Variáveis espaço-temporais da marcha de crianças com paralisia cerebral submetidas a eletroestimulação no músculo tibial anterior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6440 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000400004 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo teve como objetivo descrever variáveis espaço-temporais da marcha de crianças de 4 a 5 anos de idade com paralisia cerebral (PC) do tipo hemiplegia espástica, antes e após sessões de eletroestimulação do músculo tibial anterior do dimídio plégico. Metodologia: Cinco crianças foram submetidas à eletroestimulação durante 12 sessões (três vezes na semana). Para a coleta dos dados biomecânicos, foi realizada análise da marcha através do sistema Peak Motus versão 7.0 com duas câmeras de vídeo SVHS com taxa de aquisição de 60 Hz. Para reconstrução tridimensional dos movimentos, foi utilizado o método Direct Linear Trasformation (DLT). Resultados: Após a intervenção, todas as crianças apresentaram diferenças menores entre o comprimento dos passos do dimídio plégico e não-plégico (p= 0,009). Observou-se o aumento no comprimento do ciclo em quatro crianças. Duas crianças tiveram aumento da cadência, velocidade e tempo de apoio simples do dimídio plégico. Conclusões: Foi verificada a melhoria da simetria da marcha relacionada ao comprimento do passo antes e após a intervenção, embora o aumento nas variáveis espaço-temporais não tenha ocorrido da mesma maneira para todas as crianças. Apesar das dificuldades em se obterem amostras maiores e mais homogêneas em estudos desse tipo, os dados sugerem a necessidade de identificação e maior controle das variáveis intervenientes no tratamento e na marcha de crianças portadoras de paralisia cerebral. |
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Variáveis espaço-temporais da marcha de crianças com paralisia cerebral submetidas a eletroestimulação no músculo tibial anteriorSpatiotemporal gait variables of children with cerebral palsy undergoing electrostimulation in the anterior tibial muscleEletroestimulaçãoParalisia cerebralHemiplegiaCriançasMarcha humanaObjetivo: Este estudo teve como objetivo descrever variáveis espaço-temporais da marcha de crianças de 4 a 5 anos de idade com paralisia cerebral (PC) do tipo hemiplegia espástica, antes e após sessões de eletroestimulação do músculo tibial anterior do dimídio plégico. Metodologia: Cinco crianças foram submetidas à eletroestimulação durante 12 sessões (três vezes na semana). Para a coleta dos dados biomecânicos, foi realizada análise da marcha através do sistema Peak Motus versão 7.0 com duas câmeras de vídeo SVHS com taxa de aquisição de 60 Hz. Para reconstrução tridimensional dos movimentos, foi utilizado o método Direct Linear Trasformation (DLT). Resultados: Após a intervenção, todas as crianças apresentaram diferenças menores entre o comprimento dos passos do dimídio plégico e não-plégico (p= 0,009). Observou-se o aumento no comprimento do ciclo em quatro crianças. Duas crianças tiveram aumento da cadência, velocidade e tempo de apoio simples do dimídio plégico. Conclusões: Foi verificada a melhoria da simetria da marcha relacionada ao comprimento do passo antes e após a intervenção, embora o aumento nas variáveis espaço-temporais não tenha ocorrido da mesma maneira para todas as crianças. Apesar das dificuldades em se obterem amostras maiores e mais homogêneas em estudos desse tipo, os dados sugerem a necessidade de identificação e maior controle das variáveis intervenientes no tratamento e na marcha de crianças portadoras de paralisia cerebral.Objective: This study had the objective of describing spatiotemporal gait variables of four to five-year-old children with spastic hemiplegic cerebral palsy, before and after sessions of electrostimulation of the anterior tibial muscle on the paralyzed side. Method: Five children underwent 12 sessions of electrostimulation (three times a week). To collect biomechanical data, the gait was analyzed using the Peak Motus system, version 7.0, with two S-VHS video cameras with an acquisition rate of 60 Hz. Threedimensional reconstruction of the movements was performed using the direct linear transformation (DLT) method. Results: Following the intervention, all the children presented smaller differences in step length between the paralyzed and non-paralyzed sides (p= 0.009). Four children presented increased cycle amplitude. Two children presented increased cadence, speed and single support time on the paralyzed side. Thus, it was found that there was an improvement in gait symmetry in relation to the step lengths seen before and after the intervention, although the increase in the spatiotemporal variables did not occur in the same way for all the children. Conclusion: Despite the difficulties in defining larger and more homogeneous samples for studies of this type, the present data suggest the need for identification of and greater control over the variables that affect gait and its treatment among children with cerebral palsy.Faculdade de Educação Física (FEF)2011-01-13T02:44:07Z2011-01-13T02:44:07Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJERONIMO, B. P. et al. Variáveis espaço-temporais da marcha de crianças com paralisia cerebral submetidas a eletroestimulação no músculo tibial anterior. Revista brasileira de fisioterapia., São Carlos, v.11, n.4, p.261-266, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n4/a04v11n4.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2011. doi: 10.1590/S1413-35552007000400004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6440https://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000400004Jerônimo, B. P.Silveira, J. A.Borges, Maria Beatriz Silva eDini, Patrícia de DeusDavid, Ana Cristina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:07:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/6440Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:07:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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