Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Gustavo Vellozo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42363
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
id UNB_a5960b6291eb96fe5e2b1b718620ea18
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42363
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveisM-learningEducação a distânciaDispositivos móveisAprendizagem com mobilidadeUsabilidadeDesign instrucionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.O uso de dispositivos móveis como tablets e smartphones para fins de aprendizagem tem se destacado como uma forma prática e econômica de Educação a Distância. Essa modalidade de EaD conhecida como mobile learning, ou m-learning, tem se mostrado adequada para a criação de cursos a distância autoinstrucionais. No entanto, para se obter o melhor aproveitamento desses dispositivos para fins educacionais, é necessário conhecer não apenas suas qualidades, como também identificar suas limitações e desafios de forma a aprimorar uma linguagem própria que favoreça a aprendizagem. Nesse contexto, o papel do designer instrucional é o de desenvolver conteúdo adequado para esse meio, explorando suas potencialidades e limites. Esta pesquisa tem como objetivo a busca por abordagens, orientações e frameworks que auxiliem o trabalho do designer instrucional na construção de conteúdo para cursos autoinstrucionais mediados por dispositivos móveis (m-learning), contribuindo para a superação dos desafios identificados nessa modalidade de EaD. Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, foram elencados os desafios mais representativos da m-learning. Em seguida, foram realizadas buscas por propostas que permitissem a superação de cada problemática identificada, bem como o desenvolvimento de abordagens em sintonia com as potencialidades oferecidas por smartphones e tablets para EaD. Uma análise qualitativa desse conjunto de informações permitiu a divisão da pesquisa em três eixos específicos para cada desafio: usabilidade, cognição e engajamento, proporcionando uma forma de compreender e analisar os múltiplos fatores que influenciam a elaboração de ações de EaD autoinstrucional em dispositivos móveis pela ótica do design instrucional. Após a discussão acerca de cada eixo, foram elaboradas, como conclusão deste trabalho, três categorias de recomendações relativas a cada tema desenvolvido ao longo da pesquisa. Essas categorias foram subdivididas em temas específicos, proporcionando melhor focalização de cada aspecto abordado e também conferindo um caráter modular ao resultado final, viabilizando a inserção de novas recomendações que se mostrem pertinentes no futuro.The use of mobile devices such as tablets and smartphones for learning purposes has stood out as a practical and cost-effective form of distance education. The modality known as mobile learning, or m-learning, has been shown to be adequate for the creation of self-instructional distance courses. However, to obtain the best use of these devices for educational purposes, it is necessary to know not only their qualities, but also to identify their limitations and challenges in order to improve a specific language that favors learning. In this context, the role of the instructional designer is to develop content suitable for this medium, exploring its potential and limits. This research aims to search for approaches, guidelines and frameworks that help the instructional designer's work in the construction of content for self-instructional courses mediated by mobile devices (m-learning), contributing to overcoming the challenges identified in this distance learning modality. Based on a bibliographical and documentary research, the most representative challenges of m-learning were listed. Then, searches were carried out for proposals that would allow the overcoming of each identified problem, as well as the development of approaches in tune with the potential offered by smartphones and tablets for distance learning. A qualitative analysis of this set of information allowed the research to be divided into three specific axes for each challenge: usability, cognition and engagement, providing a way to understand and analyze the multiple factors that influence the development of self-instructional learning projects on mobile devices from the perspective of instructional design. After the discussion about each axis, three categories of recommendations were elaborated, as a conclusion of this work, related to each theme developed during the research. These categories were subdivided into specific themes, providing a better focus on each aspect addressed and also giving a modular feature to the final result, enabling the insertion of new recommendations that prove to be pertinent in the future.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignFragelli, Ricardo RamosBarreira, Gustavo Vellozo2021-11-17T06:40:06Z2021-11-17T06:40:06Z2021-11-172021-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARREIRA, Gustavo Vellozo. Desafios da M-learning: contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42363A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:24:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/42363Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:24:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
title Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
spellingShingle Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
Barreira, Gustavo Vellozo
M-learning
Educação a distância
Dispositivos móveis
Aprendizagem com mobilidade
Usabilidade
Design instrucional
title_short Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
title_full Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
title_fullStr Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
title_full_unstemmed Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
title_sort Desafios da M-learning : contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis
author Barreira, Gustavo Vellozo
author_facet Barreira, Gustavo Vellozo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fragelli, Ricardo Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, Gustavo Vellozo
dc.subject.por.fl_str_mv M-learning
Educação a distância
Dispositivos móveis
Aprendizagem com mobilidade
Usabilidade
Design instrucional
topic M-learning
Educação a distância
Dispositivos móveis
Aprendizagem com mobilidade
Usabilidade
Design instrucional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T06:40:06Z
2021-11-17T06:40:06Z
2021-11-17
2021-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARREIRA, Gustavo Vellozo. Desafios da M-learning: contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42363
identifier_str_mv BARREIRA, Gustavo Vellozo. Desafios da M-learning: contribuições do design na criação de conteúdo EaD autoinstrucional para dispositivos móveis. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508335339143168