Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Adriana Morbeck
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31087
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.
id UNB_a65af163c5b9af8fab20d00aa8e22d23
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31087
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito FederalSustentabilidade ambientalTecnologia socialEducação do campoPermaculturaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.Esta pesquisa tem o propósito de investigar, a partir do estudo de caso, os efeitos socioambientais de um projeto de Educação Ambiental baseado na Permacultura e desenvolvido em uma escola no campo situada no Distrito Federal. O projeto foi proposto por um agente externo à escola, e incluía a construção de cinco tecnologias sociais voltadas para o manejo sustentável da água. Foram descritas as diferentes percepções sobre o legado do projeto segundo os professores e alunos envolvidos, o gestor e a Organização Não Governamental. Pesquisou-se se o projeto contribuiu para a incorporação de práticas mais sustentáveis pelos sujeitos participantes e discutiu-se algumas contradições da cultura escolar, bem como os limites e os desafios para a inserção da Educação Ambiental em uma Escola do Campo. Para proceder o estudo de caso e a análise dos dados foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva. A pesquisa permitiu perceber que, dentre outras contribuições do Projeto Permacultura na Escola, as mais significativas foram a transformação da visão de mundo e os avanços cognitivos dos alunos que participaram do projeto, a necessidade de repensar a gestão democrática e a necessidade de desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a especificidade das escolas do campo.This research has the purpose of investigating, from the case study, the socio-environmental effects of an Environmental Education project based on Permaculture and developed in rural School located in the Federal District. The project was proposed by an agent outside the school, and included the construction of five social technologies aimed at the sustainable management of water. Different perceptions about the project's legacy were described according to the teachers and students involved, the manager and the Non-Governmental Organization. It was investigated whether the project contributed to the incorporation of more sustainable practices by the participants and discussed some contradictions of the school culture, as well as the limits and the challenges for the insertion of Environmental Education in a rural School. In order to carry out the case study and data analysis, the Discursive Textual Analysis methodology was used. The research showed that, among other contributions of the Permaculture Project at School, the most significant were the transformation of the world view and the cognitive advances of the students who participated in the project, the need to rethink democratic management and the need to develop a Pedagogical practice focused on the specificity of rural schools.Bizerril, Marcelo Ximenes AguiarEsteves, Adriana Morbeck2018-01-25T10:45:01Z2018-01-25T10:45:01Z2018-01-252017-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfESTEVES, Adriana Morbeck. Permacultura e educação ambiental: uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2017. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31087A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:35:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/31087Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:35:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
title Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
spellingShingle Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
Esteves, Adriana Morbeck
Sustentabilidade ambiental
Tecnologia social
Educação do campo
Permacultura
title_short Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
title_full Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
title_fullStr Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
title_full_unstemmed Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
title_sort Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal
author Esteves, Adriana Morbeck
author_facet Esteves, Adriana Morbeck
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Adriana Morbeck
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental
Tecnologia social
Educação do campo
Permacultura
topic Sustentabilidade ambiental
Tecnologia social
Educação do campo
Permacultura
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
2018-01-25T10:45:01Z
2018-01-25T10:45:01Z
2018-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESTEVES, Adriana Morbeck. Permacultura e educação ambiental: uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2017. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31087
identifier_str_mv ESTEVES, Adriana Morbeck. Permacultura e educação ambiental: uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2017. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508403992559616