Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Alves Lopes dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255
http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
id UNB_a741a1f91dd43b924bb8ead3ff5b7327
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25255
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internaçãoCinemaMedida socioeducativaEnsino de ciênciasUnidade de internaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma Unidade de Internação do Distrito Federal, intitulada na pesquisa como Unidade Girassol, com uma turma de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental 2. O estudo visou possibilitar um ensino que construísse uma visão reflexiva e crítica de educandos, adolescentes, restritos de liberdade. A mediação foi feita por meio da linguagem cinematográfica. Utilizou-se os filmes para abordar temas relacionados ao Ensino de Ciências como o funcionamento do encéfalo humano, os sentidos, os hormônios e também temas relacionados à moralidade e as dificuldades da adolescência que estavam vinculados a vida destes adolescentes. Os temas abordados foram elencados pelos educandos como de interesse de estudo. A pesquisa foi de cunho qualitativo, pois o intuito foi analisar a percepção dos educandos em relação aos filmes e aos temas abordados por meio deles nas intervenções. A investigação foi feita utilizando os filmes, diálogos e problematizações de acordo com a proposta de Paulo Freire e desenhos feitos pelos educandos, a fim de viabilizar o protagonismo destes. As informações obtidas a partir da investigação foram submetidas a análise de conteúdo e a análise semiótica de imagem parada. A pesquisa revelou que os educandos ampliaram suas leituras de mundo e refletiram sobre suas posturas, assim como, deram indícios do desejo de mudar suas realidades.The research was developed in the scope of an Internment Unity of Federal District, named, in the reseach, as Girassol Unit, with 6th and 7th class of elementary school 2. The study aimed to enable an education that builds a reflexive and critic of students, teenagers, restricted from freedom. The mediation was made through cinematographic language. Movies were used to address related topics to science teaching, like the functions of the human enchephalon, the senses, hormones and other themes like morality and the dificulties of teenage life that was attached to their lifes. The topics covered were listed by the students as a study of interest. The research was qualitative, because the objective was analise the perception of the student in relation to the movies and the themes adressed in and through it in the interventions. The investigation was done because the objetctive is to stimulate the reaction of the movies, the themes raised by it. The research was done using the films, dialogues and problematizations according to the proposal of Paulo Freire and drawings made by the students. The information obtained from the research was submitted to content analysis and semiotic analysis of still image. The research revealed that the learners broadened their world readings and reflected on their positions, as well as, they gave indications of the desire to change their realities.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGastal, Maria Luiza de AraújoBizerril, Marcelo Ximenes AguiarSantos, Bruna Alves Lopes dos2017-11-23T16:45:29Z2017-11-23T16:45:29Z2017-11-232017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-26T20:46:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/25255Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-26T20:46:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
title Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
spellingShingle Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
Santos, Bruna Alves Lopes dos
Cinema
Medida socioeducativa
Ensino de ciências
Unidade de internação
title_short Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
title_full Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
title_fullStr Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
title_full_unstemmed Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
title_sort Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
author Santos, Bruna Alves Lopes dos
author_facet Santos, Bruna Alves Lopes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gastal, Maria Luiza de Araújo
Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruna Alves Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Medida socioeducativa
Ensino de ciências
Unidade de internação
topic Cinema
Medida socioeducativa
Ensino de ciências
Unidade de internação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T16:45:29Z
2017-11-23T16:45:29Z
2017-11-23
2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255
http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255
identifier_str_mv SANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255
http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508202130145280