Para além do supletivo e do emergencial, afinal, o que contam docentes licenciados/as no curso esquema 1 da Universidade de Brasília?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Ana Cristina Vieira Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46323
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
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spelling Para além do supletivo e do emergencial, afinal, o que contam docentes licenciados/as no curso esquema 1 da Universidade de Brasília?Professores - formaçãoProfessores bacharéisEnsino médioTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.Esta tese de Doutorado — inserida na linha de pesquisa “Profissão Docente, Currículo e Avaliação” (PDCA) e no eixo de interesse “Currículo e Formação de Profissionais da Educação” — tem como pressuposto a defesa da centralidade da formação pedagógica dos/as professores/as do Ensino Médio, já que desde a promulgação da Lei 13.415/17, o notório saber e a formação aligeirada vêm se firmando como base de uma nova política docente, trazendo de volta um problema aparentemente resolvido pelos programas de formação pedagógica para professores/as bacharéis. Tendo o problema central se baseado no significado e impacto da formação no Esquema 1 aos/às então docentes não licenciados/as da Secretaria de Educação/Fundação Educacional do Distrito Federal (FE/SEDF), atual Secretaria de Estado da Educação do DF (SEEDF), o objetivo geral se baseou em descobrir o significado e o impacto da formação pedagógica ofertada no Esquema 1 aos/às professores/as concluintes, que se diluiu nos objetivos específicos: investigar, segundo a legislação atinente à formação docente, sobre qual sujeito se intentava antes e intenta formar agora; compreender a proposta pedagógica e curricular do Esquema 1; e analisar as experiências de formação vivenciadas pelos/as docentes graduados/as no referido Curso. A metodologia, de abordagem qualitativa, ancorou-se em análise documental de fontes históricas, normativo-legislativas, e dados concernentes à formação docente por meio do método histórico; e em entrevistas narrativas das histórias de vida de professores/as graduados/as e formadores/as, cuja interpretação se embasou no método documentário (BOHNSACK, 2020); e nos eixos teóricos: Formação docente; Saberes dos/as professores/as bacharéis; Ensino Médio como campo de atuação profissional. A investigação concluiu que a intenção anteriormente buscava formar professores/as produtivos/as e técnicos/as, enquanto hoje, a Resolução CNE/CP n. 2/2019, que trata das DCN para a Formação Inicial dos Professores da Educação Básica, aparenta a intenção de formar docentes técnicos/as e práticos/as, já que, ao revogar a Resolução CNE/CP no. 2/2015, encolheu a parte da formação embasada na teoria, esvaziando a fundamentação teórica e retomando o neotecnicismo (FREITAS, 2011). Em relação à proposta pedagógica e curricular do Esquema 1, esta consubstanciava uma ampla e consistente formação pedagógica, embasada em 4 disciplinaschave e em estudos históricos, sócio-históricos, filosóficos, econômicos, antropológicos, numa visão integrada em fundamentos da Psicologia, Didática, entre outros, além das Práticas de Ensino por meio do Estágio Supervisionado. Respeitante às experiências de formação, sobressaíram dois grupos: compulsoriedade e transformação. O primeiro cristalizou uma disposição de resistência à mudança; na contramão, o grupo transformação posicionou-se em favor do máximo aproveitamento da formação didático-pedagógica do Esquema 1. E diante da análise comparativa entre os dois grupos, as orientações emergentes no que se relaciona às visões de formação no Esquema 1 condensaram os dados em dois diferentes conceitos: tipos técnico-liberais, que analisaram a educação centrada na economia, entendendo-a como base à formação de estudantes para o mercado de trabalho; e tipos teórico-práticos, que se valeram dos conhecimentos e da formação teórica para efetivá-la em sua prática docente.This doctoral thesis inserted in the research line “Profissão Docente, Currículo e Avaliação” (PDCA), and in the axis of interest “Currículo e Formação dos Profissionais da Educação” based on the defense of the centrality of the pedagogical training of the high school teachers, since the promulgation of Law 13.415/2017, the notorious knowledge and lightened training have been established as the basis of a new teaching policy, bringing back a problem apparently solved by pedagogical training programs for bachelor teachers. Since the central problem is based on the meaning and impact of training in Esquema 1 to the then non-licensed teachers of the Secretariat of Education/Educational Foundation of the Federal District (SE/FEDF), current Secretariat of State for Education of the DF (SEEDF), the general objective was based on discovering the meaning and impact of the pedagogical training offered in Esquema 1 to the graduating teachers, which was diluted in the specific objectives: to investigate, according to the legislation related to teacher training, which subject was intended before and intends to form now; to understand Esquema 1's pedagogical and curricular proposal; and to analyze the training experiences experienced by graduated teachers in the referred Course. The methodology, of qualitative approach, was anchored in documentary analysis of historical sources, normativelegislative, and data concerning teacher training through the historical method; in narrative interviews of the life stories of teachers graduates and teacher trainers, whose interpretation was based on the documentary method (BOHNSACK, 2020); and in the theoretical axes: Teacher training; Knowledge of bachelor teachers; Secondary Education as a field of professional