Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188 |
Resumo: | O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura. |
id |
UNB_a2c872c1777cf21e5ccc744a31ad5b53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/25188 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescarCine-weapon : the poiesis of filming and fishingPescaCaçaAmazôniaImagemAntropologiaO presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura.This paper discusses the use of moving images in the anthropology of technique, specifically, the ethnographic recording of the capture with harpoon of arapaima fish in the coastal lakes of Amapá, in the Brazilian Amazon. Inspired in Rouch’s notion of cine-trance, I ponder on the possibility of doing ethnography by intertwining the technical processes of capturing that fish and capturing images. I also describe the way in which I take the relationship between the movie camera and the harpoon – their rhythms and properties – as a helpful tool to describe the major features of the dialogical interaction between harpooner and fish, namely, the harpooner-harpoon link, the perception of signals emitted by the fish, and the meaning of the capturing gesture.Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília2017-11-05T14:36:48Z2017-11-05T14:36:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188Série Antropologia é editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, desde 1972. Visa à divulgação de textos de trabalho, artigos, ensaios e notas de pesquisas no campo da Antropologia Social. Divulgados na qualidade de textos de trabalho, a série incentiva e autoriza a sua republicação. Fonte: http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf. Acesso em: 20 out. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSautchuk, Carlos Emanuelporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:55:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/25188Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:55:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar Cine-weapon : the poiesis of filming and fishing |
title |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar |
spellingShingle |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar Sautchuk, Carlos Emanuel Pesca Caça Amazônia Imagem Antropologia |
title_short |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar |
title_full |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar |
title_fullStr |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar |
title_full_unstemmed |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar |
title_sort |
Cine-arma : a poiesis de filmar e pescar |
author |
Sautchuk, Carlos Emanuel |
author_facet |
Sautchuk, Carlos Emanuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sautchuk, Carlos Emanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesca Caça Amazônia Imagem Antropologia |
topic |
Pesca Caça Amazônia Imagem Antropologia |
description |
O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica. Mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão – entre seus ritmos e propriedades – como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado fundamental do gesto de captura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-11-05T14:36:48Z 2017-11-05T14:36:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188 |
identifier_str_mv |
SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Cine-arma: a poiesis de filmar e pescar. Série Antropologia, Brasília, v. 440, p. 1-32, 2013. Disponível em: <http://dan.tempsite.ws/images/doc/Serie_440.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508197290967040 |