Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Suiane Ewerling da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
id UNB_9c0dd50ab372edc1b6cd7dd970ed0c36
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39240
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participaçãoSTS education : contributions to constitution of participation cropsCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Ensino de ciênciasCultura participativaEducação CTSTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) almeja processos de democratização das decisões envolvendo temas sociais de ciência-tecnologia. No entanto, estudos do campo indicam que há poucos aprofundamentos sobre o que estamos compreendendo com práticas participativas, como alcançá-las e desenvolvê-las em diferentes contextos, em especial, no educacional. Diante disso, faz-se necessário identificar/compreender/aprofundar estratégias e caminhos possíveis para promover mecanismos ampliados de participação. É diante disso que propomos a presente pesquisa, que objetiva investigar, caracterizar e sistematizar elementos, estratégias e experiências que contribuam para a construção de uma cultura participativa na educação CTS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamentada na articulação dos referenciais da educação CTS, do Pensamento Latino- Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade e de Paulo Freire. No primeiro momento, buscamos compreender a complexidade dos processos democráticos e de participação no âmbito social e na esfera científico-tecnológica, problematizando as dimensões histórico-cultural, social e de mecanismos decisórios, visando contribuir para ações a serem desenvolvidas no contexto educacional. No segundo momento, aprofundamos estratégias sinalizadoras para o desenvolvimento de uma cultura de participação, sistematizadas pelos elementos valor, conhecimento e engajamento social. Já a última etapa do trabalho, consiste em promover sinalizações à educação CTS que perpassem pela criticidade da busca pela construção da cultura de participação. Essa etapa, oriundo de um exercício teórico-prático de ações e experiências educativas CTS, publicadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, possibilitaram caracterizar limitações e potencialidades frente aos elementos e estratégias identificados e sistematizados, implicando diferentes culturas de participação. Essas culturas sinalizam desafios para a educação CTS, mas também encaminhamentos para um (re)pensar de processos democráticos ampliados.The Science-Technology-Society (STS) education aims at processes of democratization of decisions in social themes of science-technology. However, field studies indicate that there is little insight into what we are understanding with participatory practices, how to achieve and develop them in different contexts, especially in education. Given this, it is necessary to identify /understand/deepen strategies and possible ways to promote expanded mechanisms of participation. Therefore, we propose the present research, which aims to investigate, characterize and systematize elements, strategies and experiences that contribute to the construction of a participatory culture in STS education. This is a research of qualitative nature and bibliographical nature, based on the articulation of the references of education STS, Latin American Thought in Science-Technology-Society and Paulo Freire. In the first moment, we seek to understand the complexity of democratic processes and participation in the social and scientific-technological sphere, problematizing the historical-cultural, social and decision-making dimensions, aiming to contribute to actions to be developed in the educational context. In the second moment, we deepen signaling strategies for the development of a culture of participation, systematized by the elements value, knowledge and social engagement. The last stage of the work, on the other hand, consists of promoting signs to the STS education that pervade the criticality of the search for the construction of the culture of participation. This stage, derived from a theoretical-practical exercise of actions and educational experiences STS, published and analyzed from the Discursive Textual Analysis, allowed to characterize limitations and potentialities against the elements and strategies identified and systematized, implying different cultures of participation. These cultures signal challenges for STS education, but also referrals to a (re)thinking of expanded democratic processes.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasStrieder, Roseline BeatrizRosa, Suiane Ewerling da2020-07-09T13:30:50Z2020-07-09T13:30:50Z2020-07-092019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T16:05:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/39240Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T16:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
STS education : contributions to constitution of participation crops
title Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
spellingShingle Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
Rosa, Suiane Ewerling da
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Ensino de ciências
Cultura participativa
Educação CTS
title_short Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
title_full Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
title_fullStr Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
title_full_unstemmed Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
title_sort Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação
author Rosa, Suiane Ewerling da
author_facet Rosa, Suiane Ewerling da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Suiane Ewerling da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Ensino de ciências
Cultura participativa
Educação CTS
topic Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Ensino de ciências
Cultura participativa
Educação CTS
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2020-07-09T13:30:50Z
2020-07-09T13:30:50Z
2020-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240
identifier_str_mv ROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508168333492224