A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49065
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2021.
id UNB_9f0cf6d3520d1429843515f1018d32cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49065
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizaçõesProvocadora cênicaArtes cênicasArteArtes cênicas - estudo e ensinoTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2021.Esta tese propõe a utilização da Provocação Cênica, como sistema pedagógico, nas aulas práticas de teatro no ensino médio. Para isso, relata a experiência de aplicação do sistema – estímulos, problematizações e resultados alcançados – entre 2018 e 2020, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Colinas. Busca revisitar o teatro no contexto do ensino médio, partindo dos documentos norteadores institucionais e legislativos (LDB, BNCC, PCNs, ODP/IFTO), com a finalidade de problematizar as diretrizes em acordo com o sistema e sua aplicação cotidiana. Para tanto, se pauta no conceito de experiência associado à educação, apresentando, por meio de autores referenciais, singularidades na reflexão sobre o que constitui e possibilita construir e reconstruir a vivência no processo de ensino-aprendizado. Considera, ainda, o trabalho prático como etapa fundamental para o aprendizado completo e significativo de cidadãos críticos e autônomos. Alicerça seu escopo de fundamentação conceitual na discussão filosófica do corpo e seus afetos e afecções para, em um segundo momento, apresentar a sistematização da proposta de Provocação Cênica, identificando as etapas a serem seguidas, meios avaliativos que consideram a subjetividade e a mutabilidade como parte integrante do constructo de saberes. Parte do relato-processo de duas experiências conduzidas: a sala de aula da disciplina Arte e o contexto de um projeto extraclasse do processo de criação do espetáculo Circo do Lixo (2018). Relacionado aos dois contextos apresenta exercícios autorais usados como estímulos para o domínio técnico-expressivo do corpo, a criação cênica e o exercício cênico-digital. Sendo a Provocação Cênica um sistema pedagógico-dialógico, colaborativo, considera, em todas as suas etapas, as relações hierárquicas no ambiente escolar, pautando-se no aprendizado libertador proposto por Paulo Freire (1981, 1996). Compreende-se no contexto da Provocação Cênica uma desconstrução necessária de modos e saberes enrijecidos e condicionados, buscando na investigação processual recursos e conteúdos relevantes para a formação em teatro, no contexto do ensino médio, que permita também a preparação para o ingresso na universidade e no mercado de trabalho. Defende-se a atuação da professora de teatro como uma Provocadora Cênica, problematizando seu processo pedagógico que prioriza a experiência criativa colaborativa para a construção de um saber crítico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This thesis proposes the use of Scenic Provocation,(Provocação Cênicas) as a pedagogical system, in practical drama classes in high school. For this, reports the experience of applying the system – stimuli, problematizations and results achieved - between 2018 and 2020, at the Federal Institute of Tocantins (IFTO), Colinas campus. It seeks to revisit drama in the context of high school, based on the institutional and legislative guide documents (LDB, BNCC, PCNs, ODP/IFTO), in order to problematize the guidelines in accordance with the system and its daily application. Therefore, is based on the concept of experience associated with education, presenting, through reference authors, singularities in the reflection on what constitutes and makes it possible to build and rebuild the experiences in the teaching-learning process. It also considers practical work as a fundamental step for the complete and meaningful learning of critical and autonomous citizens. Bases its scope of conceptual foundation on the philosophical discussion of the body and its affections and how stimulate de body for, in a second moment, present the proposal of Scenic Provocation system, identifying the steps to be followed and to evaluative the learning process considering subjectivity and mutability as an integral part of the construct knowledge. Report and analyse two experiences that were conducted: the Art classes and the context of an extraclass project of creating the play Circo do Lixo (2018). Related to the two contexts, it presents authorexercises used as stimuli for the technical-expressive domain of the body, scenic creation and scenic-digital exercises. Being the Scenic Provocation (Provocação Cênica) a pedagogical-dialogical system, collaborative, considers, in all its stages, the hierarchical relationships in the school environment, based on the liberating learning proposed by Paulo Freire (1981, 1996). In the context of the Scenic Provocation (Provocação Cênica), a necessary deconstruction of stiffened and conditioned ways and knowledge is understood, seeking in the procedural investigation resources and contentes