Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328 https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422 http://orcid.org/0000-0003-1810-3924 |
Resumo: | O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções. |
id |
UNB_9f4c331feba19daead1f9162f2c8469b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36328 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimentalEvidence of efficacy of retirement education programs : an experimental studyAposentadoriaIntervençãoEficáciaO estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.This study evaluates the efficacy of three retirement education programs, long, brief and testimony, using an experimental design with a control group and six month follow-up in a sample of public servants (N = 30). We used the scale for behavioral change in retirement planning, subjective well-being and future time perspective and satisfaction questionnaire. Data were analyzed by descriptive, nonparametric statistics and content analysis. There were no statistically significant differences between groups. Effect size analyzes revealed positive effects of long intervention in future time perspective and life satisfaction, as well as positive effects of the control group on occupational-social investment, autonomy and well-being. The evidences are inconclusive about interventions efficacy.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2020-01-24T10:30:18Z2020-01-24T10:30:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422http://orcid.org/0000-0003-1810-3924(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro-França, CristineideMurta, Sheila Giardiniporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/36328Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental Evidence of efficacy of retirement education programs : an experimental study |
title |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental |
spellingShingle |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental Leandro-França, Cristineide Aposentadoria Intervenção Eficácia |
title_short |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental |
title_full |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental |
title_fullStr |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental |
title_full_unstemmed |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental |
title_sort |
Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental |
author |
Leandro-França, Cristineide |
author_facet |
Leandro-França, Cristineide Murta, Sheila Giardini |
author_role |
author |
author2 |
Murta, Sheila Giardini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro-França, Cristineide Murta, Sheila Giardini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aposentadoria Intervenção Eficácia |
topic |
Aposentadoria Intervenção Eficácia |
description |
O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:18Z 2020-01-24T10:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328 https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422 http://orcid.org/0000-0003-1810-3924 |
identifier_str_mv |
LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328 https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422 http://orcid.org/0000-0003-1810-3924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508305211457536 |