Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Venson, Elaine, Clementino, Augusto Samuel, Noronha, Ana Paula Vargas de, Santos, Jads Victor Paiva dos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501
Resumo: Pesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”.
id UNB_9be12d4bfb8941a1717c1d657e99b82d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30501
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnicoSoftwarePesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”.Este Relatório é resultante de uma das frentes de pesquisa e desenvolvimento do Projeto P&D-MC/UnB (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Universidade de Brasília – UnB, Faculdade FGA e o Ministério das Comunicações - MC), oriundo de um termo de cooperação entre a UnB e o Ministério. Uma das metas do Projeto foi atender a demanda do Ministério quanto a definição de um processo de que possibilitasse gerir as demandas de manutenção de software pela terceirizada, no caso, fábricas de software e consultorias em gestão da qualidade, empregando valores e princípios das metodologias ágeis. Inicialmente foi necessário inventariar os softwares legados do Ministério. Para isso, foram definidos atributos de inventariação dos softwares. Em seguida, foi definido o Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM). O projeto compreendeu a definição, avaliação e implantação deste processo no Ministério. Como produção técnica, o processo foi definido, implantado, e validado no MC. Como produção acadêmica, até o momento, foram geradas algumas publicações em conferências internacionais, tais como: • Noronha, A. P. V.; Venson, E.; Figueiredo, R. M. C.; Modesto, A. S. C. Applying Kanban to Manage Outsourced Maintenance Services: An Action Research in a Brazilian Government Agency. In: CIbSE Conference IberoAmerican on Software Engineering (ESELAW Experimental Software Engineering Track), 22-23 May, 2017, Buenos Aires, Argentina. Link: Indisponível • Santos, Jads Victor Paiva dos; Figueiredo, R. M. C; Noronha, Ana Paula Vargas de; Venson, Elaine. Using Kanban in Outsourced Government Projects of Management Maintenance Demands: a Descriptive Research. In: 13th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. p. 4147 Link: http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/13CONTECSI/paper/view/4204 Além de outras produções relacionadas a esta temática, apresentadas no ANEXO 1. • Coletânea de artigos publicados em conferências, nacionais e internacionais, relacionados ao processo de desenvolvimento de software, de inventariação de sistemas, e de transferência de conhecimento. • Coletânea dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade GAMA – FGA, relacionados ao tema deste Relatório. Em 2016, houve a fusão do Ministério das Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, surgindo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC. O Projeto P&D-MC/UnB foi vinculado a esse novo Ministério. Neste relatório, apresenta-se o Processo GeDeM.Faculdade UnB Gama (FGA)Information, Technology, Research and Application Center (FGA ITRAC)Faculdade Gama - Universidade de Brasília2017-12-07T14:54:05Z2017-12-07T14:54:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfFIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501>. Acesso em: 22 dez. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501Figueiredo, Rejane Maria da CostaVenson, ElaineClementino, Augusto SamuelNoronha, Ana Paula Vargas deSantos, Jads Victor Paiva dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-27T15:49:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/30501Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-27T15:49:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
title Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
spellingShingle Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Software
title_short Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
title_full Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
title_fullStr Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
title_full_unstemmed Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
title_sort Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
author Figueiredo, Rejane Maria da Costa
author_facet Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Venson, Elaine
Clementino, Augusto Samuel
Noronha, Ana Paula Vargas de
Santos, Jads Victor Paiva dos
author_role author
author2 Venson, Elaine
Clementino, Augusto Samuel
Noronha, Ana Paula Vargas de
Santos, Jads Victor Paiva dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Venson, Elaine
Clementino, Augusto Samuel
Noronha, Ana Paula Vargas de
Santos, Jads Victor Paiva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Software
topic Software
description Pesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07T14:54:05Z
2017-12-07T14:54:05Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501>. Acesso em: 22 dez. 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501>. Acesso em: 22 dez. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Gama - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Gama - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508238697136128