A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436 http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765 |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas. |
id |
UNB_9b71df4e193f65a05dcbbc6dd32f30c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/30436 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, Marcelo FerreiraCosta, Américo PierangeliBrito, Mozar José de2017-12-07T05:19:22Z2017-12-07T05:19:22Z2016-01VIANA, Marcelo Ferreira; COSTA, Américo Pierangeli; BRITO, Mozar José de. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 76, p. 92-109, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas.This paper aims to contribute to a reflection on the formation, generation and development of knowledge in marketing in light of critical hermeneutics. This is a review in which the authors envision new possibilities of critical studies in the field of social sciences. It is argued that the epistemological approach to critical hermeneutics provides a theoretical and methodological framework for the advancement of critical studies in marketing in that it focuses on interpretive assumptions of philosophical and sociological basis. It is evident, therefore, that the hermeneutic criticism is seen as a form of analysis and critical reflection on the marketing education, since this contributes to interpretation and less procedural and more reflective processes. Thus, it is advancing in the discussion that hermeneutic lens marketing may appear when this field is perceived more chopped and at the same time the mobility behavior gains at different speeds in relation to past designs.Faculdade de Educação Física (FEF)Escola de Administração da Universidade Federal da BahiaOrganizações & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessA hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidadesThe critical hermeneutics And studies in marketing : approaches and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHermenêuticaMarketingCríticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HermeneuticaCriticaEstudos.pdfapplication/pdf289795http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30436/1/ARTIGO_HermeneuticaCriticaEstudos.pdfb1d637c3e2aab2c95972012a6703aa0fMD51open access10482/304362023-07-31 23:50:43.868open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30436Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T02:50:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The critical hermeneutics And studies in marketing : approaches and possibilities |
title |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
spellingShingle |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades Viana, Marcelo Ferreira Hermenêutica Marketing Crítica |
title_short |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
title_full |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
title_fullStr |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
title_sort |
A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades |
author |
Viana, Marcelo Ferreira |
author_facet |
Viana, Marcelo Ferreira Costa, Américo Pierangeli Brito, Mozar José de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Américo Pierangeli Brito, Mozar José de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Marcelo Ferreira Costa, Américo Pierangeli Brito, Mozar José de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Hermenêutica Marketing Crítica |
topic |
Hermenêutica Marketing Crítica |
description |
Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-07T05:19:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-07T05:19:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIANA, Marcelo Ferreira; COSTA, Américo Pierangeli; BRITO, Mozar José de. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 76, p. 92-109, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765 |
identifier_str_mv |
VIANA, Marcelo Ferreira; COSTA, Américo Pierangeli; BRITO, Mozar José de. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 76, p. 92-109, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436 http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30436/1/ARTIGO_HermeneuticaCriticaEstudos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1d637c3e2aab2c95972012a6703aa0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801863909821382656 |