Concepção sobre a investigação no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, João Paulo Cunha de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688
https://orcid.org/0000-0002-2566-3957
Resumo: A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes.
id UNB_9fa796ff671bf383a5aba32955994b07
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/42650
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Menezes, João Paulo Cunha de2021-12-28T11:14:11Z2021-12-28T11:14:11Z2021MENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688https://orcid.org/0000-0002-2566-3957A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes.Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, UnespCopyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY NC SA). Fonte: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessConcepção sobre a investigação no ensino de ciênciasDiseño de la investigación en la enseñanza de las cienciasResearch design in science educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFormação inicial de professoresPráticas pedagógicasEnsino por investigaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42650/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINALARTIGO_ConcepcaoInvestigacaoEnsino.pdfARTIGO_ConcepcaoInvestigacaoEnsino.pdfapplication/pdf263703http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42650/1/ARTIGO_ConcepcaoInvestigacaoEnsino.pdf7a035c878f044005b9dd92dc31f939cdMD51open access10482/426502023-05-24 20:49:04.037open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/42650U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Diseño de la investigación en la enseñanza de las ciencias
Research design in science education
title Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
spellingShingle Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
Menezes, João Paulo Cunha de
Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Ensino por investigação
title_short Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
title_full Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
title_fullStr Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
title_full_unstemmed Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
title_sort Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
author Menezes, João Paulo Cunha de
author_facet Menezes, João Paulo Cunha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, João Paulo Cunha de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Ensino por investigação
topic Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Ensino por investigação
description A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-28T11:14:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-28T11:14:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2566-3957
identifier_str_mv MENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688
https://orcid.org/0000-0002-2566-3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42650/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42650/1/ARTIGO_ConcepcaoInvestigacaoEnsino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
7a035c878f044005b9dd92dc31f939cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863822716174336