Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Eudes de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32268
http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.32268
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
id UNB_a07d48ac5bf5979937e36a7b2889d86b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32268
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popularMúsica - análise, apreciaçãoMúsica - instrução e estudoViolão - instrução e estudoTavares, Paulo André, 1957- crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.A presente pesquisa teve por objetivo compreender como a experiência profissional de Paulo André Tavares pode contribuir com o ensino do violão popular. Como objetivos específicos, têm-se os que se seguem: evidenciar os percursos formativos deste profissional; e, conhecer os conhecimentos pedagógico-musicais adquiridos ao longo dessa trajetória. Como tema norteador, fez-se importante observar a trajetória profissional docente em violão popular de Paulo André Tavares, professor aposentado da Escola de Música de Brasília. O referencial teórico se deu com base em conceitos de Michael Huberman (1989) – Ciclo de vida profissional de professores, e Marie-Christine Josso (2004) – Experiências de vida e formação. A metodologia utilizada teve como viés a abordagem (auto)biográfica na perspectiva de Christine Delory-Momberger (2012). A técnica de pesquisa incidiu na Entrevista Narrativa de Fritz Schütze (2013). As análises e interpretações evidenciaram um modo singular de ser professor de violão popular, que traz compreensões, por meio de narrativas musicais, dos modos de ensino e aprendizagem da música. De fato, as narrativas com música permitem problematizar as maneiras como o docente de música concede sentido à sua história de vida profissional, pois, ao fazer música e apreender desse processo as narrativas musicais, é possível pensar quais são os efeitos gerados dessas narrativas, e onde os problemas de apropriação e transmissão de conhecimentos musicais e pedagógico-musicais são construídos/“editados”, ainda que provisoriamente. Assim, o sujeito, ao narrar-se com música, é tomado como o protagonista desse processo/produto, sendo capaz de evidenciar quais objetivos foram construídos no e para o processo do fazer musical. Os resultados da pesquisa apontaram que as metodologias de ensino cujos objetivos vão sendo delineados no processo nascem dos princípios e conceitos advindos das experiências com música. Tem-se, portanto, uma metodologia que não está dada, mas que ocorre na ação. E isso só é possível se o fazer musical é construído com e por meio de narrativas musicais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The theme of this research is the professional career as a teacher of the guitar player Paulo André Tavares, a retired professor of The Music School of Brasilia. The aim of this paper is to understand how the experience of Paulo André Tavares can contribute with a way to teach Brazilian guitar. The specific objectives: to highlight the professional paths of this professional; know the pedagogical musical experience acquired during his career. The theoretical framework is based on concepts of Michael Huberman (1989) - The professional life cycle of teachers and Marie-Christine Josso (2004) - Experiences of life and training. The methodology used is the (auto) biographical approach used by Christine Delory-Momberger (2012). The research technique focuses on Interview Storytelling by Fritz Schütze (2013). The analysis and interpretations showed a unique way of being popular guitar teacher who brings to a way understand through musical narratives, modes of teaching and learning music. The narratives with music allow us to problematize the ways that a music teacher gives a meaning to his own history of professional life. Make music and learn with this process of musical narratives can help us to think what are the effects generated with these narratives, where the problems of appropriation, musical transmission and pedagogical-musical knowledge are being built, or in other words "edited" even provisionally. Thus, when the subject and his narratives with music is take as the protagonist of this process / product being able to show what goals have been built to the process of making music. The results of this survey indicate that methodologies of teach whose objectives will be outlined in the process. Born from principles and concepts arising from experiences with music. It is a methodology that is not gived, but happens in the action. And this is possible if the act of make music is built with and through musical narratives.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAbreu, Delmary Vasconcelos deBraga, Eudes de Carvalho2018-07-18T19:32:52Z2018-07-18T19:32:52Z2018-07-182016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Eudes de Carvalho. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32268http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.32268A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:59:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/32268Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:59:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
title Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
spellingShingle Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
Braga, Eudes de Carvalho
Música - análise, apreciação
Música - instrução e estudo
Violão - instrução e estudo
Tavares, Paulo André, 1957- crítica e interpretação
title_short Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
title_full Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
title_fullStr Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
title_full_unstemmed Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
title_sort Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
author Braga, Eudes de Carvalho
author_facet Braga, Eudes de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Eudes de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Música - análise, apreciação
Música - instrução e estudo
Violão - instrução e estudo
Tavares, Paulo André, 1957- crítica e interpretação
topic Música - análise, apreciação
Música - instrução e estudo
Violão - instrução e estudo
Tavares, Paulo André, 1957- crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
2018-07-18T19:32:52Z
2018-07-18T19:32:52Z
2018-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Eudes de Carvalho. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32268
http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.32268
identifier_str_mv BRAGA, Eudes de Carvalho. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32268
http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.32268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580748048007168