De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brisolla, Márcia Regina Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35243
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
id UNB_9ba2694aba8e81a9454b86ab4d274fdb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35243
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturaisImagens publicitáriasPedagogia culturalPublicidade digitalRepresentações de gêneroSubjetividade femininaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.As imagens da cultura da mídia estão cada vez mais presentes no cotidiano e operam como pedagogia cultural ao influenciar as relações humanas e os processos de constituição da subjetividade da menina em trânsito para se tornar mulher. Esta pesquisa apresenta-se como uma navegação ao encalço de analisar a imagem da menina/mulher na publicidade digital das marcas Capricho com ênfase na representação e nas mediações das garotas com essas visualidades. As questões que nortearam a pesquisa foram: como a menina em trânsito para a vida adulta está sendo representada nas imagens publicitárias da marca Capricho? Que padrões de representação do feminino são recorrentes e que novas referências imagéticas circulam na cultura da mídia? Essas figurações do feminino aparecem nas visualidades da Capricho? Que pedagogias são construídas e mediadas por esse artefato cultural midiático? Que saberes e referências imagéticas são postos em circulação? Como a menina/mulher ressignifica essas visualidades? Nesta jornada, por entre travessias e encruzilhadas, as pedagogias culturais produzidas são problematizadas ao analisar como as imagens publicitárias afetam a vida social dos sujeitos dessa pesquisa, meninas na faixa etária de 13/14 anos, estudantes do oitavo ano do ensino fundamental II. A base teórica da investigação constitui-se no âmbito da teoria educacional pós-crítica na confluência com os estudos culturais, teorias pós-estruturalistas, estudos de gênero e estudos da cultura visual. A escolha do grupo focal como técnica de investigação qualitativa agrega valiosa contribuição ao possibilitar compreender as concepções e os posicionamentos das jovens bem como interceptar contradições, similaridades, discordâncias e conformidades. Os resultados foram analisados na perspectiva analítico-interpretativa embasada nos estudos da cultura visual. A reflexão aponta um caminho pedagógico que pode gerar condições de aprendizagem a partir da relação experiencial com visualidades da mídia no encalço de instigar outros modos de ver, se ver e ver o outro, a partir da produção de significados compartilhados, tendo em vista a diversidade humana.Images of media culture are increasingly present in daily life and operate the cultural pedagogy by influencing human relations and the processes of constitution of the subjectivity of the girl on her way to become a woman. This research has as main objective to analyze the image of the girl/woman in the publicity of Capricho magazine with emphasis in the representation and the mediations of the girls with these visualities.The questions that guided the research were: how the girl in transit to adult life is being represented in the publicity images of the brand Capricho? What patterns of representation of the feminine are recurrent and what new imagery references circulate in the media culture? Do these feminine figurations appear in the visuals of Caprice? What pedagogies are built and mediated by this media cultural artefact? What knowledge and imagery are put into circulation? How does the girl / woman re-signify these visualities? Therefore, I intend to problematize the cultural pedagogies produced and the knowledge put into circulation by investigating how these visuals affect the social life of the subjects in this study, girls in the 13-14 age group, students of the eighth grade of elementary school. The theoretical basis of the research is within the scope of of post-critical educational theory at the confluence with cultural studies, poststructuralist theories, gender studies and visual culture studies. The choice of focal group as a qualitative research technique adds a valuable contribution by making it possible to understand the conceptions and positioning of young people as well as intercepting contradictions, similarities, disagreements and conformities. The results were analyzed from an analytical-interpretative approach based on visual culture studies. The reflection points out a pedagogical path that can generate learning conditions from the experiential relationship with media visuals in the search to investigate other ways of seeing, seeing oneself and seeing the other, from the production of shared meanings, in view of human diversity.Gatti, Thérèse HofmannBrisolla, Márcia Regina Santos2019-08-07T19:02:08Z2019-08-07T19:02:08Z2019-08-072019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRISOLLA, Márcia Regina Santos. De menina a mulher: imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais. 2019. 258 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35243A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/35243Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
title De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
spellingShingle De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
Brisolla, Márcia Regina Santos
Imagens publicitárias
Pedagogia cultural
Publicidade digital
Representações de gênero
Subjetividade feminina
title_short De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
title_full De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
title_fullStr De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
title_full_unstemmed De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
title_sort De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais
author Brisolla, Márcia Regina Santos
author_facet Brisolla, Márcia Regina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Thérèse Hofmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Brisolla, Márcia Regina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens publicitárias
Pedagogia cultural
Publicidade digital
Representações de gênero
Subjetividade feminina
topic Imagens publicitárias
Pedagogia cultural
Publicidade digital
Representações de gênero
Subjetividade feminina
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-07T19:02:08Z
2019-08-07T19:02:08Z
2019-08-07
2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRISOLLA, Márcia Regina Santos. De menina a mulher: imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais. 2019. 258 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35243
identifier_str_mv BRISOLLA, Márcia Regina Santos. De menina a mulher: imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais. 2019. 258 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580705427587072