Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sautchuk, Carlos Emanuel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188
Resumo: O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura.
id UNB_a2c872c1777cf21e5ccc744a31ad5b53
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25188
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cine-arma : a poiesis de filmar e pescarCine-weapon : the poiesis of filming and fishingPescaCaçaAmazôniaImagemAntropologiaO presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura.This paper discusses the use of moving images in the anthropology of technique, specifically, the ethnographic recording of the capture with harpoon of arapaima fish in the coastal lakes of Amapá, in the Brazilian Amazon. Inspired in Rouch’s notion of cine-trance, I ponder on the possibility of doing ethnography by intertwining the technical processes of capturing that fish and capturing images. I also describe the way in which I take the relationship between the movie camera and the harpoon – their rhythms and properties – as a helpful tool to describe the major features of the dialogical interaction between harpooner and fish, namely, the harpooner-harpoon link, the perception of signals emitted by the fish, and the meaning of the capturing gesture.Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília2017-11-05T14:36:48Z2017-11-05T14:36:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188Série Antropologia é editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, desde 1972. Visa à divulgação de textos de trabalho, artigos, ensaios e notas de pesquisas no campo da Antropologia Social. Divulgados na qualidade de textos de trabalho, a série incentiva e autoriza a sua republicação. Fonte: http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf. Acesso em: 20 out. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSautchuk, Carlos Emanuelporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:55:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/25188Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:55:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
Cine-weapon : the poiesis of filming and fishing
title Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
spellingShingle Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
Sautchuk, Carlos Emanuel
Pesca
Caça
Amazônia
Imagem
Antropologia
title_short Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
title_full Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
title_fullStr Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
title_full_unstemmed Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
title_sort Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
author Sautchuk, Carlos Emanuel
author_facet Sautchuk, Carlos Emanuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sautchuk, Carlos Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Pesca
Caça
Amazônia
Imagem
Antropologia
topic Pesca
Caça
Amazônia
Imagem
Antropologia
description O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-11-05T14:36:48Z
2017-11-05T14:36:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188
identifier_str_mv SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508197290967040