Functional health literacy in hypertensive elders at primary health care
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36222 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897 http://orcid.org/0000-0002-0785-9665 http://orcid.org/0000-0003-4269-5448 http://orcid.org/0000-0002-9071-8512 https://orcid.org/0000-0002-0261-129X http://orcid.org/0000-0002-4511-9123 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial. |
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Functional health literacy in hypertensive elders at primary health careAlfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primáriaAlfabetismo funcional en salud en personas hipertensas en la atención primariaAlfabetização funcional - saúdeIdosos - saúdeHipertensão em idososAtenção primária à saúdeObjetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial.Objective: to assess the relationship between inadequate functional health literacy and inadequate blood pressure control in older people with hypertension in Primary Health Care. Method: a cross-sectional study with sample calculated at 392. SAHLPA-18 tool was used for functional health literacy; blood pressure was measured; sociodemographic and clinical data were collected. Hierarchical logistic regression was used. Results: (high) inadequate blood pressure and (low) functional inadequate health literacy were present in 41.6% and 54.6% of the people, respectively. Factors associated with inadequate blood pressure were: inadequate functional health literacy, black-brown skin color, overweight-obesity, hypertension diagnosis time, non-adherence to exercise/diet, drug treatment. Schooling had no association with inadequate blood pressure Conclusion: hypertensive elderly people with inadequate health literacy were more likely to have inadequate blood pressure. Thus, health professionals need to value functional health literacy as a possible component to control blood pressure.Objetivo: evaluar la relación entre alfabetismo funcional en salud inadecuada y control inadecuado de la presión arterial en personas ancianas hipertensas em la Atención Primaria de Salud. Método: estudio transversal com muestra calculada en 392. Se utilizó instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional en salud; a la presión arterial; recogidos datos sociodemográficos y clínicos. Se utilizo La regresión logística jerárquica. Resultados: La presión arterial inadecuada (alta) y el alfabetismo funcional en salud inadecuada (bajo) estaban presentes en el 41,6% y el 54,6% de las personas, respectivamente. Los factores asociados com la presión arterial inadecuada fueron: alfabetismo funcional en salud inadecuada, color parda-negra, sobrepeso-obesidad, tiempo de diagnóstico de la hipertensión, no adhesión a ejercicio/dieta, no adhesión al tratamiento medicamentoso. El nivel de escolaridad no tuvo asociación con la presión arterial inadecuada. Conclusión: las personas mayores hipertensas con alfabetismo funcional em salud inadecuada presentaron más posibilidades de tener presión arterial inadecuada. Así, los profesionales de La salud necesitan valorizar el alfabetismo funcional en salud como posible componente para controlar la presión arterial.Associação Brasileira de Enfermagem2020-01-24T10:29:54Z2020-01-24T10:29:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Victor Roberto Santos et al. Functional health literacy in hypertensive elders at primary health care. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 266-273, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000800266. Acesso em: 26 jun. 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________COSTA, Victor Roberto Santos et al. Alfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 266-273, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000800266. Acesso em: 26 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36222https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897http://orcid.org/0000-0002-0785-9665http://orcid.org/0000-0003-4269-5448http://orcid.org/0000-0002-9071-8512https://orcid.org/0000-0002-0261-129Xhttp://orcid.org/0000-0002-4511-9123engpor(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Victor Roberto SantosCosta, Polyana D’arc RezendeNakano, Eduardo YoshioApolinário, DanielSantana, Alfredo Nicodemos Cruzreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:14:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/36222Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:14:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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