Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flud, Paula Barreto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5532
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
id UNB_a57d091841aca78a86871de15c1542a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5532
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MSSupermercadoEstudo de usuáriosInformação para negócioGestão da informaçãoVendaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.O objetivo deste estudo foi verificar as necessidades e o uso da informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista em Campo Grande/MS. Para tanto, foi necessário realizar uma revisão de literatura abordando temas pertinentes a área de ciência da informação, que proporcionaram a compreensão dos fenômenos analisados. Para a definição da população foi levantada junto à Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS) a relação das empresas filiadas, classificadas como: supermercado de pequeno porte, com até três checkouts, de médio porte, com 4 a 10 checkouts e de grande porte, acima de 10 checkouts. A população foi composta de 82 supermercados, sendo 8 de grande porte, 46 de médio porte e 28 de pequeno porte. A pesquisa foi realizada em duas fases, e utilizou-se o modelo proposto por Calva Gonzáles (2004) para definição das variáveis investigadas, sendo a primeira fase a coleta de dados qualitativos, realizada através de roteiro de entrevista, com a amostra selecionada através de sorteio aleatório, e composta por 3 supermercados de grande porte, 4 de médio porte e 3 de pequeno porte. A segunda fase de coleta de dados quantitativos utilizou o questionário semi estruturado como instrumento de coleta de dados, e foi realizado por meio de levantamento (survey) censitário que obteve resposta de 58,53% da população. A análise de dados utilizou os dados qualitativos e quantitativos de forma complementar, e foi estruturada para responder os objetivos específicos deste estudo que foram: identificar o perfil dos gestores e das empresas que atuam no setor supermercadista de Campo Grande/MS; descrever o uso de informações para negócios pelos gestores; identificar as necessidades de informação para negócios dos gestores que atuam no setor supermercadista de Campo Grande/MS. Concluiu-se que as empresas pesquisadas demonstraram diferentes necessidades e uso de informação para negócios, muito influenciadas pelo porte e pelo perfil dos seus gestores. Propõe-se uma classificação específica de informação para negócios nos supermercados, sugerindo algumas formas de melhoria no uso dessas informações com o objetivo de satisfazer as necessidades de informação detectadas. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this study was to verify the needs and the use of business information by supermarket managers in Campo Grande/MS. For in such a way, it was necessary to carry through a literature revision in the area of Information Science that helped to approach pertinent subjects, providing the understanding of the analyzed phenomena. To define the population for this study, AMAS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados) that is the local association of Supermarkets, provided the relation of the supermarket registered, classified as: small supermarket, with up to 3 checkouts, medium supermarket, with 4 to 10 checkouts and large supermarket, above to 10 checkouts. The total population was composed by 82 supermarkets: 8 large supermarkets, 46 medium supermarkets and 28 small supermarkets. The research was realized in two phases, and used the model considered by Calva Gonzáles (2004) to help in the definition of investigated variables. The first stage, qualitative data collection, used in-depth interview technique, with random sampling, composed by 3 large supermarkets, 4 medium supermarkets and 3 small supermarkets. The second phase, quantitative data collection, used the semi-structured questionnaire and had as sample 58.53% of the total population. The data analysis used the qualitative and quantitative data of complementary form, and was structuralized to answer the specific objectives of this study that are: to identify the profile of supermarket managers and the companies in sector at Campo Grande/MS; to describe the use of business information by the managers; to identify the needs for business information by the supermarket managers at Campo Grande/MS. The conclusion was that the researched supermarkets demonstrate different needs and use of business information, influenced by the dimension and the profile of the managers and this information was used to suggest a specific classification of business information for the supermarkets, also suggesting some ways to improve the use of these information to satisfy the information needs detected.Amaral, Sueli Angélica doFlud, Paula Barreto2010-09-30T11:58:06Z2010-09-30T11:58:06Z2010-09-302006-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFLUD, Paula Barreto. Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5532info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/5532Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
title Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
spellingShingle Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
Flud, Paula Barreto
Supermercado
Estudo de usuários
Informação para negócio
Gestão da informação
Venda
title_short Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
title_full Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
title_fullStr Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
title_full_unstemmed Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
title_sort Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS
author Flud, Paula Barreto
author_facet Flud, Paula Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sueli Angélica do
dc.contributor.author.fl_str_mv Flud, Paula Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Supermercado
Estudo de usuários
Informação para negócio
Gestão da informação
Venda
topic Supermercado
Estudo de usuários
Informação para negócio
Gestão da informação
Venda
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-23
2010-09-30T11:58:06Z
2010-09-30T11:58:06Z
2010-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLUD, Paula Barreto. Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5532
identifier_str_mv FLUD, Paula Barreto. Necessidade e uso de informação para negócios pelos gestores do setor supermercadista de Campo Grande/MS. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222283776000