Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dayane Belém Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46873
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
id UNB_a34acb01c6402628fcfd8c6b83b30dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46873
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discursoEducação de jovens e adultosCovid-19 - BrasilEvasão escolarDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.Este estudo aborda o preocupante fenômeno do abandono escolar durante o período da pandemia da Covid-19, tendo como objetivo principal analisar, por meio de discursos, como a pandemia da Covid-19 contribuiu para explicar os índices de abandono escolar e o que esse fato pode influenciar nos modos de representação acional e identitária dos estudantes e dos professores. Situada na área da Linguística, esta pesquisa adota como base teórica a Análise de Discurso Crítica (ADC), tendo como referência as contribuições de autores como Fairclough (2001, 2003), Chouliaraki e Fairclough (1999), Teun van Dijk (2011), Wodak (2003, 2004), Resende e Ramalho (2004, 2011), Resende (2006, 2009, 2018), Magalhães, Martins e Resende (2017), bem como os estudos de Thompson (2011) sobre ideologia. A abordagem também se apoia nas vozes da Pedagogia Crítica, incluindo nomes como Freire (1997, 2021), Arroyo (2017) e Giroux (1997), e da Pedagogia Decolonial, com contribuições de autores como Walsh (2005, 2017), Mignolo (2003) e Quijano (2007), entre outros que enriquecem e sustentam essa pesquisa. Empregando uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, o estudo abarca anotações de campo, entrevistas semiestruturadas e a análise de documentos orientadores do ensino remoto. Adicionalmente, reportagens sobre o panorama educacional durante o período da pandemia são utilizadas como fontes de dados. Essas diversas ferramentas de coleta e geração de dados se mostram essenciais para a formação de um panorama completo. Os resultados obtidos revelam que o abandono escolar durante esse período desafiador se deve a fatores como a falta de habilidade no uso das ferramentas tecnológicas, as dificuldades de aprendizado sem a presença física dos professores e a sobrecarga de tarefas, notadamente para as mulheres que se encontram na posição de conciliar a assistência aos filhos e o próprio trabalho. As contribuições significativas dessa pesquisa transcendem a esfera acadêmica e delineiam um caminho para reformular a educação como um agente efetivo de mudança social. Além disso, destacam a necessidade urgente de adotar uma abordagem mais compassiva e empática em relação às trajetórias educacionais, especialmente nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de concretizar uma visão autenticamente emancipadora, conforme defendida pelo presente estudo.This study addresses the worrying phenomenon of school dropout during the Covid-19 pandemic period, with the main objective of analyzing, through discourses, how the Covid-19 pandemic contributed to explain the dropout rates and what this fact can influence in the modes of action and identity representation of students and teachers. Situated in the area of Linguistics, this research adopts Critical Discourse Analysis (CDA) as its theoretical basis, with reference to the contributions of authors such as Fairclough (2001, 2003), Chouliaraki and Fairclough (1999), Teun van Dijk (2011), Wodak (2003, 2004), Resende and Ramalho (2004, 2011), Resende (2006, 2009, 2018), Magalhães, Martins and Resende (2017), as well as Thompson's (2011) studies on ideology. The approach is also supported by the voices of Critical Pedagogy, including names such as Freire (1997, 2021), Arroyo (2017) and Giroux (1997), and Decolonial Pedagogy, with contributions from authors such as Walsh (2005, 2017), Mignolo (2003) and Quijano (2007), among others who enrich and support this research. Employing a qualitative ethnographic approach, the study includes field notes, semi-structured interviews and the analysis of guiding documents for remote education. In addition, reports on the educational landscape during the pandemic period are used as data sources. These various data collection and generation tools prove essential for the formation of a complete picture. The results obtained reveal that school dropout during this challenging period is due to factors such as the lack of skills in the use of technological tools, the difficulties of learning without the physical presence of teachers and the overload of tasks, notably for women who find themselves in the position of reconciling childcare and their own work. The significant contributions of this research transcend the academic sphere and outline a path to reformulate education as an effective agent of social change. In addition, they highlight the urgent need to adopt a more compassionate and empathetic approach to educational trajectories, especially in Youth and Adult Education (EJA) modalities, in order to realize an authentically emancipatory vision, as advocated by this study.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaCoroa, Maria Luiza Monteiro SalesFerreira, Dayane Belém Costa2023-11-20T16:34:02Z2023-11-20T16:34:02Z2023-11-202023-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Dayane Belém Costa. Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19: uma análise crítica do discurso. 2023. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-19T15:02:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/46873Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-19T15:02:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
title Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
spellingShingle Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
Ferreira, Dayane Belém Costa
Educação de jovens e adultos
Covid-19 - Brasil
Evasão escolar
title_short Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
title_full Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
title_fullStr Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
title_full_unstemmed Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
title_sort Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19 : uma análise crítica do discurso
author Ferreira, Dayane Belém Costa
author_facet Ferreira, Dayane Belém Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dayane Belém Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Covid-19 - Brasil
Evasão escolar
topic Educação de jovens e adultos
Covid-19 - Brasil
Evasão escolar
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T16:34:02Z
2023-11-20T16:34:02Z
2023-11-20
2023-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Dayane Belém Costa. Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19: uma análise crítica do discurso. 2023. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46873
identifier_str_mv FERREIRA, Dayane Belém Costa. Abandono escolar na EJA durante a pandemia da Covid-19: uma análise crítica do discurso. 2023. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259801825280