Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picchi, Thaís da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7303
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2010.
id UNB_a6d92993c1800c4c360446b7e40dae53
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7303
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacionalCosporate Education : fit between other HRM subsystems and results at individuals and Organization levelsAdministração de pessoalPsicologia industrialEducação corporativaAvaliação de treinamentoMudanças organizacionaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2010.As organizações buscam se transformar para se ajustar às mudanças cada vez mais constantes no contexto em que se inserem. A Educação Corporativa tem o papel de suprir as competências no nível individual para dar base às mudanças necessárias no nível organizacional, mas precisa estar integrada com outros aspectos da dinâmica organizacional, especialmente outros sistemas de Gestão de Pessoas. O estudo dos resultados de treinamento no nível da organização é uma área em desenvolvimento. Também são pouco investigadas as variáveis do contexto macro, embora o valor preditivo de variáveis do contexto proximal sobre impacto de treinamento no nível individual seja reforçado por diversas pesquisas. O presente trabalho tem como objetivo investigar como a integração de TD&E com outros subsistemas de gestão de pessoas interfere nos resultados das ações educacionais nos níveis individual (Impacto de Treinamento no Trabalho) e da organização (Percepção de Mudança Organizacional atribuída à Ação Educacional). As novas medidas criadas para este estudo passaram pelas etapas de validação por juízes, semântica e estatística. A coleta de dados ocorreu em uma empresa do setor elétrico, com amostra de 321 treinandos, seis meses após participarem de uma ação educacional. O instrumento de Percepção de Mudança Atribuída à Ação Educacional apresentou dois fatores (Mudança Incremental, α = 0,87 e Mudança Radical, α = 0,96), explicando 57% da variância. A adaptação da medida Percepção de Mudança Organizacional, utilizada para caracterizar o contexto de mudanças da organização, também encontrou dois fatores (Mudança Incremental, α = 0,88, e Mudança Radical, α = 0,96), com 56% de variância explicada. A medida de Ajuste entre Educação Corporativa e outros Subsistemas de Gestão de Pessoas – Ajuste EC – GP obteve uma estrutura bifatorial (Seleção e Movimentação Interna e Remuneração, α = 0,96, e Sistema de Carreira, Comunicação Interna e Avaliação de Desempenho, α = 0,95), ambos explicando 67% da variância. Quanto à relação entre resultados de treinamento, encontrou-se que Ajuste EC – GP contribui para Impacto do Treinamento no Trabalho (R² = 0,14) e Percepção de Mudança Incremental (R² = 0,17) e Radical (R² = 0,26) atribuída à Ação Educacional. A contribuição do Ajuste entre Educação Corporativa e Sistema de Carreira, Comunicação Interna e Avaliação de Desempenho para os resultados em termos de Mudança Organizacional é mediada pelo Impacto do Treinamento no Trabalho. As limitações do trabalho são discutidas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTCorporations seek their own transformation over time in order to adjust to the changes occurred currently in their context and surroundings. Corporative Education, in this issue, has the role of developing individual competences aiming to resolve needed organizational changes, though it should be integrated with other organizational aspects, specially other human resources management subsystems. Studies about the competences building and the training effects at the organizational level are a developing field of research in which not much data is available. In addition, there are only a few studies on macro environmental variables. Besides these scarcity of data, the predictive values of micro context variables are found to impact individual performance in many researches. The main objective of this research is to analyze how the interaction between Corporate Education and other HRM subsystems affects training results at individual (Impact of training on the work) and Organizational (Perception of Organizational Change due to an educational event) level. The new instruments developed for this study were submitted to experts, semantic and statistic validations. The data was collected in an enterprise from the electricity generation sector in Brazil with 321 participants and took place about six months after the training occurred. The instrument of Perception of Organizational Change due to an Educational Event presented two factors (Incremental Change, α = 0,87, and Radical Change, α = 0,96) accounting 57% of the variance. The adapted measure of Perceptions of Organizational Change was used to describe the environmental context and also presented two factors (Incremental Change, α = 0,88 and Radical Change, α = 0,96), with 56% of explained variance. The Fit values between Corporate Education and other HRM subsystems were found to have a bi-factorial structure (Internal Selection and Allocation and Compensation, α = 0,96, and Career System, Internal Communication and Performance Evaluation, α = 0,95), both accounting for 67% of the variance. About the training effects, the Fit found between Corporate Education and others HRM subsystems contributes to the Impact of training on the work (R²=0,14) and to the Perception of Incremental Change (R²=0,17) and Radical Change (R²=0,26) due to an educational event. The contribution of the Fit between Corporate Education and Career Systems, Internal Communication and Performance Evaluation when evaluating the training effects over the Organizational Changes are mediated by the Impact of training on the work. This research´s limitations are discussed.Neiva, Elaine RabeloPicchi, Thaís da Costa2011-04-05T20:14:11Z2011-04-05T20:14:11Z2011-04-052010-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPICCHI, Thaís da Costa. Educação corporativa: ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7303info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/7303Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
Cosporate Education : fit between other HRM subsystems and results at individuals and Organization levels
title Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
spellingShingle Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
Picchi, Thaís da Costa
Administração de pessoal
Psicologia industrial
Educação corporativa
Avaliação de treinamento
Mudanças organizacionais
title_short Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
title_full Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
title_fullStr Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
title_full_unstemmed Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
title_sort Educação corporativa : ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional
author Picchi, Thaís da Costa
author_facet Picchi, Thaís da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neiva, Elaine Rabelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Picchi, Thaís da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de pessoal
Psicologia industrial
Educação corporativa
Avaliação de treinamento
Mudanças organizacionais
topic Administração de pessoal
Psicologia industrial
Educação corporativa
Avaliação de treinamento
Mudanças organizacionais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-14
2011-04-05T20:14:11Z
2011-04-05T20:14:11Z
2011-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PICCHI, Thaís da Costa. Educação corporativa: ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7303
identifier_str_mv PICCHI, Thaís da Costa. Educação corporativa: ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580923742158848