Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Aquiles Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9513
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_a0c92ec2473ffd0fc43f9e2a5b229bf6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9513
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimentoProfessores - formação - ensino superiorEnsino pagoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.Esta pesquisa se caracteriza por um estudo de caso que tem por objetoo processo de desenvolvimento profissional de professores que atuam naeducação superior em instituições não-universitárias, circunscrito aos docentesque atuam nos cursos de licenciatura de Pedagogia, Letras e História de umaInstituição de educação superior privada não-universitária, do tipo faculdade,situada no Distrito Federal. Com o objetivo de analisar como se dá o processode desenvolvimento profissional dos professores que atuam na educaçãosuperior, e a partir da assertiva de que os professores que estão na educaçãosuperior brasileira atualmente não foram sequer preparados para atuaremneste nível da educação, buscamos compreender a tessitura da trama queconstitui o desenvolvimento profissional destes docentes. Nossa analiseprocurou identificar os elementos que dão forma e complexidade a estedesenvolvimento, o que nos enveredou pela trajetória formativa e profissionaldestes professores e do seu envolvimento na constituição de suaprofissionalidade. Para tanto, realizou-se análises junto à bibliografiaespecializada que discute sua organização e fundamentos, e ao arcabouçolegal, que regulamenta a educação superior brasileira a partir da década de1990. O ainda contou com estudos empíricos efetivaram-se pela a aplicação dequestionários e entrevistas junto ao corpo docente de cursos de licenciatura deuma instituição do tipo faculdade. O estudo chama atenção para os impactosdo processo de privatização da educação superior e a conseqüenteproletarização do trabalho docente. Revela uma trajetória formativa e umprocesso de desenvolvimento profissional dos professores da educaçãosuperior marcados pelo isolamento. Além de caracterizar esse processo dedesenvolvimento profissional dos professores da educação superior, numaperspectiva de movimento de categoria, como um campo em construção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is characterized by a case study that aims the process of professionaldevelopment of teachers working in higher education in non-university institutions, limited toteachers who work in undergraduate courses in Education, Literature and History of anInstitution private higher education non-university type of college, located in the Federal District.Aiming to analyze how is the process of professional development of teachers working in highereducation, and from the assumption that teachers who are currently in Brazilian highereducation were not even prepared to operate at this level of education, we understand theweaving of the plot that is the professional development of teachers. Our analysis sought toidentify the elements that shape and complexity of this development, which has embarked onthe path of training and professional teachers and their involvement in setting up theirprofessionalism. To this end, analysis was carried out by the specialized literature thatdiscusses its organization and foundations, and the legal framework regulating the Brazilianhigher education from the 1990s. The empirical studies also included, we accomplished by theuse of questionnaires and interviews with the faculty of graduate courses in a college-typeinstitution. The study draws attention to the impacts of privatization of higher education and theconsequent proletarianization of teaching. Reveals a history and a formative process ofprofessional development for teachers of higher education marked by isolation. Besidescharacterizing the process of professional development for teachers of higher education fromthe perspective of movement category, as a field under construction.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVeiga, Ilma Passos AlencastroCerqueira, Aquiles Santos2011-10-24T19:40:49Z2011-10-24T19:40:49Z2011-10-242011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCERQUEIRA, Aquiles Santos. Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada: um devir em movimento. 191 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9513info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/9513Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
title Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
spellingShingle Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
Cerqueira, Aquiles Santos
Professores - formação - ensino superior
Ensino pago
title_short Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
title_full Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
title_fullStr Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
title_sort Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada : um devir em movimento
author Cerqueira, Aquiles Santos
author_facet Cerqueira, Aquiles Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Aquiles Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação - ensino superior
Ensino pago
topic Professores - formação - ensino superior
Ensino pago
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-24T19:40:49Z
2011-10-24T19:40:49Z
2011-10-24
2011-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CERQUEIRA, Aquiles Santos. Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada: um devir em movimento. 191 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9513
identifier_str_mv CERQUEIRA, Aquiles Santos. Desenvolvimento profissional dos professores da educação superior privada: um devir em movimento. 191 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508200977760256