A atividade musical e a consciência da particularidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4430 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009. |
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A atividade musical e a consciência da particularidadeMúsica - instrução e estudoMúsica na educaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.Esta pesquisa buscou analisar a musicalidade em perspectiva histórico-cultural, o que significou compreender sua gênese, estrutura e função em momentos históricos diferenciados, a saber, na história natural, na história cultural, bem como em momentos de ruptura que implicam transformações nos modos de experienciar e vivenciar a musicalidade, seja em sua forma natural de expressão, seja na atividade musical propiciada pela música. O instrumento metodológico utilizado foi a análise genético-psicológica de Vigotski, que possui por base a filosofia de Spinoza e o materialismo dialético marxista. Procedendo dessa forma, foi possível compreender que a musicalidade, em sua base biológica, atrelada à fala, é um dom natural de caráter universal. Na cultura, distanciando-se da fala, ela se transforma, trilhando aí novos caminhos, uma nova síntese, assumindo novas dimensões psicológicas e novos significados perante a cultura. Em relação à obra de arte, na experiência musical, criam-se condições de possibilidade para o surgimento de um novo tipo de consciência na atividade psicológica do homem, a consciência da particularidade, que auxilia na organização e no controle das próprias emoções. No desenvolvimento histórico da atividade musical, inicia-se a institucionalização escolarizada da musicalidade, processo este ancorado em valores ideológicos e mercantilistas que limitam a expressão musical, domesticando e solapando as possibilidades musicais expressivas e criativas do homem. Crê-se que tais condições poderiam ser transformadas mediante a vivificação de condições ontológicas que também são emancipadoras, a igualdade, a liberdade, a vontade, a ética, a imaginação e a criação, experienciadas em meio a relações autênticas e convivenciais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe intent of this study was to analyze the musicality in a historical cultural perspective, which resulted in the understanding of its genesis, structure and function in different historical moments. Particularly, in the natural cultural history as well as in rupture moments that involved changes in the ways of experiencing the musicality, whether it be in its natural way of expression or in the musical activity provided by music. The methodology tool was the Vigostskis genetic psychological analyzes which is based on the Spinozas philosophy and the Marxist dialectic materialism. The obtained results revealed that the musicality in its biological basis linked to the speech is a natural universal gift. Culturally, aside from the speech, the musicality changes and starts following new pathways, a new synthesis assuming new psychological dimensions and new meanings in view of the culture. Regarding the art masterpiece in the musical experience there are conditions and possibilities for a new type of consciousness in mans psychological activity, the conscioussness of particularity, which helps with the organization and control of the emotions themselves. In the historical development of the musicality activity, the institutionalization of musicality at schools begins. This so-called process consists of ideological and mercantilistic values that restrict the musical expression confining and harming the musical and creative expressions of man. It is believed that such conditions could be changed through the vivification of anthological conditions that also emancipate the equality, liberty, will, ethics, imagination as well as creation experienced through authentic relations and sociability. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉOn a cherché à analyser la musicalité sous une perspective historique et culturelle, cela veut dire, comprendre sa genèse, son structure et sa fonction en des moments historiques différents, comme dans l’histoire naturelle, dans l’histoire culturelle, aussi bien que dans des moments de rupture qui entraînent des transformations aux manières de vivre la musicalité, soit à sa forme naturelle d’expression ou à l’activité sociale propiciée par la musique. L’analyse génétique psychologique de Vygotski a été employée comme l’outil métodologique, car elle a comme base la philosophie de Spinosa et le matérialisme dialectique de Marx. Les résultats de notre recherche montrent que la musicalité de base biologique, liée à la parole, est un don naturel et universel.. Dans la culture, en s'éloignant de la parole, elle se transforme à la poursuite de nouveaux chemins, d'une nouvelle synthèse, cela lui exige de nouvelles dimensions psychologiques et de nouveaux significats devant la culture. En ce qui concerne l'oeuvre d'art dans l'expérience musicale, on se fabrique des conditions de possibilité pour l'apparition d'un nouveau type de conscience dans l'activité psychologique de l'homme: la conscience de la particularité, ce qui aide dans l'organisation et contrôle des émotions chez l'homme. Dans le développement historique de l'activité musicale, on commence l'institutionnalisation scolarisée de la musicalité, ce processus est ancré à des valeurs idéologiques et mercantilistes qui bornent l'expression musicale, maîtrisant et écorchant les possibilités expressives et créatives de l'homme. On croit que telles conditions pourraient se transformer vis-à-vis à l'action de vivre des expériences de conditions ontologiques qui sont aussi émancipantes, comme l'égalite, la liberté, la vonlonté, l'éthique, l'imagination et la création, vécues au milieu de rapports authentiques et de convivialité.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTunes, ElizabethPederiva, Patrícia Lima Martins2010-05-03T22:00:20Z2010-05-03T22:00:20Z2009-032009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A atividade musical e a consciência da particularidade. 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4430info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/4430Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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