Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliver, Núbia Almeida Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45090
Resumo: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.
id UNB_a2705826447402653e289d0bbbdcc27e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45090
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e BiologiaProfessores - formação continuadaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Narrativas autobiográficasEnsino de ciênciasEducação científica escolarDissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.Trata-se de uma pesquisa-ação-formação utilizando pesquisa autobiográfica, realizada com professores de Ciências e Biologia do Distrito Federal por meio de um curso de formação continuada intitulado “Temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia e valorização das ideias de autonomia e reflexividade”. Meu objetivo principal foi analisar as facilidades/dificuldades do trabalho docente dentro da Educação CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - envolvendo temas controversos, buscando compreender como uma proposta de formação contínua, baseada no aporte teórico-metodológico das narrativas autobiográficas, poderia contribuir para despertar a autonomia e a reflexividade dos professores integrantes desta pesquisa, os envolvendo em uma prática pedagógica voltada para uma formação crítica, autônoma, reflexiva e criativa. O curso proposto foi construído em conjunto com dez (nove ao final) docentes participantes, na perspectiva humanística de Paulo Freire. Após seis encontros de formação continuada, realizei uma entrevista semiestruturada com oito dos docentes cursistas, conforme planejamento de minha pesquisa. O material produzido no curso de formação continuada (discursos e narrativas), na entrevista semiestruturada e em meu diário de escuta foram interpretados pela ferramenta denominada análise textual discursiva - ATD (MORAES, 2003), com criação de três categorias de análise: (1) Percepções docentes: temas controversos envolvendo CTS no Ensino de Ciências/Biologia, autonomia e reflexividade; (2) As experiências pessoais para o “eu professor”/“eu professora”; (3) O curso de formação continuada e as narrativas autobiográficas em um fazer docente autônomo e reflexivo. Os temas controversos repercutem na educação científica escolar. A educação CTS, que pode envolver questões sociocientíficas, é promissora para o desenvolvimento de uma alfabetização científica que valorize o protagonismo, a crítica, a criatividade e a formação cidadã (SANTOS; MORTIMER, 2002). Assim, é importante valorizar a autonomia e a reflexividade no ambiente escolar para fortalecer a construção de uma sociedade democrática em tempos tão controversos. Ressaltar a subjetividade no trabalho com narrativas autobiográficas (JOSSO, 2010), enfatizando a “escuta sensível” (BARBIER, 2007, p. 93), significa valorizar as histórias de vida em um processo reflexivo e formativo. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o curso contribuiu para avivar o interesse e percepção dos professores de Ciências/Biologia do Distrito Federal envolvidos na temática proposta sobre a possibilidade e a necessidade da abordagem de temas controversos em sala de aula para uma formação discente autônoma, reflexiva, crítica, criativa e cidadã. Outra questão referiu-se à valorização de espaços formativos que priorizem a “escuta sensível” e o conhecimento dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como o trabalho com as narrativas autobiográficas. Os docentes relataram consciência sobre a importância de trabalhar, dialogar, discutir e debater temas controversos e ideias de autonomia e reflexividade com os discentes, expondo suas facilidades e realçando suas dificuldades específicas na abordagem de questões de natureza controversa como, por exemplo, as relacionadas à sexualidade. Percebi o anseio dos professores por investimentos em cursos de formação inicial/continuada (principalmente) com abordagem sobre temas controversos no Ensino de Ciências/Biologia e valorização do narrar e do escutar sobre as experiências de vida. Os docentes precisam de apoio no ambiente escolar e de políticas públicas que valorizem seu trabalho e sua liberdade de ensinar, sendo necessário rever o excesso de responsabilidades e encargos atuais direcionados aos profissionais da educação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This is an action-training research of using autobiographical narratives, carried out with Science and Biology teachers from the Federal District through a continuing education course entitled "Controversial Issues in Science and Biology Teaching and valuing the ideas of autonomy and reflexivity". My main objective was to analyze the facilities/difficulties of teaching work within CTS Education - Science, Technology and Society - involving controversial topics, seeking to understand how a proposal for continuing education, based on the theoretical-methodological contribution of autobiographical narratives, could contribute to awakening the autonomy and reflexivity of the teachers involved in this research, involving them in a pedagogical practice aimed at a critical, autonomous, reflective and creative formation. The proposed course was built together with ten (nine at the end) participating teachers, in the humanistic perspective of Paulo Freire. After six continuing education meetings, I conducted a semi-structured interview with eight of the course participants, according to my research plan. The material produced in the continuing education course (speeches and narratives), in the semi-structured interview and in my listening diary were interpreted by the tool called discursive textual analysis - ATD (MORAES, 2003), creating three categories of analysis: (1) Teacher perceptions: controversial issues involving CTS in Science/Biology Teaching, autonomy and reflexivity; (2) Personal experiences for the “I teacher”/“I teacher”; (3) The continuing education course and autobiographical narratives in an autonomous and reflective teaching practice. Controversial themes reverberate in school science education. CTS education, which may involve socio-scientific issues, is promising for the development of scientific literacy that values protagonism, criticism, creativity and citizen education (SANTOS; MORTIMER, 2002). Thus, it is important to value autonomy and reflexivity in the school environment to strengthen the construction of a democratic society in such controversial times. Emphasizing subjectivity in working with autobiographical narratives (JOSSO, 2010), emphasizing “sensitive listening” (BARBIER, 2007, p. 93), means valuing life stories in a reflective and formative process. The results of this research show that the course contributed to enlivening the interest and perception of Science/Biology teachers from the Federal District involved in the proposed theme about the possibility and necessity of approaching controversial topics in the classroom for an autonomous, reflective student formation, critical, creative and citizen. Another issue referred to the valorization of training spaces that prioritize “sensitive listening” and the knowledge of those involved in the teaching-learning process, as well as working with autobiographical narratives. Teachers reported awareness of the importance of working, dialoguing, discussing and debating controversial topics and ideas of autonomy and reflexivity with students, exposing their facilities and highlighting their specific difficulties in addressing controversial issues, such as those related to sexuality. I noticed the teachers' desire to invest in initial/continuing training courses (mainly) with an approach to controversial topics in Science/Biology Teaching and valuing narrating and listening to life experiences. Teachers need support in the school environment and public policies that value their work and their freedom to teach.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Instituto de Ciências Biológicas (IB)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGastal, Maria Luiza de AraújoOliver, Núbia Almeida Duarte2022-11-03T21:30:43Z2022-11-03T21:30:43Z2022-11-032022-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVER, Núbia Almeida Duarte. Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45090A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-29T15:55:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/45090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-29T15:55:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
title Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
spellingShingle Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
Oliver, Núbia Almeida Duarte
Professores - formação continuada
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Narrativas autobiográficas
Ensino de ciências
Educação científica escolar
title_short Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
title_full Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
title_fullStr Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
title_sort Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
author Oliver, Núbia Almeida Duarte
author_facet Oliver, Núbia Almeida Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gastal, Maria Luiza de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliver, Núbia Almeida Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação continuada
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Narrativas autobiográficas
Ensino de ciências
Educação científica escolar
topic Professores - formação continuada
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Narrativas autobiográficas
Ensino de ciências
Educação científica escolar
description Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03T21:30:43Z
2022-11-03T21:30:43Z
2022-11-03
2022-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVER, Núbia Almeida Duarte. Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45090
identifier_str_mv OLIVER, Núbia Almeida Duarte. Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508334789689344