Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias-Pereira, José
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3680
Resumo: Temos como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscamos analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluímos que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_a157dbcd41b66293265f9763887b039d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3680
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão socialPublic policies of education in Brazil : the use of EaD as instrument for social inclusionEnsino a distânciaPolítica públicaInclusão socialTemos como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscamos analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluímos que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present article searchs to analyze - from the debate on the theory and the concept of education in the distance - the possibilities of intensive use of the EaD, in the context of the new public politics of education, as instrument of social inclusion in Brazil. It is verified, in this analysis that education in the distance, in a context where the continued learning started to be part in the life of the people, is presented as an important tool in the process of construction of public politics of education in the country. We conclude that, in the management of the public politics of education in the distance in Brazil must be advanced in the consistent construction of one arcabouço institucional and in the generation of stimulatons to the research in EaD, with sight to contribute for an increasing social inclusion in the country.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)2010-02-22T14:30:44Z2010-02-22T14:30:44Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATIAS-PEREIRA, José. Políticas públicas de educação no Brasil: a utilização da EAD como instrumento de inclusão social. Journal of Technology Management and Innovation, v. 3, p. 44-55, 2008. Disponível em: <http://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/art79/128>. Acesso em: 22 fev 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3680Matias-Pereira, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:28:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/3680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:28:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
Public policies of education in Brazil : the use of EaD as instrument for social inclusion
title Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
spellingShingle Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
Matias-Pereira, José
Ensino a distância
Política pública
Inclusão social
title_short Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
title_full Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
title_fullStr Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
title_sort Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
author Matias-Pereira, José
author_facet Matias-Pereira, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias-Pereira, José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Política pública
Inclusão social
topic Ensino a distância
Política pública
Inclusão social
description Temos como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscamos analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluímos que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-02-22T14:30:44Z
2010-02-22T14:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATIAS-PEREIRA, José. Políticas públicas de educação no Brasil: a utilização da EAD como instrumento de inclusão social. Journal of Technology Management and Innovation, v. 3, p. 44-55, 2008. Disponível em: <http://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/art79/128>. Acesso em: 22 fev 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3680
identifier_str_mv MATIAS-PEREIRA, José. Políticas públicas de educação no Brasil: a utilização da EAD como instrumento de inclusão social. Journal of Technology Management and Innovation, v. 3, p. 44-55, 2008. Disponível em: <http://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/art79/128>. Acesso em: 22 fev 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580711095140352