O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Supo, Julia Judith
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Suaiden, Emir José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32709
Resumo: Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.
id UNB_a4b6922a0bfa1afe90161f05050b4738
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32709
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenasThe impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous studentsEl impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenasAcesso à informaçãoBibliotecas digitaisBibliotecas universitáriasCompetência informacionalEstudo de usuáriosInternetNativosUniversidade de BrasíliaEsta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.This research analyzes the use of the Digital Libraries of the Biblioteca Central (BCE) by the indigenous students of the University of Brasília (UnB), precisely in the accomplishment of academic and research activities. The specific objectives of this study are: to identify the academic profiles of the indigenous students in the UnB; detect if these students are familiar with the BCE/UnB digital libraries and distinguish their informational skills in the use of these platforms; check how do they use them in their academic and research activities; and, finally, to identify possible difficulties of the indigenous students in the process. This study is theoretical, exploratory and descriptive. From the methodological point of view, it is a quali-quantitative, non-experimental and ethnographic approach. The sample included indigenous students enrolled in UnB. The results showed that these students access digital libraries, however, with minimal frequency. Regarding informational behavior, although the study shows that they are influenced by modernity, when they seek information to meet their information needs, BCE digital libraries are not a priority because they prefer to access the Google search engine.Esta investigación analiza el uso de las Bibliotecas Digitales de la Biblioteca Central (BCE) por los estudiantes indígenas de la Universidad de Brasília, en la realización de las actividades académicas y de investigación. El estudio tiene como objetivos específicos identificar los perfiles académicos de los estudiantes indígenas en la UnB; detectar si esos estudiantes conocen las bibliotecas digitales de la BCE/UnB y distinguir sus competencias informacionales en el uso de estas plataformas digitales; verificar como ellos las utilizan en sus actividades académicas y de investigación; y, por último, constatar posibles dificultades de los estudiantes indígenas en el uso de las bibliotecas digitales. El estudio es de naturaleza teórica, exploratoria y descriptiva. De punto de vista metodológico, se trata de una investigación cualicuantitativa, no experimental y de cuño etnográfico. La muestra abarca estudiantes indígenas matriculados en la UnB. Los resultados muestran que esos estudiantes acceden a las bibliotecas digitales, sin embargo, la frecuencia es mínima. En relación con el comportamiento informacional, en buena hora, el estudio muestra que ellos están influenciados por la modernidad, cuando buscan informaciones para satisfacer sus necesidades de información, las bibliotecas digitales de la BCE no son una prioridad, pues ellos prefieren acceder a Google.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)2018-09-27T12:46:48Z2018-09-27T12:46:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSUPO, Julia Judith; SUAIDEN, Emir José. O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 625-644, set./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402/9638>. Acesso em: 27 set. 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32709Revista Ibero-americana de Ciêencia da Informação (RICI) - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/. Acesso em; 27 set. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSupo, Julia JudithSuaiden, Emir Joséporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:30:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/32709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:30:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
The impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous students
El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas
title O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
spellingShingle O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
Supo, Julia Judith
Acesso à informação
Bibliotecas digitais
Bibliotecas universitárias
Competência informacional
Estudo de usuários
Internet
Nativos
Universidade de Brasília
title_short O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
title_full O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
title_fullStr O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
title_full_unstemmed O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
title_sort O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
author Supo, Julia Judith
author_facet Supo, Julia Judith
Suaiden, Emir José
author_role author
author2 Suaiden, Emir José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Supo, Julia Judith
Suaiden, Emir José
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à informação
Bibliotecas digitais
Bibliotecas universitárias
Competência informacional
Estudo de usuários
Internet
Nativos
Universidade de Brasília
topic Acesso à informação
Bibliotecas digitais
Bibliotecas universitárias
Competência informacional
Estudo de usuários
Internet
Nativos
Universidade de Brasília
description Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27T12:46:48Z
2018-09-27T12:46:48Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUPO, Julia Judith; SUAIDEN, Emir José. O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 625-644, set./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402/9638>. Acesso em: 27 set. 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32709
identifier_str_mv SUPO, Julia Judith; SUAIDEN, Emir José. O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 625-644, set./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402/9638>. Acesso em: 27 set. 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900976734568448