Clientelismo : uma instituição política brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Giovana Rocha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1431
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2006.
id UNB_9e4efce5eeb208e9396d73540b5ad685
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1431
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Clientelismo : uma instituição política brasileiraDemocraciaClientelismoDeputados federaisPolíticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2006.O trabalho em questão trata da tentativa de identificar e compreender um dos fatores que comprometem o fortalecimento da democracia no Brasil, o clientelismo. O foco central do texto é saber como e se é possível consolidar instituições democráticas em um contexto em que valores conservadores e práticas da política tradicional são, ainda, profundamente arraigados. A hipótese que lanço é a de que o principal fator que garantiu a sobrevivência do clientelismo no atual período democrático é a sua naturalização no cenário político. Assim, parto da seguinte constatação: o clientelismo é uma instituição política no Brasil. E, como forma de se compreender a instituição clientelismo, e como esta se formou e se consolidou a partir dos novos marcos legais advindos da retomada da democracia no final da década de 1980, analiso o clientelismo sob três perspectivas. O seu lugar dentro da teoria democrática, a sua interação com fatores sócio-culturais brasileiros que deram estímulos para a perenidade das relações patrono–cliente, mesmo em cenários modernizantes, e em um último aspecto analiso a força do clientelismo para o ordenamento da arena política-legislativa. Desta forma, como meio de verificar empiricamente estas asserções, analiso os deputados federais com mais de quatro mandatos consecutivos. A conclusão é que as trocas clientelísticas bem sucedidas são uma garantia de sucesso político, na medida em que esta é capaz de adaptar-se ao novo marco institucional legal e dele tirar proveito para a sua permanência no jogo político. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe work in subject treats of the attempt of to identify and to understand one of the factors that commit the invigoration of the democracy in Brazil, the clientelism. The central focus of the text is to know as and if it is possible to consolidate democratic institutions in a context in that conservative values and practices of the traditional politics are, still, deeply ingrained. The hypothesis that I throw is that the principal factor that guaranteed the survival of the clientelism in the current democratic period is its naturalization in the political scenery. Like this, I leave of the following verification: the clientelism is a political institution in Brazil. Like this, as form of understanding the institution clientelism, and as this it was formed and consolidated starting from the new marks legal come from the retaking of the democracy in the end of the decade of 1980. I analyze the clientelism under three perspectives: its place inside of the democratic theory, its interaction with Brazilian partner-cultural factors that gave incentives for the everlasting of the relationships patrono–client, even in modernizing sceneries, and in a last aspect I analyze the force of the clientelism for the organization of the politicslegislative arena. This way, as middle of verifying these assertions empirically, I analyze the federal deputies with more than four consecutive mandates. The conclusion is that the changes clientelistics well happened they are a warranty of political success, in the measure in that this is capable to adapt to the new legal institutional mark and of him to remove advantage for his permanence in the political game.Kramer, Paulo Roberto da CostaVeloso, Giovana Rocha2009-03-05T16:24:17Z2009-03-05T16:24:17Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVELOSO, Giovana Rocha. Clientelismo: uma instituição política brasileira. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1431info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:52:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/1431Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:52:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Clientelismo : uma instituição política brasileira
title Clientelismo : uma instituição política brasileira
spellingShingle Clientelismo : uma instituição política brasileira
Veloso, Giovana Rocha
Democracia
Clientelismo
Deputados federais
Política
title_short Clientelismo : uma instituição política brasileira
title_full Clientelismo : uma instituição política brasileira
title_fullStr Clientelismo : uma instituição política brasileira
title_full_unstemmed Clientelismo : uma instituição política brasileira
title_sort Clientelismo : uma instituição política brasileira
author Veloso, Giovana Rocha
author_facet Veloso, Giovana Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kramer, Paulo Roberto da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Giovana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Clientelismo
Deputados federais
Política
topic Democracia
Clientelismo
Deputados federais
Política
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2009-03-05T16:24:17Z
2009-03-05T16:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELOSO, Giovana Rocha. Clientelismo: uma instituição política brasileira. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1431
identifier_str_mv VELOSO, Giovana Rocha. Clientelismo: uma instituição política brasileira. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508257346060288