A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Marcelo Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Américo Pierangeli, Brito, Mozar José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436
http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765
Resumo: Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas.
id UNB_9b71df4e193f65a05dcbbc6dd32f30c6
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30436
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Viana, Marcelo FerreiraCosta, Américo PierangeliBrito, Mozar José de2017-12-07T05:19:22Z2017-12-07T05:19:22Z2016-01VIANA, Marcelo Ferreira; COSTA, Américo Pierangeli; BRITO, Mozar José de. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 76, p. 92-109, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas.This paper aims to contribute to a reflection on the formation, generation and development of knowledge in marketing in light of critical hermeneutics. This is a review in which the authors envision new possibilities of critical studies in the field of social sciences. It is argued that the epistemological approach to critical hermeneutics provides a theoretical and methodological framework for the advancement of critical studies in marketing in that it focuses on interpretive assumptions of philosophical and sociological basis. It is evident, therefore, that the hermeneutic criticism is seen as a form of analysis and critical reflection on the marketing education, since this contributes to interpretation and less procedural and more reflective processes. Thus, it is advancing in the discussion that hermeneutic lens marketing may appear when this field is perceived more chopped and at the same time the mobility behavior gains at different speeds in relation to past designs.Faculdade de Educação Física (FEF)Escola de Administração da Universidade Federal da BahiaOrganizações & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessA hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidadesThe critical hermeneutics And studies in marketing : approaches and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHermenêuticaMarketingCríticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HermeneuticaCriticaEstudos.pdfapplication/pdf289795http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30436/1/ARTIGO_HermeneuticaCriticaEstudos.pdfb1d637c3e2aab2c95972012a6703aa0fMD51open access10482/304362023-07-31 23:50:43.868open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30436Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T02:50:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The critical hermeneutics And studies in marketing : approaches and possibilities
title A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
spellingShingle A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
Viana, Marcelo Ferreira
Hermenêutica
Marketing
Crítica
title_short A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
title_full A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
title_fullStr A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
title_full_unstemmed A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
title_sort A hermenêutica crítica e estudos em marketing : aproximações e possibilidades
author Viana, Marcelo Ferreira
author_facet Viana, Marcelo Ferreira
Costa, Américo Pierangeli
Brito, Mozar José de
author_role author
author2 Costa, Américo Pierangeli
Brito, Mozar José de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Marcelo Ferreira
Costa, Américo Pierangeli
Brito, Mozar José de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Hermenêutica
Marketing
Crítica
topic Hermenêutica
Marketing
Crítica
description Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:19:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA, Marcelo Ferreira; COSTA, Américo Pierangeli; BRITO, Mozar José de. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 76, p. 92-109, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765
identifier_str_mv VIANA, Marcelo Ferreira; COSTA, Américo Pierangeli; BRITO, Mozar José de. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 76, p. 92-109, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000100092&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30436
http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30436/1/ARTIGO_HermeneuticaCriticaEstudos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1d637c3e2aab2c95972012a6703aa0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863909821382656