Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco, Pereira, Beatriz Prado, Vasters, Gabriela Pereira, Correia, Ricardo Lopes, Barreiro, Rafael Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39647
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110
http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
Resumo: A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.
id UNB_a91f006cf6cb890467e6a81288ec5581
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39647
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia“Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic timesTerapia ocupacionalTerapia ocupacional - estudo e ensinoPesquisaCovid-19A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.The Covid-19 pandemic has led to the adoption of measures that bring about changes in the routine and organization of work in universities. The virtual environments have been considered vectors for undergraduate courses during the pandemic, and it is necessary to reflect on this new context. The Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (National Network of Education and Research in Occupational Therapy), Brazil, attentive to the issues involved in the formation and production of knowledge in the field, has been searching with peers for ways to carry out a complex reading of reality and, from this, create and implement strategies to be able to deal with the demands imposed, respecting the regionalities and institutional nature in which the undergraduate courses are running on. Thus, based on a survey carried out with the coordinators of Occupational Therapy courses, which aimed to understand how the undergraduate courses have adhered or not to teaching through digital platforms, this paper reflects on decision making about pedagogical, ethical, and political dimensions in the scope of academic activities not only in the context of the pandemic, but also considering the projections of the new reality imposed by the pandemic.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional2020-11-23T10:01:48Z2020-11-23T10:01:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBORBA, Patrícia Leme de Oliveira et al. Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 28, n. 3, p. 1103-1115, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102020000301103&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2020. Epub 02-Out-2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39647https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110http://orcid.org/0000-0002-2286-2758http://orcid.org/0000-0002-6258-7180http://orcid.org/0000-0002-8624-7615http://orcid.org/0000-0003-2077-5834http://orcid.org/0000-0003-3108-2224http://orcid.org/0000-0002-6699-2386Inglêspor(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Patrícia Leme de OliveiraBassi, Bianca Gonçalves de CarrascoPereira, Beatriz PradoVasters, Gabriela PereiraCorreia, Ricardo LopesBarreiro, Rafael Garciareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-28T12:21:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/39647Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-28T12:21:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
“Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times
title Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
spellingShingle Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Terapia ocupacional
Terapia ocupacional - estudo e ensino
Pesquisa
Covid-19
title_short Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_full Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_fullStr Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_sort Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
author Borba, Patrícia Leme de Oliveira
author_facet Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
author_role author
author2 Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional
Terapia ocupacional - estudo e ensino
Pesquisa
Covid-19
topic Terapia ocupacional
Terapia ocupacional - estudo e ensino
Pesquisa
Covid-19
description A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T10:01:48Z
2020-11-23T10:01:48Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORBA, Patrícia Leme de Oliveira et al. Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 28, n. 3, p. 1103-1115, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102020000301103&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2020. Epub 02-Out-2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39647
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110
http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
identifier_str_mv BORBA, Patrícia Leme de Oliveira et al. Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 28, n. 3, p. 1103-1115, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102020000301103&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2020. Epub 02-Out-2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39647
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110
http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508165802229760