Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical em crianças de 3ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Leticia Leuze, Janczura, Gerson Américo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28058
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300021
Resumo: No paradigma de priming semântico, mede-se a acurácia e velocidade de resposta ao estímulo-alvo, precedido por palavra semanticamente relacionada ou não relacionada (primes). Este trabalho apresenta um estudo pré-experimental de normas de associação semântica de palavras em 156 crianças e um estudo experimental, que avalia o efeito de priming semântico em 24 crianças em uma tarefa de decisão lexical. O experimento mostrou que as decisões lexicais para alvos reais foram significativamente mais lentas e menos precisas na condição prime não relacionado comparado à condição prime relacionado. Conclui-se que houve efeitos de priming semântico no reconhecimento visual de palavras em crianças, ou seja, o contexto semântico pré-ativou a representação da palavra alvo, facilitando a decisão lexical na condição de relação semântica.
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