Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro-França, Cristineide
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Murta, Sheila Giardini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422
http://orcid.org/0000-0003-1810-3924
Resumo: O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.
id UNB_9f4c331feba19daead1f9162f2c8469b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36328
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimentalEvidence of efficacy of retirement education programs : an experimental studyAposentadoriaIntervençãoEficáciaO estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.This study evaluates the efficacy of three retirement education programs, long, brief and testimony, using an experimental design with a control group and six month follow-up in a sample of public servants (N = 30). We used the scale for behavioral change in retirement planning, subjective well-being and future time perspective and satisfaction questionnaire. Data were analyzed by descriptive, nonparametric statistics and content analysis. There were no statistically significant differences between groups. Effect size analyzes revealed positive effects of long intervention in future time perspective and life satisfaction, as well as positive effects of the control group on occupational-social investment, autonomy and well-being. The evidences are inconclusive about interventions efficacy.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2020-01-24T10:30:18Z2020-01-24T10:30:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422http://orcid.org/0000-0003-1810-3924(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro-França, CristineideMurta, Sheila Giardiniporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/36328Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
Evidence of efficacy of retirement education programs : an experimental study
title Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
spellingShingle Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
Leandro-França, Cristineide
Aposentadoria
Intervenção
Eficácia
title_short Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
title_full Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
title_fullStr Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
title_full_unstemmed Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
title_sort Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
author Leandro-França, Cristineide
author_facet Leandro-França, Cristineide
Murta, Sheila Giardini
author_role author
author2 Murta, Sheila Giardini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro-França, Cristineide
Murta, Sheila Giardini
dc.subject.por.fl_str_mv Aposentadoria
Intervenção
Eficácia
topic Aposentadoria
Intervenção
Eficácia
description O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:30:18Z
2020-01-24T10:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422
http://orcid.org/0000-0003-1810-3924
identifier_str_mv LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422
http://orcid.org/0000-0003-1810-3924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508305211457536