relevant to the expressive training in theater, in the context of high school, which also allows the preparation for entry into the university and the labor market. The performance of the drama teacher as a Scene Provocateur (Provocadora Cênico) is defended, problematizing her pedagogical process that prioritizes the collaborative creative experience for the construction of critical knowledge.Cette thèse propose l'utilisation de la Provocation Scénique (Provocação Cênica), comme système pédagogique, dans les cours pratiques de théâtre au lycée. Pour ça, elle rapporte l'expérience d'application du système - stimulus, problématisations et résultats obtenus - entre 2018 et 2020, à l'Institut Fédéral du Tocantins (IFTO), campus Colinas. Cet travail cherche à revisiter le théâtre dans le contexte du lycée, à partir des documents d'orientation institutionnels et législatifs (LDB, BNCC, PCNs, ODP / IFTO), dans le but de problématiser les lignes directrices en conformité avec le système et son application quotidienne. À cette fin, on s'appuie donc sur le concept d'expérience associé à l'éducation, en présentant, par l´intermédiaire d´auteurs de références, des singularités dans la réflexion qui constitue et permet de construire et reconstruire l'expérience dans le processus d'enseignement-apprentissage. Cette recherche considère, encore, le travail pratique comme une étape fondamentale pour l'apprentissage complet et significatif des citoyens critiques et autonomes. Elle fonde sa portée de fondement conceptuel sur la discussion philosophique du corps et de ses affections et effets pour, après, présenter la systématisation de la proposition de provocation scénique, en identifiant les étapes à suivre, des moyens évaluatifs qui considèrent la subjectivité et la mutabilité comme partie de la construction de connaissances. La recherche pars du processus-rapport de deux expériences menées: la salle de classe de la discipline Art et le contexte d'un projet extra-classe du processus de création du spectacle Circo do Lixo (2018). En lien avec les deux contextes, elle présente des exercices de copyright utilisés comme stimuli pour le domaine technico-expressif du corps, la création scénique et l'exercice numérique-scénique. La Provocation scénique (Provocação Cênica) étant un système pédagogique-dialogique collaboratif, elle considère, dans toutes ses étapes, les relations hiérarchiques en milieu scolaire, basées sur l'apprentissage libérateur proposé par Paulo Freire (1981, 1996). Dans le contexte de la Provocation Scénique (Provocação Cênica) on vue une nécessité de déconstruction des voies et des connaissances rigides et conditionnées, en recherchant dans l'investigation procédurale des ressources et des contenus pertinents pour la formation au théâtre, dans le contexte du lycée, qui permet également la préparation à l'entrée à l'université et sur le marché du travail. On défend la performance de la professeure de théâtre en tant que provocatrice de scène (Provocadora Cênica), problématisant son processus pédagogique qui priorise l'expérience créative collaborative pour la construction d'un savoir critique.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisLignelli, CésarCarvalhal, Júlia Alves Rodrigues2024-07-19T22:22:48Z2024-07-19T22:22:48Z2024-07-192021-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues. A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio: discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-26T05:00:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/49065Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-26T05:00:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
title A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
spellingShingle A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
Provocadora cênica
Artes cênicas
Arte
Artes cênicas - estudo e ensino
title_short A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
title_full A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
title_fullStr A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
title_full_unstemmed A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
title_sort A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
author Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
author_facet Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lignelli, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Provocadora cênica
Artes cênicas
Arte
Artes cênicas - estudo e ensino
topic Provocadora cênica
Artes cênicas
Arte
Artes cênicas - estudo e ensino
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
2024-07-19T22:22:48Z
2024-07-19T22:22:48Z
2024-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues. A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio: discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49065
identifier_str_mv CARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues. A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio: discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580716257280000