Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501 |
Resumo: | Pesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”. |
id |
UNB_9be12d4bfb8941a1717c1d657e99b82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30501 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnicoSoftwarePesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”.Este Relatório é resultante de uma das frentes de pesquisa e desenvolvimento do Projeto P&D-MC/UnB (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Universidade de Brasília – UnB, Faculdade FGA e o Ministério das Comunicações - MC), oriundo de um termo de cooperação entre a UnB e o Ministério. Uma das metas do Projeto foi atender a demanda do Ministério quanto a definição de um processo de que possibilitasse gerir as demandas de manutenção de software pela terceirizada, no caso, fábricas de software e consultorias em gestão da qualidade, empregando valores e princípios das metodologias ágeis. Inicialmente foi necessário inventariar os softwares legados do Ministério. Para isso, foram definidos atributos de inventariação dos softwares. Em seguida, foi definido o Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM). O projeto compreendeu a definição, avaliação e implantação deste processo no Ministério. Como produção técnica, o processo foi definido, implantado, e validado no MC. Como produção acadêmica, até o momento, foram geradas algumas publicações em conferências internacionais, tais como: • Noronha, A. P. V.; Venson, E.; Figueiredo, R. M. C.; Modesto, A. S. C. Applying Kanban to Manage Outsourced Maintenance Services: An Action Research in a Brazilian Government Agency. In: CIbSE Conference IberoAmerican on Software Engineering (ESELAW Experimental Software Engineering Track), 22-23 May, 2017, Buenos Aires, Argentina. Link: Indisponível • Santos, Jads Victor Paiva dos; Figueiredo, R. M. C; Noronha, Ana Paula Vargas de; Venson, Elaine. Using Kanban in Outsourced Government Projects of Management Maintenance Demands: a Descriptive Research. In: 13th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. p. 4147 Link: http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/13CONTECSI/paper/view/4204 Além de outras produções relacionadas a esta temática, apresentadas no ANEXO 1. • Coletânea de artigos publicados em conferências, nacionais e internacionais, relacionados ao processo de desenvolvimento de software, de inventariação de sistemas, e de transferência de conhecimento. • Coletânea dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade GAMA – FGA, relacionados ao tema deste Relatório. Em 2016, houve a fusão do Ministério das Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, surgindo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC. O Projeto P&D-MC/UnB foi vinculado a esse novo Ministério. Neste relatório, apresenta-se o Processo GeDeM.Faculdade UnB Gama (FGA)Information, Technology, Research and Application Center (FGA ITRAC)Faculdade Gama - Universidade de Brasília2017-12-07T14:54:05Z2017-12-07T14:54:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfFIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501>. Acesso em: 22 dez. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501Figueiredo, Rejane Maria da CostaVenson, ElaineClementino, Augusto SamuelNoronha, Ana Paula Vargas deSantos, Jads Victor Paiva dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-27T15:49:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/30501Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-27T15:49:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
title |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
spellingShingle |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico Figueiredo, Rejane Maria da Costa Software |
title_short |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
title_full |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
title_fullStr |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
title_full_unstemmed |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
title_sort |
Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico |
author |
Figueiredo, Rejane Maria da Costa |
author_facet |
Figueiredo, Rejane Maria da Costa Venson, Elaine Clementino, Augusto Samuel Noronha, Ana Paula Vargas de Santos, Jads Victor Paiva dos |
author_role |
author |
author2 |
Venson, Elaine Clementino, Augusto Samuel Noronha, Ana Paula Vargas de Santos, Jads Victor Paiva dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rejane Maria da Costa Venson, Elaine Clementino, Augusto Samuel Noronha, Ana Paula Vargas de Santos, Jads Victor Paiva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software |
topic |
Software |
description |
Pesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-07T14:54:05Z 2017-12-07T14:54:05Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501>. Acesso em: 22 dez. 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501>. Acesso em: 22 dez. 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Gama - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Gama - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508238697136128 |