Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Vera Marisa Pugliese de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15066
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
id UNB_a75d62603c992b5f15d01bbc18de67ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15066
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arteFonteles, Bené, 1953-Warburg, Aby, 1866-1929Didi-Huberman, GeorgesNewman, Barnett, 1905-1970Matisse, Henri, 1869-1954Historiografia - arteTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.A presente investigação se debruça sobre a associação entre os Sudários de Bené Fonteles, que formam a série Sudários / Auto-Retratos, o painel cerâmico Le Chemin de la Croix, de Henri Matisse e a exposição The Stations of the Cross. Lema Sabachtani, realizada em 1966, por Barnett Newman, assim como sobre a natureza desta associação e como ela pode ser abordada pela História da Arte, teórica e metodologicamente. Esta pesquisa trata, portanto, da espessura do olhar entre aquele que vê a obra de arte e a própria obra porque trata dos espaço-tempi em que sua percepção se abre a uma rede de relações. Diante de uma obra nos desfiguramos e reconfiguramos enquanto sua imagem se modifica. Mas quando a obra concerne a uma transformação exemplar, esses conteúdos de desdobram e se redobram em inúmeras questões, como é o caso do tema da transformação mais recorrente em nossa cultura cristã e ocidental, no grande drama expresso pela Paixão. O interesse por essas obras, portanto, foi imposta pela expressa categoria de identificação autoimpingida do artista com o tema, com o pathos do processo de criação e com a temporalidade complexa que a constelação dessas obras acaba por sedimentar. Assim, a investigação levou à reflexão sobre o impacto do jogo entre o pathos e o anacronismo sobre o discurso na História da Arte como montagem de tempos heterogêneos, baseada em pressupostos oferecidos por Aby Warburg, Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe subject of this PhD research project is the association of Henri Matisse's Chemin de la Croix, Barnett Newman's Stations of the Cross. Lema Sabachtani Exhibition and Bené Fonteles' Sudários, as well as what the order of this association and how it can be brought up by Art History, theoretically and methodologically. Therefore, this research is about of the thickness of the outlook between the one who sees the artwork and the artwork itself, because it talks about the space-times in that perception that opens itself into a web of relations. In front of an artwork we desfigure and reconfigure ourselves as the image modifies. But when the artwork approaches to a model transformation, these contents unfold and refold themselves in numerous questions. That is the case of the more recurrent transformations in our Western Christian culture, in the great drama expressed by the Passion. The interest by these artworks, therefore, was imposed by the artist’s self-inflicted identification category with the subject, with the pathos of the creation process and with the complexity of the temporality that the constellation of these works deposits. Thus, the inquiry induced to the speculation about the impact of the relation between the pathos and the anachronism about the discourse in the Art History as montage of heterogeneous times, based in presuppositions offered by Aby Warburg, Walter Benjamin and Georges Didi-Huberman.Freitas, Grace deCastro, Vera Marisa Pugliese de2014-01-31T13:18:35Z2014-01-31T13:18:35Z2014-01-312013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCASTRO, Vera Marisa Pugliese de. Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman: pathos e anacronismo na historiografia da arte. 2013. xxviii, 385 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15066A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/15066Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
title Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
spellingShingle Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
Castro, Vera Marisa Pugliese de
Fonteles, Bené, 1953-
Warburg, Aby, 1866-1929
Didi-Huberman, Georges
Newman, Barnett, 1905-1970
Matisse, Henri, 1869-1954
Historiografia - arte
title_short Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
title_full Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
title_fullStr Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
title_full_unstemmed Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
title_sort Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman : pathos e anacronismo na historiografia da arte
author Castro, Vera Marisa Pugliese de
author_facet Castro, Vera Marisa Pugliese de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Grace de
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Vera Marisa Pugliese de
dc.subject.por.fl_str_mv Fonteles, Bené, 1953-
Warburg, Aby, 1866-1929
Didi-Huberman, Georges
Newman, Barnett, 1905-1970
Matisse, Henri, 1869-1954
Historiografia - arte
topic Fonteles, Bené, 1953-
Warburg, Aby, 1866-1929
Didi-Huberman, Georges
Newman, Barnett, 1905-1970
Matisse, Henri, 1869-1954
Historiografia - arte
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-01-31T13:18:35Z
2014-01-31T13:18:35Z
2014-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Vera Marisa Pugliese de. Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman: pathos e anacronismo na historiografia da arte. 2013. xxviii, 385 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15066
identifier_str_mv CASTRO, Vera Marisa Pugliese de. Os Sudários de Bené Fonteles, o Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman: pathos e anacronismo na historiografia da arte. 2013. xxviii, 385 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580899548364800