil não impactou no desempenho acadêmico dos estudantes, essa relação se mostrou significativa apenas nos estudantes de cursos de humanas e que 31% dos participantes foram desclassificados por pendência com a documentação, entre estudantes com perfil e não perfil da assistência estudantil. Conclui-se que o desempenho acadêmico pode não ser um instrumento adequado de avaliação da política, mas sim de acompanhamento desta, de forma que resulte em ações para reduzir os índices de evasão, apresenta propostas para a gestão da política e, por fim, ressalta o desafio de equilibrar acolhimento, celeridade, rigor e atenção às fraudes e falsificações nas seleções.This study aims to evaluate the public policy of student assistance at the University of Brasília. The purposes were to measure the impact of student assistance on academic performance; to identify the factors that disqualify candidates from the student assistance selection process; and to propose subsidies to increase the effectiveness of student assistance management at UnB. For the methodology, T-tests were used to compare the means of the groups. The results showed that the granting of student assistance did not impact the academic performance of students, this relation was significant only for students of humanities courses and that 31% of participants were disqualified due to pending documentation, among students with profile and non-profile student assistance. The findings from the research show that academic performance may not be an adequate instrument for evaluating the policy, but rather for monitoring it, in order to generate actions to reduce dropout rates, presents proposals for the management of the policy and, finally, highlights the challenge of balancing reception, speed, rigor and attention to fraud and falsification in the selections.Almeida, Alexandre Nascimento deFerreira, Marília de Faria2020-07-02T15:31:55Z2020-07-02T15:31:55Z2020-07-022020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Marília de Faria. Assistência estudantil: uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB. 2020. 46 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38810A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:43:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/38810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:43:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
title Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
spellingShingle Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
Ferreira, Marília de Faria
Assistência estudantil
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Permanência escolar
Políticas públicas - avaliação
title_short Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
title_full Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
title_fullStr Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
title_full_unstemmed Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
title_sort Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
author Ferreira, Marília de Faria
author_facet Ferreira, Marília de Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Alexandre Nascimento de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marília de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência estudantil
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Permanência escolar
Políticas públicas - avaliação
topic Assistência estudantil
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Permanência escolar
Políticas públicas - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02T15:31:55Z
2020-07-02T15:31:55Z
2020-07-02
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Marília de Faria. Assistência estudantil: uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB. 2020. 46 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38810
identifier_str_mv FERREIRA, Marília de Faria. Assistência estudantil: uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB. 2020. 46 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508406171500544