História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliene Alves Veloso da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19704
http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19704
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
id UNB_9cde8bc88eb157f7375a0a7a5a226193
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19704
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de CeilândiaPsicologia escolarOrientação profissionalPsicólogos escolares - práticaEquipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA)Ceilândia (DF)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.A literatura aponta mudanças nas concepções e práticas individualizantes dos psicólogos escolares na direção de uma perspectiva de atuação crítica, que considera a gênese social do desenvolvimento humano a partir das relações interpessoais e do contexto histórico-cultural. O Distrito Federal se destaca nacionalmente pelas políticas públicas voltadas para inserção do psicólogo escolar na rede oficial de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a atuação dos psicólogos escolares das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da cidade de Ceilândia e como eles estão se apropriando da Orientação Pedagógica (OP), implantada na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Por meio da análise documental das Orientações Pedagógicas da Psicologia Escolar na SEE-DF e de entrevistas realizadas com 20 psicólogos escolares procurou-se investigar as mudanças nessas diretrizes e a aproximação de práticas dos pesquisados com a Orientação Pedagógica atual. A análise das informações se deu a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural do desenvolvimento humano e discussões da Psicologia Escolar contemporânea. As diretrizes analisadas evidenciaram avanços teórico-conceituais nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem e nas propostas de atuação para o psicólogo escolar. Embora a Orientação Pedagógica atual seja considerada pelos participantes um documento que legitima, orienta e contribui para a formação continuada nos espaços coletivos verificou-se a necessidade de apropriação dos seus pressupostos teórico-metodológicos. Como desdobramento dessa pesquisa espera-se que conhecimento construído possa subsidiar formação inicial e continuada em Psicologia Escolar e impactar políticas públicas educacionais para a ampliação do número de psicólogos escolares inseridos nas escolas e a universalização desse serviço para todas as modalidades de ensino da SEE-DF.The literature points to changes in individualizing concepts and practices assumed by school psychologists into a perspective of critical performance that considers the social genesis of human development based on relationships and the historical-cultural context. The Federal District distinguishes itself in the national context for implementing public policies aimed at providing the inclusion of School Psychologist in the public school system. This research aimed at investigating School Psychology in Specialized Teams for Learning Support (EEAA) located in the city of Ceilândia and how they are appropriating with the Educational Guidelines (OP) of the in the State District Education Bureau Federal (SEE-DF). By making the documental analysis of Pedagogical Guidelines that establish the School Psychology Service and interviewing twenty school psychologists we intended to investigate the changes made in these guidelines and to familiarity the practices of the psychologists interviewed with the current Educational Guidelines. The information was analyzed based on the assumptions of the Historic-Cultural Psychology of human development and on discussions of contemporary School Psychology. The guidelines analyzed indicted theoric and conceptual improvements in the understanding of development and learning and in the proposals for actions of school psychologists. Although participants consider the current Pedagogical Guidance a document that legitimizes, guides and contributes to continuing education in collective spaces, there was a need to assume its theoretical and methodological assumptions. As outcome of this research we expect that the knowledge gained subsidizes initial and continuing education on School Psychology as well as impacts on public educational policies for increasing the number of school psychologists in schools and the universalization of this service to all types of education at the SEE-DF.Araújo, Claisy Maria MarinhoSilva, Liliene Alves Veloso da2016-03-17T20:50:37Z2016-03-17T20:50:37Z2016-03-172015-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Liliene Alves Veloso da. História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal: as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia. 2015. xiii, 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19704http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19704A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/19704Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
title História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
spellingShingle História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
Silva, Liliene Alves Veloso da
Psicologia escolar
Orientação profissional
Psicólogos escolares - prática
Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA)
Ceilândia (DF)
title_short História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
title_full História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
title_fullStr História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
title_full_unstemmed História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
title_sort História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
author Silva, Liliene Alves Veloso da
author_facet Silva, Liliene Alves Veloso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Claisy Maria Marinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliene Alves Veloso da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Orientação profissional
Psicólogos escolares - prática
Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA)
Ceilândia (DF)
topic Psicologia escolar
Orientação profissional
Psicólogos escolares - prática
Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA)
Ceilândia (DF)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
2016-03-17T20:50:37Z
2016-03-17T20:50:37Z
2016-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Liliene Alves Veloso da. História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal: as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia. 2015. xiii, 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19704
http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19704
identifier_str_mv SILVA, Liliene Alves Veloso da. História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal: as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia. 2015. xiii, 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19704
http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508341198585856