Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019. |
id |
UNB_9c0dd50ab372edc1b6cd7dd970ed0c36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/39240 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participaçãoSTS education : contributions to constitution of participation cropsCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Ensino de ciênciasCultura participativaEducação CTSTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) almeja processos de democratização das decisões envolvendo temas sociais de ciência-tecnologia. No entanto, estudos do campo indicam que há poucos aprofundamentos sobre o que estamos compreendendo com práticas participativas, como alcançá-las e desenvolvê-las em diferentes contextos, em especial, no educacional. Diante disso, faz-se necessário identificar/compreender/aprofundar estratégias e caminhos possíveis para promover mecanismos ampliados de participação. É diante disso que propomos a presente pesquisa, que objetiva investigar, caracterizar e sistematizar elementos, estratégias e experiências que contribuam para a construção de uma cultura participativa na educação CTS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamentada na articulação dos referenciais da educação CTS, do Pensamento Latino- Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade e de Paulo Freire. No primeiro momento, buscamos compreender a complexidade dos processos democráticos e de participação no âmbito social e na esfera científico-tecnológica, problematizando as dimensões histórico-cultural, social e de mecanismos decisórios, visando contribuir para ações a serem desenvolvidas no contexto educacional. No segundo momento, aprofundamos estratégias sinalizadoras para o desenvolvimento de uma cultura de participação, sistematizadas pelos elementos valor, conhecimento e engajamento social. Já a última etapa do trabalho, consiste em promover sinalizações à educação CTS que perpassem pela criticidade da busca pela construção da cultura de participação. Essa etapa, oriundo de um exercício teórico-prático de ações e experiências educativas CTS, publicadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, possibilitaram caracterizar limitações e potencialidades frente aos elementos e estratégias identificados e sistematizados, implicando diferentes culturas de participação. Essas culturas sinalizam desafios para a educação CTS, mas também encaminhamentos para um (re)pensar de processos democráticos ampliados.The Science-Technology-Society (STS) education aims at processes of democratization of decisions in social themes of science-technology. However, field studies indicate that there is little insight into what we are understanding with participatory practices, how to achieve and develop them in different contexts, especially in education. Given this, it is necessary to identify /understand/deepen strategies and possible ways to promote expanded mechanisms of participation. Therefore, we propose the present research, which aims to investigate, characterize and systematize elements, strategies and experiences that contribute to the construction of a participatory culture in STS education. This is a research of qualitative nature and bibliographical nature, based on the articulation of the references of education STS, Latin American Thought in Science-Technology-Society and Paulo Freire. In the first moment, we seek to understand the complexity of democratic processes and participation in the social and scientific-technological sphere, problematizing the historical-cultural, social and decision-making dimensions, aiming to contribute to actions to be developed in the educational context. In the second moment, we deepen signaling strategies for the development of a culture of participation, systematized by the elements value, knowledge and social engagement. The last stage of the work, on the other hand, consists of promoting signs to the STS education that pervade the criticality of the search for the construction of the culture of participation. This stage, derived from a theoretical-practical exercise of actions and educational experiences STS, published and analyzed from the Discursive Textual Analysis, allowed to characterize limitations and potentialities against the elements and strategies identified and systematized, implying different cultures of participation. These cultures signal challenges for STS education, but also referrals to a (re)thinking of expanded democratic processes.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasStrieder, Roseline BeatrizRosa, Suiane Ewerling da2020-07-09T13:30:50Z2020-07-09T13:30:50Z2020-07-092019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T16:05:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/39240Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T16:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação STS education : contributions to constitution of participation crops |
title |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação |
spellingShingle |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação Rosa, Suiane Ewerling da Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Ensino de ciências Cultura participativa Educação CTS |
title_short |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação |
title_full |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação |
title_fullStr |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação |
title_full_unstemmed |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação |
title_sort |
Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação |
author |
Rosa, Suiane Ewerling da |
author_facet |
Rosa, Suiane Ewerling da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Strieder, Roseline Beatriz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Suiane Ewerling da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Ensino de ciências Cultura participativa Educação CTS |
topic |
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Ensino de ciências Cultura participativa Educação CTS |
description |
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 2020-07-09T13:30:50Z 2020-07-09T13:30:50Z 2020-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240 |
identifier_str_mv |
ROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508168333492224 |