activity. The investigation concluded that the intention previously sought to form productive teachers and technicians, while today, Resolution CNE/CP no. 2/2019, which deals with the DCN for Initial Training of Basic Education Teachers, appears to intent to train technical and practical teachers, since, by revoking Resolution CNE/CP no. 2/2015, the part of training based on theory has shrunk, emptying the theoretical foundation and returning to neotechnicism (FREITAS, 2011). Regarding the Esquema 1’s pedagogical and curricular proposal, this embodied a broad and consistent pedagogical training, based on 4 key disciplines and on historical, socio-historical, philosophical, economic, anthropological studies, in an integrated view on the foundations of Psychology, Didactics, among others, in addition toTeaching Practices through the Supervised Internship. Regarding the training experiences, two groups stood out: compulsory and transformation. The first crystallized a disposition to resist change; on the other hand, the transformation group positioned itself in favor of making the most of the didactic-pedagogical training in Esquema 1. And in the face of the comparative analysis between the two groups, the emerging guidelines regarding the views of training in Esquema 1 condensed the data in two different concepts: technical-liberal types, which analyzed education centered on the economy, understanding it as the basis form training students for the labor market; and theoretical and practical types, which used knowledge and theoretical training to implement it in their teaching practice.Esta Tesis Doctoral - insertada en la línea de investigación “Profesión Docente, Currículo y Evaluación” (PDCA) y en el eje de interés “Currículo y Formación de Profesionales de la Educación”- presupone la defensa de la centralidad de la formación pedagógica de los profesores de enseñanza secundaria, ya que desde la promulgación de la Ley 13.415/17, el conocimiento notorio y la formación ligera se han establecido como base de una nueva política docente, trayendo de nuevo un problema aparentemente resuelto por los programas de formación pedagógica para profesores de grado. El problema central se basaba en el significado y el impacto de la formación ofrecida en el marco del Esquema 1 a los entonces maestros no licenciados de la Secretaría de Educación/Fundación Educativa del Distrito Federal (FE/SEDF), hoy Secretaría de Educación del DF (SEEDF), el objetivo general se basó en conocer el significado y el impacto de la formación pedagógica ofrecida en el marco del Esquema 1 a los profesores de último año, que se diluyó en objetivos específicos: Investigar, de acuerdo con la legislación relativa a la formación de profesores, sobre qué asignatura se pretendía antes y se pretende formar ahora; comprender la propuesta pedagógica y curricular del Esquema 1; y analizar las experiencias de formación vividas por los profesores graduados en el citado Curso. La metodología, de enfoque cualitativo, se ancló en el análisis documental de fuentes históricas, normativo-legislativas, y de datos relativos a la formación docente a través del método histórico; y en entrevistas narrativas de las historias de vida de docentes y formadores egresados, cuya interpretación se basó en el método documental (BOHNSACK, 2020); y en los ejes teóricos: Formación docente; Conocimiento de los docentes de pregrado; La escuela secundaria como campo de desempeño profesional. La investigación concluyó que la intención anteriormente buscaba formar profesores productivos y técnicos, mientras que hoy, la Resolución CNE/CP nº 2/2019, que trata del DCN para la Formación Inicial del Profesorado de Educación Básica, aparece la intención de formar profesores técnicos y prácticos, ya que, al revocar la Resolución CNE/CP nº 2/2015, redujo la parte de la formación basada en la teoría, sacando el fundamento teórico retomando el neotecnicismo (FREITAS, 2011). En cuanto a la propuesta pedagógica y curricular del Esquema 1, este plasmó una formación pedagógica amplia y consistente, basada en 4 disciplinas claves y en estudios históricos, sócio-históricos, económicos, antropológicos, en una visión integrada sobre los fundamentos de la Psicología, Didáctica, entre otros, además de las Prácticas Docentes a través de la Pasantía Supervisada. En cuanto a las experiencias de formación, destacan dos grupos: la obligatoria y la de transformación. El primero cristalizó una posición de resistencia al cambio; por el contrario, el grupo de transformación se posicionó a favor de aprovechar la formación didáctica y pedagógica del Esquema 1. Y ante el análisis comparativo entre los dos grupos, las orientaciones que surgieron respecto a las visiones de la formación en el Esquema 1 condensaron los datos em dos conceptos diferentes: los de tipo técnico-liberal, que analizaban la formación de los alumnos para el mercado laboral; y los de tipo teórico-práctico, que hacían uso del conocimiento y la formación teórica para efectuarla en su práctica docente.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaRomeiro, Ana Cristina Vieira Lopes2023-08-15T21:41:23Z2023-08-15T21:41:23Z2023-08-152022-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROMEIRO, Ana Cristina Vieira Lopes. Para além do supletivo e do emergencial, afinal, o que contam docentes licenciados/as no curso esquema 1 da Universidade de Brasília? 2022. 343 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46323porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:01:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/46323Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:01:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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