Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017. |
id |
UNB_a741a1f91dd43b924bb8ead3ff5b7327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/25255 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internaçãoCinemaMedida socioeducativaEnsino de ciênciasUnidade de internaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma Unidade de Internação do Distrito Federal, intitulada na pesquisa como Unidade Girassol, com uma turma de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental 2. O estudo visou possibilitar um ensino que construísse uma visão reflexiva e crítica de educandos, adolescentes, restritos de liberdade. A mediação foi feita por meio da linguagem cinematográfica. Utilizou-se os filmes para abordar temas relacionados ao Ensino de Ciências como o funcionamento do encéfalo humano, os sentidos, os hormônios e também temas relacionados à moralidade e as dificuldades da adolescência que estavam vinculados a vida destes adolescentes. Os temas abordados foram elencados pelos educandos como de interesse de estudo. A pesquisa foi de cunho qualitativo, pois o intuito foi analisar a percepção dos educandos em relação aos filmes e aos temas abordados por meio deles nas intervenções. A investigação foi feita utilizando os filmes, diálogos e problematizações de acordo com a proposta de Paulo Freire e desenhos feitos pelos educandos, a fim de viabilizar o protagonismo destes. As informações obtidas a partir da investigação foram submetidas a análise de conteúdo e a análise semiótica de imagem parada. A pesquisa revelou que os educandos ampliaram suas leituras de mundo e refletiram sobre suas posturas, assim como, deram indícios do desejo de mudar suas realidades.The research was developed in the scope of an Internment Unity of Federal District, named, in the reseach, as Girassol Unit, with 6th and 7th class of elementary school 2. The study aimed to enable an education that builds a reflexive and critic of students, teenagers, restricted from freedom. The mediation was made through cinematographic language. Movies were used to address related topics to science teaching, like the functions of the human enchephalon, the senses, hormones and other themes like morality and the dificulties of teenage life that was attached to their lifes. The topics covered were listed by the students as a study of interest. The research was qualitative, because the objective was analise the perception of the student in relation to the movies and the themes adressed in and through it in the interventions. The investigation was done because the objetctive is to stimulate the reaction of the movies, the themes raised by it. The research was done using the films, dialogues and problematizations according to the proposal of Paulo Freire and drawings made by the students. The information obtained from the research was submitted to content analysis and semiotic analysis of still image. The research revealed that the learners broadened their world readings and reflected on their positions, as well as, they gave indications of the desire to change their realities.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGastal, Maria Luiza de AraújoBizerril, Marcelo Ximenes AguiarSantos, Bruna Alves Lopes dos2017-11-23T16:45:29Z2017-11-23T16:45:29Z2017-11-232017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-26T20:46:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/25255Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-26T20:46:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
title |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
spellingShingle |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação Santos, Bruna Alves Lopes dos Cinema Medida socioeducativa Ensino de ciências Unidade de internação |
title_short |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
title_full |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
title_fullStr |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
title_full_unstemmed |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
title_sort |
Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação |
author |
Santos, Bruna Alves Lopes dos |
author_facet |
Santos, Bruna Alves Lopes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gastal, Maria Luiza de Araújo Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruna Alves Lopes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Medida socioeducativa Ensino de ciências Unidade de internação |
topic |
Cinema Medida socioeducativa Ensino de ciências Unidade de internação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23T16:45:29Z 2017-11-23T16:45:29Z 2017-11-23 2017-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25255 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508202130145280 |